Enquanto, parceiro das Edições Saída de Emergência, posso revelar-vos que nesta estreia muita coisa vai acontecer, nomeadamente, muita música e animação, a apresentação do catálogo BANG! 2018, a presença de vários autores nacionais, sessões de autógrafos, sessões de cosplay, diversos pré-lançamentos e workshops, uma exposição de ilustrações, a apresentação da revista BANG! e o encontro da criadora dos mundos das “Joias Negras” e “Os Outros”, com mais de 80,000 exemplares vendidos em Portugal, Anne Bishop, a convidada de honra, Não perca, tudo isto e muito mais, a 28 de Outubro, entre as 14h e as 21h, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.
Este evento é baseado na colecção BANG!, uma das mais reconhecidas, em Portugal, quando nos referimos à literatura fantástica. No entanto, a ficção científica e o horror, também, terão um lugar de destaque. Relembro que, no seu catálogo de autores, encontramos nomes como Terry Pratchett, George R. R, Martin, Victoria Aveyard, Robin Hobb e Anne Bishop, para citar apenas alguns deles.
Quanto à maior atracção desta 1ª edição do Festival BANG!, Anne Bishop reside em Nova Iorque e começou a sua carreira, escrevendo contos, ainda em tenra idade. Contudo, ao observar que era incapaz, na época, de criar grandes histórias, com a qualidade que desejava, deixou de escrever, afastando-se por largos anos.
Mais tarde, já em 1998, publicou a primeiro livro da trilogia das “Jóias Negras”, sob o nome de “Filha do Sangue”. Seguiram- se “A Herdeira das Sombras” e “A Rainha das Trevas”. É, sem dúvida, a sua trilogia mais aclamada, tanto pelos seus leitores como pela crítica, uma vez que, com esta obra, Bishop arrecadou um William L. Crawford Memorial Fantasy Award em 2000. De acordo com a apreciação da Locus Magazine, uma revista dedicada à fantasia à ficção científica, “A Trilogia das Joias Negras” é “hipnotizante … um mundo fascinante e sombrio … definitivamente, vale a pena ler”.
Boas leituras!