A cidade de Paraty vai parar, sobretudo, para receber André Aciman, o autor do romance “Call me by your name”

Além da homenagem que será feita a Hilda Hilst, na edição deste ano na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, também, o extremamente aclamado André Aciman, autor de “Call Me By Your Name”, confirmou a sua presença no Rio de Janeiro. Recordo que o evento vai decorrer entre os dias 25 e 29 de Julho de 2018.

Numa época de total euforia, devido à realização da 90º edição dos Oscars, onde os cinéfilos desesperam para saber quem serão os grandes vencedores, o filme “Call Me By Your Name”, cujo livro foi, recentemente, publicado em terras de Vera Cruz pela Editora Intrínseca, concorre a quatro estatuetas, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, pois, Timothée Chalamet está nomeado, Melhor Argumento Adaptado e, ainda, Melhor Canção Original, visto que “Mistery of Love”, de Sufjan Stevens, está, igualmente entre os potenciais vencedoras.

Como se tudo isto não fosse, já, no mínimo, extraordinário, os leitores brasileiros vão ter a oportunidade de conhecer o autor, pessoalmente, uma vez que a organização da Feira Literária de Paraty confirmou, ontem, que Aciman é a primeira confirmação para a presente edição.

Quanto à narrativa, originalmente, publicada em 2007, o autor escolheu como cenário para o seu enredo, o norte de Itália, o que traz ao romance, alguns traços biográficos, dado que o autor e a sua família judia se exilaram no eterno país da “romanza”, após terem sido expulsos do Egipto.

Outro facto interessante é que como Aciman nasceu na cidade de Alexandria, a metrópole que, na antiguidade, albergou a maior biblioteca do mundo antigo. Logo, seria estranho se não gostasse de livros.

Na trama, Élio de 17 anos, recebe no verão, frequentemente, na sua casa situada numa pequena vila italiana, os assistentes do seu pai que é professor universitário. O que o jovem não está à espera, decididamente, é de se apaixonar, intensamente, por Oliver, um jovem americano de 24 anos.

Graduado pela Universidade de Harvard, este romancista, ensaísta e especialista em literatura do século XVII, é professor no The Graduate Center, na cidade de Nova Iorque, onde ensina Teoria Literária e Escrita Criativa. Adicionalmente, é apaixonado por Marcel Proust e, por esse motivo, nos últimos anos, tem se aprofundado nos seus estudos sobre o magistral autor da saga “Em Busca do Tempo Perdido”.

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top