“A guerra dos tronos”: Finalmente, George R. R. Martin decide revelar pormenores sobre “The Winds Of Winter”

Já não era sem tempo! George R. R. Martin decidiu revelar, finalmente, alguns pormenores sobre o enredo de “The Winds of Winter”, o muito aguardado sexto e derradeiro volume da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo”. Curiosamente, o seu antecessor, “A Dança dos Dragões” foi publicado, em 2011, aquando da estreia da adaptação televisiva da série “Guerra dos Tronos” pelas mãos da HBO.

Para quem segue a série e já leu os livros, até agora, publicados, percebe que as linhas seguidas, pela HBO, nas últimas temporadas, já não foram escritas por Martin. A título de exemplo, posso enumerar alguns acontecimentos: a ressurreição de Jon Snow, a chegada de Daenerys a Westeros e a iminente guerra pela sobrevivência da raça humana.

O autor que começou a escrever “As Crónicas de Gelo e Fogo” há, aproximadamente, um quarto de século, manteve o enredo, talvez por demasiado tempo, longe da crescente curiosidade dos milhões de leitores e espectadores que possui, criando, neles, uma ansiedade desmedida. Até porque, aquilo que tem sido divulgado pelos media e, obviamente, nas redes sociais, este será o volume que possui o desenlace de toda a história.

Todos sabemos que a espera foi longa. Afinal, já passaram cerca de 7 anos desde o lançamento do quinto volume. Por essa razão, é com agrado que os fãs vêem alguns dos pormenores do enredo a serem revelados pelo próprio autor. Ainda assim, os leitores e fãs da série que achem que a leitura deste último livro é desnecessária, dado que já previram o final da saga, deviam saber que George R. R. Martin é um daqueles autores que sempre têm, claramente, vários truques na manga.

Relembro que o autor vai publicar., precisamente, daqui a um mês, a história das origens de uma das famílias mais importantes de toda a trama. a família Targaryen, à qual pertence, Daenerys, uma personagem que, na série da HBO, é interpretada pela atriz Emilia Clarke.

E, para o poder fazer, o autor leva-nos a viajar para Westeros, 300 anos do início da história narrada na sua magistral saga. Nessa altura, Westeros era governada por dragões.

Na edição americana, as ilustrações presentes, são a preto e branco, da autoria de Doug Wheatley e o livro terá 989 páginas.

No Brasil, a aquisição dos direitos de publicação de “Fire and Blood”, por parte da Companhia das Letras, criou uma imensa incredulidade no mercado editorial canarinho, visto que o autor, normalmente, era publicado pela LeYa Brasil.

Todavia, os leitores portugueses terão que esperar pelo início de 2019, uma vez que a edição portuguesa do primeiro dos dois volumes será editada pela Edições Saída de Emergência.

Se recuarmos ao final de “A Dança dos Dragões”, lembramo-nos da morte chocante de Jon Snow. Contudo, a sua ressurreição aconteceu, apenas, no início da 6ª temporada da aclamada e premiada série da HBO. Sér que Martin vai voltar a usar a mesma estratégia?

No que diz respeito a “The Winds of Winter, em declarações ao Hollywood Reporter, Martin confessou que “devia ter terminado ‘The Winds of Winter’ há quatro anos”, pois, esta lenta espera é um sentimento demasiado familiar para os seus milhões de fãs.

Revelou ainda que, em relação ao 6º volume, a dose de complexidade que percorre os seus livros anteriores vai manter-se, visto que é algo ao qual já nos habitou.

Assim sendo, para quem pensa que a desejada vitória de Daenerys é incontestável e 100% certa, não deve entusiasmar-se em demasia, pois, talvez isso não seja narrado pelo autor, exactamente, dessa forma.

Segundo o The Express, o novo livro deverá ter 1500 páginas, o que vai manter os leitores e fãs bastante entretidos. mas não será editado este ano. Provavelmente, só em 2019.

Por fim, através do seu blog oficial, George R. R. Martin explicou que o seu próximo livro, em algumas coisas, vai ser diferente da série mas, ao mesmo tempo, vai manter-se igual noutras: “Neste momento, provavelmente já há uma dúzia de personagens que morreram na série, mas que continuam vivos nos livros, por isso ia ser impossível que os dois ficassem iguais”.

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top