Julián Fuks regressa com \”A Ocupação\”, romance que sucede ao premiado \”A Resistência\”, no mês de junho

Depois do romance \”A Resistência\”, que arrecadou prémios tão prestigiados como o Jabuti e o Prémio José Saramago, ter sido elogiado pela crítica brasileira e internacional, Julián Fuks regressa ao personagem alter ego Sebastián em \”A Ocupação\”.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras Portugal

Este é um romance que nos fala, sobretudo, de perda e de resiliência, e foi desenvolvido durante uma residência artística em que o autor participou, a convite de Juliana Caffé, que é curadora, pesquisadora e editora em arte contemporânea. A residêcia teve lugar num edifício abandonado. Nesse edifício, funcionou o Hotel Cambridge.

Construída em capítulos breves, a narrativa se alterna entre os encontros do escritor com alguns moradores de um edifício ocupado no centro de São Paulo – e as histórias que lhe contam –, o temor da perda do pai hospitalizado e as expectativas em torno da gravidez de sua mulher e de uma possível paternidade.

Nesta narrativa, como em \”A Resistência\”, voltamos a encontrar Sebástian, o alter ego do próprio autor, que nos foi apresentado no outro romance mencionado acima. Por esse motivo, existe uma certa ligação.

Com uma prosa impecável, o escritor paulistano nos enreda nessas diversas formas de ocupação, que revelam a fragilidade da vida, o risco da solidão e as muitas brutalidades em que o presente nos imerge.

Foto: Julián Fuks por Paula Pires

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em São Paulo, em 1981. É autor de “A Procura do Romance”, entre outros. Os seus textos foram publicados em jornais e revistas no Brasil e no exterior. Foi eleito pela revista Granta como um dos vinte melhores escritores brasileiros. Venceu o mais conceituado prémio literário brasileiro, o Jabuti, com o romance “A Resistência”, em 2016, e no ano seguinte, o Prémio José Saramago. Editou, em 2019, o seu mais recente romance, “A Ocupação”, no Brasil.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal
“A Resistência” – Prémio Jabuti de Melhor Romance 2016 e Prémio José Saramago 2017, de Julián Fuks (Companhia das Letras Portugal, Wook): 
https://www.wook.pt/livro/a-resistencia-julian-fuks/17389049

Leitores residentes no Brasil:
“A Resistência” – Prémio Jabuti de Melhor Romance 2016 e Prémio José Saramago 2017, de Julián Fuks (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-resistencia/artigo/a5697242-8d34-4d75-be40-67d3f7360db9
“A Ocupação”, de Julián Fuks (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/a-ocupacao/artigo/39849f6c-3dd5-479a-8351-76aeddce5db3

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top