Grupo empresarial que detém a Americanas e o Submarino compra o Skoob, a maior rede social brasileira para os amantes da leitura

A Americanas S.A, que já vinha investindo no mercado literário, através da presença em Bienais do Livro e do auxílio prestado em projetos sociais com o \”Livros nas Praças\”, anunciou, no passado dia 15, que comprou o Skoob, a maior rede social brasileira para os amantes dos livros e da leitura.

A Americanas S.A, grupo empresial que detém as marcas Americanas, Americanas.com e Submarino, adquiriu o Skoob, considerada maior plataforma digital de conteúdo para leitores do Brasil, com mais de oito milhões de usuários. de acordo com a Americanas, a operação faz parte de uma estratégia que visa oferecer uma experiência de consumo ainda melhor, recorrendo ao engajamento de clientes com uma quantidade maior de conteúdo e, ao mesmo tempo, gerando efeito de rede.

\”O Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores frequentes. A consequência é o alcance de novos clientes e o aumento da recorrência de compras no nosso e-commerce – que já conta com mais de 49 milhões de clientes ativos -, expandindo o nosso alcance e beneficiando todo o ecossistema” — Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A

Lançado em 2009, o Skoob, que é vista como a rede social brasileira para leitores, proporciona diversas experiências literárias com funcionalidades que incluem, por exemplo, uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a opiniões e avaliação de obras, além de interação entre leitores, editoras e autores. Os utilizadores da plataforma estão, maioritariamente, na faixa etária de 16 a 34 anos e já realizaram mais de 45 milhões de avaliações de obras literárias.

É importante salientar que, segundo a informação divulgada pela co-fundadora Viviane Lordello, informou toda a equipe será mantida e até ampliada.

Em declarações ao site PublishNews, Viviane Lordello revelou: “Para os utilizadores não muda nada, ou melhor, muda… com o tempo, vocês terão um Skoob muito melhor e com muito mais possibilidades.” Adicionalmente, ela refere que a compra da plataforma por uma empresa como a Americanas “num país tão desprovido de incentivo a tudo que é relativo à cultura\”, demonstra o quanto a leitura e principalmente os leitores, são relevantes para eles e que a proposta foi aceita justamente porque a varejista se mostrou interessada em focar na melhoria da experiência dos “skoobers” — como são chamados os utilizadores da plataforma.

“Para resumir: sim, todos devemos comemorar muito a compra do Skoob pela Americanas, pois isso mostra que livros são importantes, que a leitura é importante e principalmente que nós (leitores), apesar de sozinhos em nossas leituras, somos muito importantes quando estamos juntos.” — Viviane Lordello, cofundadora do Skoob

Por fim, relembro que não é só a Americanas S.A. que está interessada no mercado livreiro. No ano passado, outra grande varejista, a Magazine Luiza, comprou a Estante Virtual, a plataforma de marketplace de livros novos e usados, que pertencia à Livraria Cultura desde 2017, por 31 milhões de reais.

Foto: Divulgação

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top