“Leopardo Negro, Lobo Vermelho”, o primeiro livro da “Trilogia da Estrela Negra”, de Marlon James está prestes a chegar a Portugal

Como já tínhamos noticiado no Sonhando Entre Linhas, a 15 de Fevereiro deste ano, a Relógio D’Água, uma editora liderada por Francisco Vale, declarou, na altura, que iria editar o primeiro livro da trilogia escrita pelo premiado autor jamaicano Marlon James, ainda este ano. Bem, para os leitores que leram e gostaram de “Breve História de Sete Assassinatos”, e que esperavam ansiosamente por uma nova narrativa, o período de espera terminou. Finalmente, a edição portuguesa do mais recente livro do autor, que conta com 648 páginas, vai chegar às livrarias nacionais já esta sexta-feira, dia 6 de Dezembro. 

“Um mergulho intenso num mundo demente, violento e corrupto, feito de forma sublime com recurso à voz de múltiplos narradores… o romance mais original que li em vários anos.” — Irvine Welsh

\"\"
Fonte: Relógio D\’Água Editores

A Relógio D’Água já tinha sido responsável pela publicação de “Breve História de Sete Assassinatos”, a obra inaugural da carreira de James e que, de forma inteiramente merecida, arrecadou o prestigiado troféu do Man Booker Prize. A edição portuguesa de um dos melhores romances dos últimos anos, segundo a crítica, chegou em Novembro de 2016. Esta magnífica narrativa reconstrói o mítico episódio da morte de Bob Marley, usando, de forma irrepreensível, o recurso de nos apresentar múltiplos narradores.

Voltando ao tema que me levou a escrever este post, neste primeiro livro da trilogia Dark Star, “Black Leopard, Red Wolf”, a narrativa começa quando um mercenário é contratado para encontrar uma misteriosa criança desaparecida há, pelo menos, dois anos. O seu nome é Tracker e este é conhecido pelo seu talento como caçador.

Curiosamente, ele que, até agora, tinha trabalhado, sempre, sozinho, acaba por romper essa sua regra e junta-se a um grupo de mercenários, com o intuito de a encontrar.

Maior do que o seu antecessor, “Black Leopard, Red Wolf” terá, aproximadamente, 720 páginas, na sua edição original.

Para a editora, esta nova narrativa de James é “uma saga sobre uma aventura empolgante que é também uma leitura ambiciosa e envolvente” e explora, ainda, “a verdade, os limites do poder e a nossa necessidade de perceber ambos”. 

Este primeiro volume da trilogia que o autor está a iniciar saiu, na sua versão em língua inglesa, no passado mês de fevereiro.

“Enquanto luta pela sobrevivência, Tracker começa a questionar-se: quem é realmente este rapaz? Porque é que está desaparecido há tanto tempo? Porque é que tantas pessoas querem impedir Tracker de o encontrar? E talvez a mais importante de todas as perguntas: quem é que está a dizer a verdade e quem é que está a mentir?” — Penguin Random House

Foto: Marlon James por Nate Ryan

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Kingston, na Jamaica, em 1970. Marlon James licenciou-se em Literatura na Universidade de West Indies. e, atualmente dá aulas de escrita criativa. Normalmente, os temas abordados nas suas obras vão desde a religião e o sobrenatural à sexualidade, violência e colonialismo.
A sua estreia aconteceu, em 2005, com “John Crow\’s Devil”, um romance onde a premissa nos leva para uma remota aldeia, na Jamaica, em 1957. Lá, dois homens lutam para ver quem se vai tornar o líder religioso da localidade. Diria mesmo que este confronto é visto, por muitos, como uma luta entre o Bem e o Mal. No entanto, com o surgimento de alguns milagres durante a narrativa, a obra pode ser inserida dentro do género do realismo mágico. Surpreendente, até esta obra ser publicada pela Akashic Books, na cidade de Nova Iorque, o seu manuscrito foi rejeitado 70 vezes, o que, na minha opinião, reforça a persistência extrema e a crença inabalável, por parte do autor, na qualidade do seu trabalho. Quatro depois, em 2009, surgiu “The Book of Night Women”, onde é narrada a história de Lilith, uma bonita jovem, nascida durante o século XVIII, numa plantação de açúcar jamaicana. Por ser órfã, desde que nasceu, acaba por aprender, rapidamente, que a vida, como escrava, pode ser brutal e indelicada. Adicionalmente, permitam-me acrescentar que no Brasil, os direitos de publicação da trilogia foram adquiridos pela Editora Intrínseca. Contudo, não há uma data definida para a chegada do primeiro livro desta trilogia de fantasia. Por fim, os direitos de adaptação a televisão também foram adquiridos pela companhia de produção de Michael B. Jordan, actor de filmes como \”Black Panther\” e \”Creed\”, que será o produtor executivo.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:

“Leopardo Negro, Lobo Vermelho”, de Marlon James (Relógio D’Água, Wook): 
https://www.wook.pt/livro/leopardo-negro-lobo-vermelho-marlon-james/23677978

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top