O romance \’O Vendedor de Passados\’, que reflete sobre a memória e o esquecimento, será a obra que servirá de mote à tema de conversa com o escritor angolano no próximo dia 9 de novembro, partir das 19 horas de Brasília (22 horas de Lisboa). Em Portugal, o livro saiu pela Quetzal Editores e, no Brasil, pela Tusquets Editores.
O protagonista do romance, Félix Ventura, oferece passados idealizados, repletos de prestígio, aos seus clientes da elite angolana. Originalmente publicado em 2004 e agraciado com o Prémio Independent de ficção estrangeira de 2007, o livro compõe uma crítica aguda à ordem política e social do país e a sua narrativa aborda as temáticas da memória, do esquecimento e da formação de uma nova identidade angolana depois da independência.
O romance \”O Vendedor de Passados\”, em 2015, foi adaptado para o cinema, sob a forma de um filme realizado por Lula Buarque de Hollanda. No elenco, participaram Alinne Moraes e Lázaro Ramos.
O debate acontece via Zoom, neste link ou na reunião 912 9667 0245. A senha de acesso é 547272. A participação é gratuita.
Não perca a próxima sessão do Encontro de Leituras, o clube de leitura do PÚBLICO e da Folha de S. Paulo, que junta leitores de língua portuguesa, acontece uma vez por mês na plataforma Zoom e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.
Pelo Encontro já passaram Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.
Foto: José Eduardo Agualusa por Bruno Veiga
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu na cidade do Huambo, em Angola, em dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro, Berlim — e, atualmente, divide o seu tempo entre Lisboa e a Ilha de Moçambique. José Eduardo Agualusa é romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros; “O Vendedor de Passados” ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e “Teoria Geral do Esquecimento” foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award. “A Educação Sentimental dos Pássaros”, “A Feira dos Assombrados”, “A Sociedade dos Sonhadores Involuntários”, “Barroco Tropical”, “Catálogo das Sombras”, “Nação Crioula” e “O Paraíso e Outros Infernos” são mais algumas das suas obras de destaque.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
“O Vendedor de Passados”, de José Eduardo Agualusa (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-vendedor-de-passados-jose-eduardo-agualusa/19182603
Leitores residentes no Brasil:
“O Vendedor de Passados”, de José Eduardo Agualusa (Tusquets Editores, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-vendedor-de-passados-1-ed-2018/artigo/062074a2-9f74-4abc-90dc-880d09e9e27c
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!