Game of Thrones: E se a origem dos Targaryen tiver as suas raízes na história da própria humanidade? (Parte 1)

O escritor George R. R. Martin começou a escrever “As Crónicas de Gelo e Fogo”, como uma trilogia, em 1991. Uma mão cheia de ano mais tarde, chegou-nos o primeiro volume, “A Guerra dos Tronos”. Depois seguiram-se “A Fúria dos Reis” e “A Tormenta de Espadas”. Porém, todo o enredo criado por sete famílias, o cenário medieval de Westeros, dragões, o trono de ferro e polvilhado por inúmeras linhas narrativas, deu origem, até ao momento, a mais 2 livros para além do que foi planeado, três contos derivados, algumas novelas e uma estrondosa adaptação para a televisão, através da HBO. Ainda assim, de onde vêm as raízes dos Targaryen, uma das mais importantes famílias retratadas nesta saga épica? Será que nasceram da história da própria humanidade?

Ser um membro da família Targaryen é, antes de qualquer outra coisa, na visão deles, pertencer a família divina. Além disso, orgulham-se da ligação única que têm com os seus dragões e acreditam, como estes, que não podem ser queimados.

Autor de enredos complexos, Martin já mostrou, ao longo dos seus livros, que gosta de mesclar ficção e conhecimento histórico, e os Targaryen são uma prova disso mesmo. Desde logo, porque são uma família que, ainda que descendam de uma família nobre, não provêm de Westeros mas de Valyria.

Depois, esta cidade tem muitas semelhanças com uma antiga civilização da Antiguidade Clássica. Valyria começou como uma pequena civilização numa península que acabou por se transformar num grande império. Conquistaram todo o mundo conhecido, construíram estradas, desenvolveram armas e criaram uma República onde todas as famílias ricas governariam em conjunto, em vez de se ajoelharem perante um único líder. O que é que isto vos faz lembrar? Contudo, o autor decidiu acrescentar dragões que expelem fogo e senhores loiros com olhos púrpura à cidade que nos leva, de regresso, até à capital do Império romano, a eterna Roma.

Seguindo o exemplo dos romanos, que moldou o mundo que conquistou à sua imagem, Valyria fez o mesmo em Essos. Na saga d’As Crónicas de Gelo e Fogo, na cidade de Essos, a base para os dialectos, falados pelos habitantes, é o latim, tal como o foi para o Português, Espanhol, Francês e Italiano, na Europa, durante vários séculos e até aos dias de hoje. Assim sendo, podemos considerar o “valiriano”, como um idioma derivado do latim.

Obviamente, como nada dura para sempre e, à imagem do que sucedeu com o gigantesco império romano, a Velha Valyria, o império que parecia inabalável, eventualmente caiu, numa catástrofe que destruiu toda a península e que só nos lembra Pompeia.

Quem já leu, sabe que só a família nobre dos senhores dos dragões sobreviveu à Perdição de Valyria e, por essa razão, chegaram a um novo continente, assim como o Império Romano chegou e conquistou a Grã-Bretanha – embora seja preciso fazer acrobacias para mudar a linha temporal da chegada dos romanos às ilhas britânicas. Sem contar que os romanos construíram, igualmente, uma enorme muralha, a norte, para impedir a entrada dos selvagens, ou escoceses, se o preferires.

Foto: Emilia Clarke a interpretar Daenerys Targaryen; Fonte: HBO

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
George R.R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como argumentista e produtor de séries e filmes de grande sucesso. Autor de várias coletâneas de contos e noveletas, foi em meados dos anos 90 que começou a sua obra mais famosa, As Crónicas de Gelo e Fogo. É a saga de fantasia mais vendida da atualidade e uma adaptação televisiva de grande sucesso foi produzida pela HBO. Autor multifacetado, a sua obra estende-se a géneros como o horror, a fantasia, a ficção científica. O autor vive no Novo México, com a sua mulher, Parris.

Sugestão de Leitura:

Leitores que residem em Portugal:
“Sangue e Fogo” – Volume 1, Parte 1, de George R. R. Martin (Edições Saída de EmergênciaWOOK):
https://www.wook.pt/…/sangue-e-fogo-a-historia-dos…/22283533
“Sangue e Fogo” – Volume 1, Parte 2, de George R. R. Martin (Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/…/sangue-e-fogo-a-historia-dos…/22619465

Leitores que residem no Brasil:
“Fogo e Sangue”, – Volume 1, de George R. R. Martin (Editora SumaLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/e5eb2a15-4d45-41ff-baa6-cef07…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top