Mais alguns lançamentos do mês de julho em Portugal, com especial atenção para os novos livros de Inês Pedrosa, Elizabeth Strout, Juliet Marillier, Camilla Läckberg, Alice Oseman ou, ainda, Mário de Carvalho, entre outros.
01.07.2021: \”O Caçador de Bruxas\”, de Max Seeck (ed. Bertrand Editora, 400 páginas)
Sinopse:
Num subúrbio de Helsínquia, a esposa de um autor famoso é encontrada morta. Veste um lindo vestido de noite preto e está sentada à cabeceira da mesa da sua sala de jantar, que está posta com toda a formalidade. A particularidade mais inquietante – tem cravado no rosto um sorriso terrível. A princípio, tudo leva a crer tratar-se de um psicopata perturbado. Porém, cada movimento da investigadora Jessica Niemi é previamente conhecido e o criminoso está sempre um passo à sua frente. Um assassino solitário dificilmente o conseguiria fazer.
A tensão aumenta, o passado sombrio de Jessica vem à tona e esta, enquanto tenta desesperadamente evitar uma próxima vítima, vê-se confrontada com os seus próprios demónios. Os corpos empilham-se e ela sabe que, enquanto não detiver o responsável, o pesadelo não terminará.
Sobre o autor:
O finlandês é a língua materna de Max Seeck, que também é fluente em inglês e alemão. Trabalhou em vendas e marketing mas hoje dedica-se a tempo inteiro à sua grande paixão, a escrita. Em 2016, foi distinguido com o prémio Thriller de Estreia da Finnish Whodunnit Society. É um leitor ávido do policial nórdico e enquanto escreve gosta de ouvir bandas sonoras de filmes.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”O Caçador de Bruxas\”, de Max Seeck (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-cacador-de-bruxas-max-seeck/23797206
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 01-07-2021.
05.07.2021: “Vinte Grandes Mulheres do Século XX”, de Inês Pedrosa (ed. Sibila Publicações, 272 páginas)
Sinopse:
O século marcou a entrada das mulheres na História e pôs fim à crença segundo a qual as mulheres «eram aquela metade de uma espécie de mamíferos que se destina aos nascimentos». Ainda estamos a sentir o impacto desta mudança profunda, que abriu às mulheres o mundo do trabalho e do poder, aos homens o mundo dos afectos, e a ambos a nova aventura da intimidade.
Foram felizmente muito mais de vinte mulheres que marcaram o mundo neste primeiro século de emancipação. Muitas outras podiam ter cabido neste número redondo, que serve apenas como marco dos dezanove anteriores séculos de silêncio.
Biografias de Lou Andreas-Salomé, Marie Curie, Isadora Duncan, Virginia Woolf, Coco Chanel, Agatha Christie, Golda Meir, Hannah Arendt, Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Bette Davis, Madre Teresa de Calcutá, Carson McCullers, Evita Perón, Sophia de Mello Breyner Andresen, Amália Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, Marilyn Monroe, Paula Rego e Maria João Pires.
Sobre a autora:
Nascida em 1962, em Coimbra, Inês Pedrosa tem uma vasta obra de ficção, crónica, dramaturgia e biografia, na qual se destacam os romances “Nas Tuas Mãos” (1997, Prémio Máxima de Literatura), “Fazes-me Falta” (2002, mais de 150 mil exemplares vendidos), “A Eternidade e o Desejo” (2007, finalista dos Prémios Portugal Telecom e Correntes d’Escritas), “Os Íntimos” (2010, Prémio Máxima de Literatura), “Dentro de Ti Ver o Mar” (2012) e “Desamparo” (2015). Livros seus estão publicados nos Estados Unidos da América, na Alemanha, no Brasil, na Croácia, em Espanha e em Itália. O seu percurso jornalístico foi distinguido com vários prémios. Dirigiu a Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Trabalha também como tradutora e curadora de eventos literários. Participa no programa semanal de debate político “O Último Apaga a Luz” (RTP3) e no programa semanal de debate sobre literatura “A Páginas Tantas” (Antena 1). É autora e realizadora do programa semanal sobre questões de género “Um Homem, Uma Mulher” (Antena 1). Em 2017, lançou uma editora, a Sibila Publicações. “O Processo Violeta” (2019) é o seu mais recente romance.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“Vinte Grandes Mulheres do Século XX”, de Inês Pedrosa (Sibila Publicações, Wook):
https://www.wook.pt/livro/vinte-grandes-mulheres-do-seculo-xx-ines-pedrosa/25045292
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 05-07-2021.
06.07.2021: “Dança com o Destino” – Série “Bardos Guerreiros” – Livro 2, de Juliet Marillier (ed. Editorial Planeta Portugal, 480 páginas)
Sinopse:
A jovem bardo e guerreira, Liobhan, regressa para pagar as suas dívidas e acertar todas as contas no segundo volume da saga bardos guerreiros, a emocionante fantasia histórica da autora de sevenwaters.
Com a perda do irmão para o Outro Mundo, Liobhan está mais determinada do que nunca a ganhar um lugar como guerreira de elite. Regressa então à Ilha dos Cisnes para prosseguir com o seu treino. No entanto, o seu companheiro Dau perde a visão durante uma luta. Acusada pela família do amigo de ser a culpada pelo incidente, Liobhan aceita tornar-se serva da família de Dau durante um ano.
Liobhan depressa descobre que Oakhill é um lugar de segredos obscuros. O Povo Corvo ainda ameaça os dois mundos e Dau, lutando contra o demónio do desespero, não é um homem fácil de ajudar.
Liobhan e Dau envolvem-se numa aventura perigosa, ao tentarem desvendar todos os mistérios que assolam Oakhill. Os dois são obrigados a uma verdadeira dança com o destino para fugir a um poderoso inimigo que não vai parar até conseguir o que quer.
Mais do que nunca, vão precisar de todas as habilidades de um verdadeiro guerreiro da Ilha dos Cisnes, e até de um toque de sobrenatural, para sobreviverem…
Sobre a autora:
Juliet Marillier nasceu na Nova Zelândia, em Dunedin, uma cidade com fortes raízes na tradição escocesa. Licenciou-se com distinção em Linguística e Música, na Universidade de Otago, e tem tido uma carreira variada, que inclui o ensino, a interpretação musical e o trabalho em agências governamentais. Atualmente, Juliet vive numa casa de campo centenária, perto do rio, em Perth, na Austrália, onde escreve a tempo inteiro. É membro da ordem druídica OBOD e cuidadora de um grupo de resgate de animais. Juliet Marillier é uma autora internacionalmente reconhecida e os seus romances já conquistaram vários prémios. Tem quatro filhos e sete netos.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“Dança com o Destino” – Série “Bardos Guerreiros” – Livro 2, de Juliet Marillier (Editorial Planeta Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/danca-com-o-destino-juliet-marillier/25045290
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-07-2021.
06.07.2021: \”Breves Respostas às Grandes Perguntas\”, de Stephen Hawking (ed. CRÍTICA, 296 páginas)
Sinopse:
As derradeiras reflexões do conceituado cientista, em busca de respostas para as grandes perguntas e desafios da humanidade.
Existe um Deus?
Como começou tudo?
Podemos prever o futuro?
Viajar no tempo será possível?
Existirá mais vida inteligente no universo?
Ficará a Inteligência Artificial mais inteligente do que nós?
O que existe dentro de um buraco negro?
Devemos colonizar o espaço?
Como moldamos o futuro?
Sobreviveremos na Terra?
Prefácio do ator Eddie Redmayne
Introdução do Prémio Nobel da Física Kip S. Thorne
Posfácio da filha Lucy Hawking
Sobre o autor:
Foi professor por trinta anos da Universidade de Cambridge — uma das mais prestigiosas cátedras de matemática do mundo, já ocupada por Isaac Newton —, exerceu o cargo de diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundou o Centro de Cosmologia Teórica da instituição. Considerado um dos físicos mais importantes da história, recebeu inúmeros prémios e honrarias, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. Escreveu vários livros, nomeadamente, “À Descoberta do Universo”, “Breve História do Tempo”, “Buracos Negros” e “O Universo numa casca de noz”, entre outros. Stephen Hawking morreu em 2018, aos 76 anos.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Breves Respostas às Grandes Perguntas\”, de Stephen Hawking (CRÍTICA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/breves-respostas-as-grandes-perguntas-stephen-hawking/25045288
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-07-2021.
06.07.2021: \”A segunda vida de Olive Kitteridge\”, de Elizabeth Strout (ed. Alfaguara Portugal, 344 páginas, com tradução de Tânia Ganho)
Sinopse:
Elizabeth Strout dá continuidade à vida de Olive Kitteridge, uma personagem inesquecível, que arrebatou a imaginação de milhões de leitores e mereceu um Prémio Pulitzer.
O tempo passa, mas Olive não muda e decidiu que ainda não é tempo de desistir da vida. Rude, inconveniente e teimosa, na mesma medida em que é honesta e generosa, Olive Kitteridge continua a observar a pequena cidade de Crosby com a sua peculiar combinação de empatia e reserva, mesmo quando ajuda uma mulher a dar à luz num momento absurdamente inoportuno ou consola uma rapariga que tenta aceitar a morte do pai. Olive sabe que os outros podem ser um espelho de nós. E ganha finalmente coragem para olhar para dentro com a franqueza desarmante que dedica aos demais.
Porque já é tarde para corrigir os erros do passado e a vida não pode esperar, decide agarrar a oportunidade de recomeçar ao lado de Jack Kennison, professor universitário, reformado e viúvo como ela. Ambos suportam a solidão das noites demasiado longas e sentem a falta dos filhos que não souberam manter perto de si. Juntos, tentam agarrar o futuro que sabem ser demasiado breve.
Neste novo livro, a inesquecível Olive continua a surpreender-nos com as suas tiradas, a comover-nos com a sua humanidade e a inspirar-nos a aceitar o mistério e o tumulto da vida, vincando o seu lugar como uma personagem literária mais real que a própria vida.
Um romance magistral e comovente sobre a solidão, o amor, a perda e os recomeços, e sobre a esperança que resiste em tudo isto.
Sobre a autora:
Elizabeth Strout, nascida em 1956 em Portland, nos Estados Unidos da América, é uma das romancistas americanas mais aclamadas da atualidade. Além do sucesso mundial que obteve com o romance \”Olive Kitteridge\”, que lhe valeu um prémio Pulitzer, recebeu ainda o Los Angeles Times Art Seidenbaum Award e o Chicago Tribune Heartland Prize pelo seu romance de estreia, \”Amy and Isabelle\”. Foi também finalista dos prémios PEN/Faulkner Award, Orange Prize e International Dublin Literary Award, no Reino Unido. os seus textos têm sido divulgados em várias publicações periódicas, incluindo a The New Yorker. Na Alfaguara Portugal, chancela da Penguin Random House, estão publicados \”O meu nome é Lucy Barton\”, finalista do Booker Prize, \”Tudo é possível\”, vencedor do Story Prize, e \”Olive Kitteridge\”, vencedor do Pulitzer Prize e finalista do National Book Critics Award. \”Olive Kitteridge\” foi adaptado a uma série de televisão vencedora de um Emmy.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”A segunda vida de Olive Kitteridge\”, de Elizabeth Strout (Alfaguara Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-segunda-vida-de-olive-kitteridge-elizabeth-strout/25082418
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-07-2021.
06.07.2021: \”Mulheres que Não Perdoam\”, de Camilla Läckberg (ed. Suma de Letras Portugal, 224 páginas, com tradução de Elin Baginha)
Sinopse:
Prisioneiras dos seus casamentos, cansadas de sofrer e com vontade de se vingar, três mulheres que não se conhecem trocam confidências num fórum da Internet.
Ingrid, esposa de um famoso editor de jornal que sacrificou a sua carreira de jornalista em benefício do marido, descobre que este a está a trair sem escrúpulos.
Birgitta, a doce professora apreciada por toda a comunidade, sabe que está doente há vários meses, mas continua a adiar a consulta ao médico. As contusões que cobrem o seu corpo podem trair a violência que ela sofre em silêncio.
Victoria deixou a sua Rússia natal para se estabelecer na Suécia com um homem que conheceu num site de encontros. Mas ele não é de forma alguma o marido que ela imaginou e a sua nova vida é um pesadelo. É prisioneira de um bêbado obeso que a trata «como uma boneca inflável capaz de cozinhar e manter a casa limpa».
Um dia, levadas ao limite, planeiam, mesmo sem se conhecerem, o crime perfeito.
Sobre a autora:
Nascida em 1974, Camilla Läckberg licenciou-se na Universidade de Economia de Gotemburgo antes de se mudar para Estocolmo, onde foi economista durante alguns anos. Um curso de escrita criativa de policiais levou-a a uma mudança drástica de carreira. Foi considerada a escritora sueca do ano em 2004 e 2005, e os seus quatro primeiros livros atingiram o primeiro lugar no top de vendas da Suécia. Foi a sexta autora mais lida na Europa em 2009, e a partir daí manteve-se nos lugares cimeiros nos tops internacionais. Os seus livros estão publicados em 55 países – incluindo os EUA – onde já vendeu mais de 15 milhões de exemplares.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:.
**\”Mulheres que Não Perdoam\”, de Camilla Läckberg (Suma de Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mulheres-que-nao-perdoam-camilla-lackberg/25082419
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-07-2021.
08.07.2021: “O Homem do Turbante Verde”, de Mário de Carvalho (ed. Porto Editora, 160 páginas)
Sinopse:
Uma expedição arqueológica no deserto, o alvoroço de uma troca de reféns e a terra dos Makalueles, numa África irreal. A tropa, a clandestinidade e toda uma juventude empenhada, a braços com os dilemas de um tempo histórico ainda recente. O celacanto, peixe pré-histórico alado, e o Alfa que nunca sai a horas. De permeio, um chochman perdido alhures, a maldita barbárie e os delírios da solidão, em narrativas curtas, cheias de inquietação e susto. E ao fundo, omnipresente, a fina ironia a que Mário de Carvalho já nos habituou.
Sobre o autor:
Nasceu em Lisboa em 1944. Licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão, durante a ditadura que assolou Portugal. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, Mário de Carvalho exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, “Contos da Sétima Esfera”, editado, pela primeira vez, em 1981, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico. Desde então, tem praticado diversos géneros literários – romance, novela, conto, crónica, ensaio e teatro –, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Pela sua múltipla capacidade literária, o autor foi agraciado com os prémios literários portugueses mais prestigiados, designadamente, os Grandes Prémios de Romance, Conto, Teatro da, ao qual se junta, agora, o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, todos atribuídos pela Associação Portuguesa de Escritores, o prémio do Pen Clube Português e o Prémio Internacional Pégaso. Por esse motivo, os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas. Por fim, obras como “Os Alferes”, “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”, “Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde”, “O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel”, “A Liberdade de Pátio” ou “Ronda das Mil Belas em Frol” são a comprovação dessa extrema versatilidade.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“O Homem do Turbante Verde”, de Mário de Carvalho (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-homem-do-turbante-verde-mario-de-carvalho/24692198
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
08.07.2021: \”O Dia da Independência\” – \”Trilogia Bascombe” – Livro 2, de Richard Ford (ed. Porto Editora, 568 páginas)
Sinopse:
Frank Bascombe vive num subúrbio de New Jersey, está divorciado há sete anos e a ex-mulher voltou a casar, levando os filhos de ambos para o Connecticut. Aos 44 anos, enquanto vê vacilar todas as suas relações pessoais, abandona a carreira de jornalista desportivo e tenta a sua sorte como agente imobiliário. Porém, sempre atormentado pela mediocridade do quotidiano, não encontra grandes saídas para aquilo que considera «o Período Existencial» da sua vida.
No fim de semana do 4 de Julho, dia da afirmação da identidade americana, Frank Bascombe faz-se à estrada com o filho, numa peregrinação pela América profunda, tornando-se o melhor observador da realidade americana – um homem comum vivendo experiências comuns.
Segundo livro da \”Trilogia Bascombe\”, \”O Dia da Independência\” foi agraciado simultaneamente com o Prémio Pulitzer e o Pen/Faulkner, tornando-se o primeiro livro a receber os dois galardões e confirmando Richard Ford como um dos maiores autores americanos dos nossos tempos.
Sobre o autor:
Autor de oito romances e quatro coletâneas de contos, Richard Ford nasceu em Jackson, Mississippi, em 1944. Reconhecido pela crítica como um dos grandes retratistas dos temas estruturantes da sociedade norte-americana, Ford detém o recorde de ter sido o único autor distinguido em simultâneo com os prémios Pulitzer e Pen/Faulkner para uma mesma obra. No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances, \”Canadá\”, agraciado com o Prix Femina Étranger e o Andrew Carnegie Medal for Excellence, \”Francamente, Frank\”, e, agora com uma nova tradução, \”O Jornalista Desportivo\”. Em junho de 2016, Richard Ford foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras e, em 2019, com o Library of Congress Prize para ficção americana.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”O Dia da Independência\” – \”Trilogia Bascombe” – Livro 2, de Richard Ford (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-dia-da-independencia-richard-ford/21908116
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
08.07.2021: \”Os Habsburgos – Ascensão e Queda de uma Potência Global\”, de Martin Rady (ed. Temas e Debates, 536 páginas)
\”Este é talvez o melhor livro jamais escrito sobre os Habsburgos em qualquer língua. Não constitui apenas uma leitura agradável, é um curso completo sobre o tema. Estudantes, académicos e leitores comuns não encontrarão um melhor guia para a história dos Habsburgos.\” — Times Literary Supplement
Sinopse:
\”Os Habsburgos\” é a história definitiva da ascensão e queda de uma dinastia notável, a primeira família global que ao longo de quase dez séculos moldou os destinos da Europa e do mundo.
Martyn Rady narra a epopeia de uma dinastia e do mundo que ela edificou – e depois perdeu – ao longo de quase um milénio. Com origens modestas, os Habsburgos tornaram-se senhores do Sacro Império Romano-Germânico no século XV. Depois, no intervalo de poucas décadas, as suas possessões passaram a incluir grande parte da Europa, estendendo-se da Hungria a Espanha, além de regiões do Novo Mundo e do Extremo Oriente. A família continuou a dominar a Europa Central até à catástrofe da Primeira Guerra Mundial.
Sobre o autor:
Martyn Rady, nascido em 1955 em Inglaterra, é titular da cátedra Masaryk de História Centro-Europeia no University College London. Grande especialista na Europa Central, é autor de \”The Habsburg Empire: A Very Short Introduction\”, \”The Emperor Charles V\” e de outras obras sobre as histórias húngara e romena.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Os Habsburgos – Ascensão e Queda de uma Potência Global\”, de Martin Rady (Temas e Debates, Wook):
https://www.wook.pt/livro/os-habsburgos-martyn-rady/24581657
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
08.07.2021: \”No Tempo dos Girassóis\”, de Martha Hall Kelly (ed. Editora Minotauro, 582 páginas)
Sinopse:
Inspirado em testemunhos reais, \”No Tempo dos Girassóis\” oferece uma visão vívida e detalhada da experiência da Guerra Civil, desde as plantações bárbaras e desumanas, a uma cidade de Nova York devastada pela guerra e aos horrores do campo de batalha. É uma história arrebatadora de mulheres presas num país à beira do colapso, numa sociedade às voltas com o nacionalismo e a crueldade racial.
Georgeanna Georgy Woolsey destoa do mundo das festas luxuosas e segue sua paixão pela enfermagem. No sul Jemma vive como escrava, mas a chegada do exército da União dá-lhe uma rara oportunidade de fuga. Mas se decidir fazê-lo, irá abandonar a família que tanto ama.
Sobre a autora:
Martha Hall Kelly nasceu em Nova Inglaterra, mas tornou-se nómada, dividindo o seu tempo entre Nova Iorque e Atlanta, no Estado da Geórgia. Trabalhou em publicidade durante vários anos enquanto investigava para escrever \”Mulheres sem Nome\” (Editora Minotauro, 2018), o seu primeiro livro, que se tornou um bestseller instantâneo. No ano seguinte, chegou a Portugal, pela mesma editora, \”Rosas Esquecidas\”, o seu segundo romance.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”No Tempo dos Girassóis\”, de Martha Hall Kelly (Editora Minotauro, Wook):
https://www.wook.pt/livro/no-tempo-dos-girassois-martha-hall-kelly/25085793
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
08.07.2021: \”O Rei em Lisboa\”, de Jack Higgins (ed. Alma dos Livros, 256 páginas)
Sinopse:
Em julho de 1940, a aterrorizante máquina de guerra de Hitler prepara-se para invadir a Grã-Bretanha. Enquanto todos os focos estão voltados para as fronteiras, Hitler encontra uma oportunidade para realizar uma jogada audaciosa que poderá mudar o curso da guerra. Para tal, decide sequestrar o monarca que abdicara do trono inglês, e utilizá-lo contra um governo britânico cada vez mais em apuros.
Walter Schellenberg, Brigadeführer das SS e major-general da polícia, recebe ordens de Hitler para se encaminhar para Lisboa e raptar o duque e a duquesa de Windsor, na altura alojados na mansão de um conhecido banqueiro no Estoril, depois de terem fugido à ocupação alemã de França. Esta missão vai colocá-lo numa parceria improvável com uma bela americana e com um crescente movimento clandestino antinazi.
Procurado por implacáveis agentes da Gestapo e perseguido através dos caminhos ocultos e mortais de Lisboa, Madrid e Berlim, o duque esbarra com a sua lealdade e com o destino da Grã-Bretanha. Mas quem, de entre os serviços secretos alemães, será audacioso o suficiente para capturar um Rei?
Sobre o autor:
Jack Higgins viveu em Belfast até aos 12 anos. Depois de, aos 15, abandonar a escola, pertenceu durante três anos aos Royal Horse Guards, tendo servido na fronteira da Alemanha Oriental no período da Guerra Fria. Os seus empregos subsequentes incluíram ocupações tão diversas como ser trabalhador num circo, camionista, administrativo e, depois de obter um bacharelato em Sociologia e Psicologia Social, professor do ensino secundário e universitário. É um autor campeão de vendas a nível internacional, sendo que os seus livros já venderam mais de 250 milhões de exemplares e foram traduzidos para 60 idiomas. Dez das suas obras foram adaptadas com sucesso para o cinema. Em 1995, Jack Higgins foi galardoado com um doutoramento honoris causa pela Universidade Metropolitana de Leeds. É membro da Royal Society of Arts, perito em mergulho e atirador de elite. Vive atualmente na ilha de Jersey.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”O Rei em Lisboa\”, de Jack Higgins (Alma dos Livros, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-rei-em-lisboa-jack-higgins/25042979
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
08.07.2021: \”Amor Atómico\”, de Jennie Fields (ed. Edições Chá das Cinco, 304 páginas)
\”Ciência, amor, espionagem e uma heroína brilhante – não se pode pedir mais nada.\” — Ann Patchett
Sinopse:
Chicago, 1950. Rosalind Porter sempre desafiou as expectativas – no seu trabalho como cientista no Projeto Manhattan e no seu caso amoroso com Thomas Weaver. Cinco anos depois do fim do caso e da relação profissional, a sua culpa relativamente à bomba e o desgosto relativamente a Weaver estão interligados. E por isso está conformada a viver uma vida mais convencional. É então que Weaver regressa à sua vida, bem como o FBI. O agente especial Charlie Szydlo informa Roz de que Weaver é suspeito de estar a passar segredos nucleares à Rússia. Roz, que ajudou a desenvolver esses segredos, sabe bem o poder devastador que reside neles. Contudo, poderá ela espiar alguém que ainda ama? Ao mesmo tempo, há algo que a atrai em Charlie, um homem assombrado pelo passado, tal como ela.
Quando os sentimentos de Roz por cada um dos homens se tornam mais profundos, o mesmo acontece com o perigo que ela enfrenta. E uma escolha impõe-se: o homem que a ensinou a amar… ou o homem que o seu amor pode salvar?
Sobre a autora:
Jennie Fields nasceu em Chicago e formou-se no Iowa Writer’s Workshop. Depois de vários anos como diretora criativa em agências de publicidade de Nova Iorque, vive atualmente com o marido em Nashville, Tennessee. Para escrever \”Amor Atómico# inspirou se no trabalho da sua mãe como bioquímica na Universidade de Chicago durante a década de 50.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Amor Atómico\”, de Jennie Fields (Edições Chá das Cinco, Wook):
https://www.wook.pt/livro/amor-atomico-jennie-fields/25042981
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 08-07-2021.
15.07.2021: “O nosso segredo” – Série “Heartstopper” – Livro 2, de Alice Oseman (ed. Cultura Editora, 320\” páginas)
Sinopse:
Nick e Charlie são melhores amigos. Nick sabe que Charlie é gay, e Charlie tem a certeza de que Nick não o é.
Mas um beijo espontâneo muda tudo: Charlie pensa que cometeu um erro terrível e Nick está mais confuso do que nunca… Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e Nick começa a ver o mundo de uma nova maneira, descobrindo uma série de coisas… especialmente, sobre si próprio.
Este é o segundo volume Heartstopper, a banda desenhada premiada (Goodreads Choice Awards 2020) de Alice Oseman. Esta saga será brevemente adaptada para série pela Netflix.
Sobre a autora:
Nasceu em 1994 em Kent, Inglaterra. Em 2016, licenciou-se em Inglês na Durham University e, atualmente, é escritora e ilustradora a tempo inteiro. Alice Oseman geralmente pode ser encontrada a olhar sem rumo para os ecrãs de computador, questionando a falta de sentido da existência ou fazendo qualquer coisa para evitar conseguir um emprego de escritório. O primeiro livro de Alice, ”Solitaire”, foi publicado quando ela tinha dezanove anos. O segundo, “Radio Silence”, foi lançado no início de 2016, e o terceiro, “I Was Born for This”, em 2018. Ela também é criadora da webcomic “Heartstopper”.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**“O nosso segredo” – Série “Heartstopper” – Livro 2, de Alice Oseman (Cultura Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/heartstopper-volume-2-alice-oseman/25048297
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 15-07-2021.
17.07.2021: \”Um pot Um\”, de Ruth Ware (ed. Clube do Autor, 372 páginas)
\”Ware está a revelar-se tão engenhosa e infatigável quanto a Rainha do Crime, Agatha Christie.\” — The Washington Post
Sinopse:
O cofundador da Snoop, uma start up tecnológica em ascensão, organiza um encontro de empresa num retiro de luxo que começa como qualquer outro: apresentações e sessões de estratégia, seguidas de momentos de lazer.
Mas assim que uma acionista altera a agenda, empurrando a empresa para uma lucrativa mas controversa oferta de compra, as tensões aumentam e a lealdade é testada. O ambiente tenso é agravado quando o grupo fica isolado do mundo exterior Pior, um dos membros da equipa está desaparecido…
À medida que cada hora passa sem qualquer sinal de resgate, o pânico aumenta e o grupo vai diminuindo, um por um… Oito colegas de trabalho cada um com algo a ganhar, algo a perder e algo a esconder. Quem resistirá a este complexo jogo de manipulação e encobrimento.
Sobre a autora:
Ruth Ware cresceu em Lewes, em East Sussex. Depois de se formar pela Universidade de Manchester mudou-se para Paris, antes de se estabelecer no norte de Londres. Casada, com dois filhos pequenos, trabalhou como empregada de mesa, livreira, como professora de Inglês de língua estrangeira e assessora de imprensa. O seu thriller de estreia, \”Numa Floresta Muito Escura\”, foi um bestseller do Sunday Times e do New York Times Top Vinte.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Um pot Um\”, de Ruth Ware (Clube do Autor, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-por-um-ruth-ware/25085837
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 17-07-2021.
21.07.2021: \”Um Bom Casamento\”, de Kimberly McCreight (ed. Editorial Presença, 424 páginas, com tradução de Marta Mendonça)
\”Um page-turner inteligente e provocador. Não consegui parar de ler.\” – Harlan Coben, autor bestseller de \”O Rapaz do Bosque\”
Sinopse:
Uma mulher violentamente assassinada.
As perigosas cedências que fazemos para continuar juntos.
E todos os segredos que guardamos para mostrar ao mundo Um Bom Casamento.
Lizzie Kitsakis está a fazer serão quando recebe uma chamada. Horas extraordinárias são a norma na Young & Crane, uma firma de advogados de topo, mas seriam mais fáceis de aceitar se Lizzie lá estivesse por vontade própria.
Antes, trabalhara como procuradora federal, mal remunerada mas feliz. Tinha tudo o que sempre desejara – o emprego de sonho e um marido inteligente e dedicado. Mas, de repente, tudo se desmoronara. Não, é mentira. Não fora repentino, pois não? Há muito que os problemas no casamento de Lizzie tinham começado a revelar-se. Só que ela tinha imenso jeito para olhar para o lado.
A última coisa de que Lizzie precisa agora é do telefonema de um preso a pedir-lhe ajuda – mesmo que Zach Grayson seja um amigo de longa data. Porém, ele está desesperado: a mulher, Amanda, foi encontrada morta ao fundo das escadas da sua casa em Brooklyn. E Zach é o principal suspeito.
Quando é arrastada para o coração sombrio do idílico bairro de Park Slope, Lizzie descobre que Zach e Amanda não são o que parecem – e que os amigos do casal, um grupo restrito de pais da elitista escola Brooklyn Country Day, talvez também tenham os seus próprios segredos perturbadores. Depois de tudo isto, Lizzie pergunta a si mesma se o seu casamento poderá ser salvo.
E, para começo de conversa, o que é um bom casamento?
Sobre a autora:
Kimberly McCreight, romancista bestseller do New York Times, é autora de \”Reconstructing Amelia\”, livro nomeado para os Prémios Edgar, Anthony e Alex, de \”Where They Found Her\” e da trilogia \”The Outliers\”. Formou-se em Direito na Universidade da Pensilvânia. Mora em Brooklyn.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Um Bom Casamento\”, de Kimberly McCreight (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-bom-casamento-kimberly-mccreight/25048278
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 21-07-2021.
21.07.2021: \”Retaliação\”, de Fern Michaels (ed. Marcador, 224 páginas, com tradução de Ana Paula Florindo)
Sinopse:
\”Retaliação\”, o segundo livro da série bestseller Irmandade, continua a história de sete mulheres ligadas pela sua amizade inquebrável, o seu passado sombrio e o seu desejo de vingança.
Uma delas é Julia Webster, cirurgiã plástica de enorme sucesso, com uma vida aparentemente feliz. Mas nem sempre o que parece é, como a Irmandade bem sabe…
O marido é um senador prestes a alcançar a sua maior vitória política. Usou o encanto e a dignidade da mulher a seu favor ao longo de toda a carreira. Mas, na intimidade, tratou-a com uma grande falta de respeito e traí-la foi a gota de água.
O senador pode ter antagonizado uma mulher forte, mas há mais seis de onde ela veio e estão prestes a ensinar-lhe o que é a vingança.
Sobre a autora:
É autora bestseller do New York Times e do USA Today. Escreveu várias séries de sucesso e dezenas de romances. Escreveu mais de 150 livros com quase 200 milhões de exemplares impressos. Fern Michaels financiou a construção de diversas creches na sua cidade natal e é uma apaixonada por animais, de tal modo que equipou cães-polícias em todo o país com coletes especiais à prova de bala. Partilha a sua casa na Carolina do Sul com os quatro cães e um fantasma residente chamado Mary Margaret.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
**\”Retaliação\”, de Fern Michaels (Marcador, Wook):
https://www.wook.pt/livro/retaliacao-fern-michaels/25048285
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 21-07-2021.
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!