Leïla Slimani deslocar-se-á a Lisboa para apresentar “Vejam como dançamos” no dia 12 de outubro

O Palácio do Grilo em Lisboa vai receber a premiada autora Leïla Slimani, no próximo dia 12 de outubro, pelas 18h30, para a apresentação do muito aguardado segundo volume da saga familiar “O país dos outros“, que chegará às livrarias portuguesas 2 dias antes, sendo que a conversa será conduzida pela tradutora Tânia Ganho.

\"\"
\”Vejam como dançamos\”, de Leïla Slimani
(Trad. Tânia Ganho, ed. Alfaguara Portugal, 344 páginas)

O mundo deste romance – Marrocos depois da Segunda Guerra Mundial, e a luta pela libertação do colonialismo francês – está magistralmente criado. A vida pessoal, a vida social, a vida de todos os dias saltam da página, plenas de vivacidade, e sentimos as dores da família apanhada no meio do conflito da História. Um romance excecional e poderoso, de uma escritora justamente aclamada.
— Salman Rushdie

Sinopse:
Sobre o pano de fundo de uma sociedade em reconstrução profunda – Marrocos, recém-libertado do seu colono – continua a desenrolar-se a improvável e conturbada história de Mathilde e Amine.

Mathilde envelhecera […]. A pele do rosto, constantemente exposta ao sol e ao vento, parecia mais grossa. A testa e os cantos da boca estavam cobertos de rugas. Até o verde dos seus olhos perdera o brilho, como um vestido usado demasiadas vezes. Engordara. Para provocar o marido, num dia de calor abrasador, pegou na mangueira do jardim e, debaixo do nariz da criada e dos trabalhadores, regou-se da cabeça aos pés. As roupas colaram-se-lhe ao corpo, deixando ver os mamilos eretos e o velo púbico. Nesse dia, os trabalhadores rezaram ao Senhor, passando a língua entre os dentes enegrecidos, para que Amine não enlouquecesse.
— Leïla Slimani

1968, Marrocos: Mathilde, alsaciana, e Amine, oficial do Exército marroquino, são um casal com uma longa história atrás de si e um incerto futuro pela frente, à imagem do país onde vivem. Esta é a história de uma família hesitante entre a tradição e a modernidade, protagonizada por uma mulher enredada entre duas culturas, sufocada pelo conservadorismo do país onde escolheu viver e dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade. É também a história de um país que acabou de conquistar a independência e que procura o seu lugar, entre o espartilho religioso e o fascínio pelo Ocidente, entre a repressão e o hedonismo.

Leïla Slimani, uma das vozes mais importantes da literatura francesa, regressa à história da própria família para construir um romance cheio de personagens inesquecíveis e imagens fortes. Retratando um tempo e um lugar em que ressoam os ecos do Maio de 68 e as mulheres encetam o pedregoso caminho da emancipação, a escritora reafirma a sua impressionante destreza narrativa e o olhar clínico sobre a intimidade.

Foto: Leïla Slimani por Francesca Mantovani

Sobre a autora:
Nascida em 1981, em Rabat, Marrocos, numa família de expressão francófona, Leïla Slimani, aos 17 anos, partiu para Paris, onde estudou Ciências Políticas. Antes de se dedicar à escrita, trabalhou como jornalista. Publicou o primeiro romance — “No jardim do ogre” — em 2014 e obteve imediato reconhecimento da crítica e dos leitores, conquistando o Prémio Mamounia. “Canção doce” reconfirmou o seu papel nas letras francesas e valeu-lhe a atribuição do prestigiado Prémio Goncourt, o mais importante prémio literário francês. Publicado em mais de quarenta países, e com mais de um milhão de leitores espalhados pelo mundo, “Canção doce” foi adaptado ao cinema e foi eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times Book Review. “O país dos outros” é o seu terceiro romance e venceu o Grand Prix de l’Héroine Madame Figaro. Além dos romances, Leïla Slimani tem publicados vários livros de ensaio e opinião, a par da sua atividade cívica em defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Liderou uma campanha para ajudar as mulheres marroquinas a reclamar os seus direitos, o que lhe valeu o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres. Os seus três romances estão publicados em Portugal na Alfaguara.

Leitores residentes em Portugal:
**“Vejam como dançamos”, de Leïla Slimani (Alfaguara Portugal, site da editora):
https://www.penguinlivros.pt/loja/alfaguara/livro/vejam-como-dancamos/
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 10.10.2022.
“O país dos outros”, de Leïla Slimani (Alfaguara Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-pais-dos-outros-leila-slimani/24729256

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top