Até ao momento, Leonora Monnerat liderava o departamento financeiro da filial canarinha da Harper Collins, um dos cinco maiores grupos editoriais de língua inglesa do mundo, juntamente com a Hachette, a Macmillan, a Penguin Random House, e a Simon & Schuster. Com a saída de Patrícia Hespanha, a partir de agora, ela estará à frente de todas as operações da editora, depois de mais de 12 anos de experiência no mercado editorial.
O comunicado chegou no passado dia 21 de Fevereiro, emitido pela HarperCollins Brasil, revelando esta mudança. Monnerat é licenciada em Economia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e chegou à editora em 2016, assumindo, até agora, a direcção do departamento financeiro. Antes disso, trabalhou por dez anos na Ediouro, onde ocupou os cargos de gerente e diretora financeira, e fez parte da equipe responsável por trazer a Thomas Nelson para o Brasil em 2006, a Harlequin em 2015 e pela reestruturação da HarperCollins Brasil em 2016. Nessa altura, chegará ao fim a parceria com a Ediouro, o que fez com a Harper passasse a actuar no território brasileira, individualmente.
“Estou muito feliz pelo facto de Leonora Monnerat estar a liderar a HarperCollins Brasil. A experiência dela, quer no mundo editorial, quer no financeiro, será de grande valia para nós, uma vez que, hoje, é um mercado difícil, mas, igualmente, um mercado em que estamos fortemente comprometidos e, no qual, acreditamos a longo prazo.” — Chantal Restivo-Alessi, Vice-Presidente Executiva da HarperCollins International
No mesmo comunicado, Leonora realçou que a Harper Collins tem potencial para crescer mais no país, mesmo com as adversidades do mercado.
Em termos globais, a Harper Collins foi fundada em 1817. Actualmente, possui mais de 120 chancelas espalhadas pelo mundo e um catálogo que reúne mais de 200 mil títulos já publicados. Está presente em 18 países e edita cerca de 10 mil livros, por ano, em 17 idiomas.
No que diz respeito à lista gigante de autores que representa. destacamos nomes como Agatha Christie, a eterna rainha do crime, Mark Twain, Charles Dickens, Martin Luther King Jr., Emily Brontë, Agatha Christie ou C.S. Lewis, entre muitos outros. Além disso, vários dos seus autores já foram agraciados com prémios como o prêmios Nobel de Literatura, Pulitzer de Ficção, o National Book Award ou, ainda, o Man Booker Prize.
Por fim, no Brasil, A HarperCollins Brasil publica cerca de 350 títulos , divididos por vários géneros literários.
Foto: Leonora Monnerat/Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!