“História do Novo Nome” narra a juventude de duas amigas, muitas reviravoltas acontecem nas suas vidas, mas, no fim, ambas conseguem encontrar a paz que necessitam.
Esta é uma história de uma amizade que ultrapassa os limites do tempo. Um romance que conta o contexto histórico de Nápoles, da máfia italiana, do matrimónio. dos relacionamentos que se constroem ao longo da vida. Em suma, é uma narrativa de encontros e desencontros.
Um dos livros mais emblemáticos que li este ano! A história de Lenú e Lila está a encantar-me, cada vez mais. Houve momentos em que tive raiva de Lila, porém, noutros, amei-a e compreendi o seu sofrimento. Todos os erros que ela cometeu estão relacionados, claramente, com o facto de Stefano ser um homem machista e muito controlador.
No entanto, enquanto Lila tem uma vida de sofrimento, Lenú continua os seus estudos e consegue ter sucesso na vida. Além disso, liberta-se da sua sombra. Todavia, através dos cadernos dela, continua a acompanhar a sua história.
Entretanto, outras personagens são fundamentais, nomeadamente, Rino, Nino e a professora Olivero.
Rino é o irmão de Lila e neste volume, ele já está casado e tem um filho. Contudo, a sua relação com a irmã alterou-se. À medida que a fama de Lila sobe, o seu irmão, pura e simplesmente, afasta-se. Nino é o intelectual pelo qual Lenú tem um certo interesse.
No que diz respeito à professora Olivero, ela foi a professora das duas irmãs e, ainda, a responsável pela educação de Lenú.
Boas leituras!