Apesar de ainda faltarem 9 meses para a realização da 3ª edição do Festival Internacional de Cultura (FIC) em Cascais, já começaram a surgir as primeiras confirmações em relação aos autores que estarão presentes na edição de 2017.
Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais revelou as primeiras duas confirmações para a 3ª edição, que se irá realizar de 1 a 10 de setembro, numa parceria com a LeYa Portugal e a Fundação D. Luís I.
Um dos autores com presença já confirmada é o japonês Haruki Murakami, autor de obras como “Sputnik, meu amor”, a trilogia “1Q84”, “Kafka à beira-mar” e do aclamado romance “Norwegian wood”, reeditado em Portugal, no passado mês de novembro de 2016, pela Casa das Letras, entre muitos outros. No próximo mês de fevereiro será lançado no Japão, o seu mais recente romance, contudo ainda não há qualquer data para o lançamento da edição portuguesa. Murakami é, definitivamente, um dos escritores contemporâneos mais aclamados pela crítica, tem as suas obras traduzidas em mais de 50 idiomas, sendo um sucesso tanto no Japão como internacionalmente.
Outra presença nesta edição é a do escritor norte-americano Paul Auster, autor de livros como “Leviathan”, “Mr. Vertigo”, “No país das últimas coisas”, “Timbuktu” e “A trilogia de Nova Iorque”, este último reúne “Cidade de vidro”, “Fantasmas” e “O quarto fechado à chave”, originalmente publicados separadamente entre 1985 e 1986, formando uma sinfonia única que catapultou o autor para a fama e reconhecimento mundiais. “4 3 2 1” é o título novo romance do autor, após sete longos anos de ausência, e será publicado simultaneamente nos EUA e em Portugal. A data da chegada às livrarias portuguesas é o o próximo dia 31 de janeiro pela Edições ASA.
Marquem já nas vossas agendas, pois serão oportunidades únicas de contactar com estes autores de renome da literatura contemporânea, uma vez que a generalidade dos eventos do FIC é de entrada gratuita.
Sobre os autores:
Nascido em Quioto, no Japão, em Janeiro de 1949, Haruki Murakami cresceu em Kobe e licenciou-se na Universidade Waseda, em Tóquio. Durante quatro anos, viveu nos Estados Unidos, onde deu aulas em Princeton. Contudo, acabou por regressar ao seu país em 1995. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. A sua obra está traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri — que já foi concedido a autores como Yukio Mishima, Kenzaburo Oe e Kobo Abe — e o Franz Kafka Prize. Actualmente, o escritor vive nas proximidades de Tóquio. Entre as obras mais conhecidas figuram “Norwegian Wood”, “Crónica do pássaro de corda”, “Sputnik, meu amor”, “Sono”, “Ouve a canção do vento & Flíper, 1973”, “Kafka à beira-mar”, “O elefante evapora-se” e, sem dúvida, a trilogia “1Q84”. É constantemente indicado como um potencial vencedor do Nobel de Literatura. Todas as obras mencionadas foram editadas, em terras lusas, pela Casa das Letras.
Nascido em 1947 em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos, Paul Auster estudou literatura francesa, inglesa e italiana na Columbia University, em Nova Iorque. Viveu em Paris de 1971 a 1975. De volta à cidade que nunca dorme, em 1980, mudou-se para o bairro do Brooklyn, onde vive e trabalha até hoje. Poeta, tradutor, crítico de cinema e literatura, romancista e guionista de cinema, publicou ensaios, memórias, poesia e ficção. Da sua vasta e multifacetada produção literária destacam-se “A trilogia de Nova Iorque”, “Mr. Vertigo”, “A noite do oráculo”, “No país das últimas coisas”, “Timbuktu”, “Leviathan”, “Sunset Park” e “4 3 2 1” para citar apenas alguns exemplos.
Boas leituras!