Considerada como um dos maioress eventos do mercado editrorial, a nível mundial, a edição digital da Feira de Frankfurt, que vai ter a presença de autores como Margaret Atwood, Bernardine Evaristo, David Grossman, entre muitos outros, vai contar com a presença de alguns autores canarinhos como Emilio Fraia, Jarid Arraes, Paulo Scott e Socorro Acioli. O evento decorre até ao próximo dia 18 de outubro.
Já há vários anos que o Brasil marca presença na Feira do Livro de Frankfurt, um dos eventos mais importantes do mercado editorial. As ações são desenvolvidas pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro, que é realizado através de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Neste ano de 2020, por meio da plataforma digital da feira, o Brasil terá, de 13 a 17 de outubro, uma programação que levará, ao público, questões sobre a literatura brasileira, as suas bases e os respetivos contextos, além dos editores que participarão dos espaços de marketing organizados pelo evento.
Como ponto de partida, o tema do primeiro encontro será a candidatura de São Paulo a capital mundial do Livro 2022, com a participação de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário Executivo de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. No dia seguinte, o webinar será sobre \”Histórias em quadrinhos, mangás e ilustrações\”, com a participação dos ilustradores Fido Nesti e Eloar Guazzelli. A mediação ficará nas mãos de Rodrigo Faria e Silva.
No dia 15, Helio Seixas, especialista na literatura de Machado de Assis, e a tradutora Flora Thomson-Deveaux, vão falar sobre Machado de Assis e os diversos aspectos de sua literatura. No dia 16, Sandra Javera, Tino Freitas, Eliandro Rocha e Thiago Lopes discutem a parceria entre ilustradores e escritores nos livros infantis; e no dia 17, Daniel Munduruku e Maurício Negro falarão sobre a literatura indígena no Brasil. Todas as conversas acontecerão às 11h.
No dia 17, o Brasil participa nas ações da Bookfest Online com conversas entre autores brasileiros. Paulo Scott e Jarid Arraes falarão sobre poesia, literatura e cores e Socorro Acioli e Emilio Fraia contarão um pouco sobre os seus trabalhos e sobre literatura contemporânea no Brasil.
Para finalizar de um jeito bem brasileiro, o Brazilian Publishers fará uma edição on-line do tradicional happy hour, que acontece, todos os anos, no estande do Brasil durante a Feira. O \”Momento caipirinha\” irá reunir o mixologista Paulo Ravelli e o escritor de gastronomia brasileira Breno Lerner. Lerner trará a história da caipirinha e Ravelli ensinará a receita, de forma detalhada. Para acompanhar, os músicos Gian Correa e Henrique Araújo tocarão \”Noites Cariocas\”, de Jacob do Bandolim.
Foto: Jarid Arraes/Divulgação
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!