Investigador do heterónimo Ricardo Reis defende uma biografia conjunta desta personagem com a de Alberto Caeiro

Segundo o raciocínio de Nuno Amado – Autor, os dois heterónimos, Reis e Caeiro, correspondem, respetivamente ao lado de dentro e de fora de uma mesma personagem dual dividida em gente heterónima. A haver uma biografia sobre o heterónimo Ricardo Reis, o investigador defende esta deve ser feita “em simultâneo” com a de outro heterónimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro. Este argumento é explicado na obra “Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936)”, recentemente editada pela Imprensa Nacional, do qual é autor.

O título “Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936)” resulta, por seu turno, “do esforço contrário de descrever o ‘conjunto dramático’ que as ‘obras destes três poetas formam’”, afirma Amado apoiando-se na “Prosa Íntima e de Autoconhecimento”, de Richard Zenith.

\"\"
Fonte: Imprensa Nacional/Casa da Moeda

Uma das razões que, na sua opinião, sustentam esta sua ideia é o facto de que a “interdependência põe em causa” muito do que se afirma sobre “heteronímia pessoana” e cita Pessoa, que na sua “Tábua Bibliográfica”, de 1928, escreveu que as individualidades dos heterónimos Caeiro, Reis e Álvaro de Campos “devem ser consideradas distintas da do autor delas”.

“Não há modo de apresentar uma descrição satisfatória de Ricardo Reis que dispense uma descrição satisfatória de Alberto Caeiro”

Afirma que Caeiro “é um poeta da Natureza com predileção por uma linguagem simples” e Reis “um poeta de índole clássica”, que se dirige a raparigas, “cujos nomes denunciam a influência de Horácio”, já Álvaro de Campos é “um poeta moderno e um poeta das cidades, umas vezes futurista”.

Todavia, este é um “género de catalogação vaga e abrangente [que] não diz nada acerca do conjunto que elas formam”, declara Nuno Amado, acrescentando que “raramente possibilita a caracterização da heteronímia enquanto um Todo orgânico”.

Nuno Amado realça que Fernando Pessoa “deixou dita muita coisa sobre a relação entre os diferentes heterónimos”, mesmo que o poeta não tenha publicado as suas biografias como previra.

Foto: Nuno Amado por João Cabral

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre Nuno Amado:
Nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Psicologia Social e das Organizações e Psicologia Clínica. É doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada/Universidade Nova.
Atualmente divide a sua atividade entre a prática clínica e o ensino, ocupando a posição de Professor Adjunto no Instituto Superior de Educação e Ciências. As suas atividades de investigação têm-lhe permitido publicar e participar em vários congressos científicos em Portugal e no estrangeiro. No nosso país, é pioneiro no estudo da Psicologia do Amor. É autor de “Diz-me a Verdade sobre o Amor”, “Parem Todos os Relógios”, “Á Espera de Moby Dick”, “Manual da Felicidade para Neuróticos”, “Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936)”.

Sobre Fernando Pessoa:
Nasceu em 1888, em Lisboa. Em 1912, publicou seu primeiro artigo, “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada”, na revista A Águia. Em 1914, escreveu os primeiros poemas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, aos quais daria personalidades complexas. Sob o nome de Bernardo Soares, Fernando Pessoa escreveu os fragmentos mais tarde reunidos em O livro do desassossego. No ano seguinte, com escritores como Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro, lançou a revista de poesia de vanguarda Orpheu, marco do modernismo em Portugal e que daria grande projeção ao poeta. O único livro de poesia em português que publicou em vida foi Mensagem (1934), marcado pela visão mística e simbólica da história lusa. Fernando Pessoa morreu, a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936)”, de Nuno Amado (INCM LivrosWOOK):
https://www.wook.pt/…/os-anos-da-vida-de-ricardo-r…/23830892
“Parem Todos os Relógios”, de Nuno Amado (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/parem-todos-os-relogios-nuno…/21041821
“Á Espera de Moby Dick”, de Nuno Amado (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-espera-de-moby-dick-nuno-a…/14067282
“Manual da Felicidade para Neuróticos”, de Nuno Amado (Oficina do Livro, Wook):
https://www.wook.pt/…/manual-de-felicidade-para-ne…/16219791

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top