Desde o início de 2016 que foi anunciada a adaptação de “Aniquilação” para o cinema. A obra escrita por Jeff Vandermeer, faz parte da trilogia de ficção científica Área X. A longa-metragem conta com o argumento e a realização de Alex Garland. Quanto ao elenco, alguns nomes já foram divulgados, de entre eles, destaca-se o de Natalie Portman que será a protagonista. Recentemente, a Paramount Pictures anunciou que o filme estreia em fevereiro de 2018. Adicionalmente, as imagens de bastidores da produção começaram a surgir na internet.
Para além de Portman, Oscar Isaac (Star Wars – O despertar da força), Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Tessa Thompson (Westworld) e Gina Rodriguez (da série Jane the Virgin),fazem parte do elenco. Garland é um romancista, argumentista e realizador britânico, conhecido por filmes como 28 Dias Depois (2002) e Ex Machina (2015), tendo, este último, vencido um Oscar, em 2016, na categoria de Efeitos Especiais.
Em “Aniquilação”, Jeff Vandermeer transporta-nos para uma ilha misteriosa onde a natureza reclamou. para si, todo e qualquer vestígio de civilização. Esta mesma ilha, isolada do mundo, recebe diversas expedições para tentar desvendar este intrigante mistério, porém, todas fracassam e, todos os seus integrantes, ao regressar, são apenas meras sombras daquilo que eram antes de partir.
Apesar disso, no momento em que quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga e uma bióloga, chegam ao seu destino, formando a 12ª expedição, vários acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento vão destruindo a confiança existente entre elas. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias?
Se ainda não está totalmente convencido, ouça as palavras do próprio autor:
“É ainda mais surreal do que o livro. (…) O final é tão surpreendente que acredito que o público continuará falando sobre ele por anos. Visualmente, é incrível.”
Com esta obra, Vandermeer venceu um Nebula Award na categoria de Melhor Romance e, também, um Shirley Jackson Award na categoria de Melhor Romance, ambos em 2014.
Sobre o autor:
Nascido em 1968, em Bellefonte, na Pensilvânia, Jeff Vandermeer é um autor e editor multipremiado no género da literatura fantástica. Entre as suas obras de ficção, já traduzidas para mais de 20 línguas, incluem-se ”City of saints and madmen”, ”Shriek: An afterword”, ”Predator” e ”Finch”, entre outros. A trilogia da Área X, do qual ”Aniquilação” é o primeiro volume, catapultou-o para o estrelato, estando prevista uma adaptação cinematográfica pelo realizador Alex Garland. Depois desse primeiro livro, seguiram-se ”Autoridade” e ”Aceitação”. É igualmente conhecido pelo seu contributo na área da escrita criativa, com participação frequente em cursos de formação. Cresceu nas Ilhas Fiji e vive, agora, em Tallahassee, na Flórida, com a sua esposa, a editora Ann Vandermeer.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes em Portugal:
”Aniquilação” – Livro 1, trilogia Área X, de Jeff Vandermeer (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/livro/aniquilacao-jeff-vandermeer/17817372
Leitores residentes no Brasil:
”Aniquilação” – Livro 1, trilogia Comando Sul, de Jeff Vandermeer (Editora Intrínseca, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Aniquila%C3%A7%C3%A3o-Jeff-Vandermeer/dp/858057563X
Boas leituras!