A notícia foi avançada pelo jornal O Globo, na edição de hoje, e foi confirmada pela Porto Editora que, através da chancela da Sextante Editora, que edita os livros deste enorme autor brasileiro, em Portugal, desde 2010. Rubem Fonseca que completaria 95 anos, a 11 de maio deste ano, teve um enfarte, por volta da hora de almoço, no seu apartamento localizado no Leblon, no Rio de Janeiro. Ainda chegou a ser levado para o hospital Samaritano mas, infelizmente, não resistiu.
Num comunicado da Sextante Editora, o editor João Duarte Rodrigues declara:
\”José Rubem, querido amigo, maravilhoso e genial cultor da língua portuguesa, choram-no milhares de leitores portugueses, que todos os anos esperavam ansiosos pelo seu novo livro. Palavras precisas e sóbrias narram histórias duras, impiedosas para os falsos e os corruptos, onde a morte era sempre derrotada pela ironia e pela cultura. E, de surpresa, num recanto da página, discreta, uma referência à sua origem portuguesa que tanto prezava: um livro, uma comida, um vinho, uma paisagem. Momento sublime: nas Correntes d\’Escritas, na Póvoa de Varzim, em 2012, agradecendo o prémio atribuído ao seu romance \’Buffo & Spallanzani\’, diz, de cor, um soneto de Camões. Francisco José Viegas ofereceu-nos um dia o slogan perfeito: É Rubem, é bom! Já estamos cheios de saudades!\”
A sua estreia no mundo literário aconteceu, em 1963, com a coletânea de contos “Os Prisioneiros”. Para o jornal Folha de S.Paulo, Rubem Fonseca era dono de um estilo brutalista e os seus livros foram marcados “pela linguagem afiada e pela violência”. Nos primeiros anos da sua carreira literária, manteve-se como contista. À primeira coletânea sucedeu “A Coleira do Cão”, “Lúcia McCartney” e, ao completar a sua primeira década como autor, “O Caso Morel”, o seu primeiro romance.
Um par de anos mais tarde, edita “Feliz Ano Novo” — “citado como referência obrigatória de quase todos os escritores surgidos nas últimas décadas”, como expôs o Estadão, em dezembro de 2018. Neste livro que possui cinco contos e uma mão cheia daquelas que, no futuro, viriam a ser as narrativas e personagens-tipo de Fonseca, o livro acabou por ser censurado, um ano após a publicação, durante a ditadura, por ir contra a moral e os bons costumes. O autor tentou levar o livro novamente para as livrarias, mas só em 1985, com a queda do regime, é que voltou a ser vendido.
“O Cobrador”, uma das suas mais conhecidas obras, sai em 1979. Durante mais de uma década, Rubem Fonseca não viria a publicar nenhuma outra narrativa neste registo literário.
No que diz respeito ao romance “A Grande Arte”, ele é publicado em 1983 e entra diretamente para a seleção de títulos essenciais na obra do escritor, que chegou a disputar tops de vendas com Jorge Amado.
Exemplo da influência norte-americana na produção literária brasileira, a escrita de Rubem Fonseca conservou vitalidade até ao fim, com o último livro, uma coletânea de contos, há cerca de um ano e meio.
“O leitor encontra a mesma maestria na construção do ponto de vista, a mesma aguda ironia, a mesma limpidez de estilo das primeiras publicações, mas a serviço de histórias inusitadas, algumas aparentemente amenas, outras de uma violência estilizada, que, no entanto, no seu conjunto, acabam por compor um retrato profundamente crítico da humanidade” — Vera Figueiredo, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialista na obra de Fonseca, a propósito da publicação de “Carne Crua
Foto: Rubem Fonseca por Zeca Fonseca
Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da WOOK:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37
Sobre o autor:
Nasceu em Minas Gerais, Brasil, em 1925. É um dos mais prestigiados escritores brasileiros contemporâneos e um dos expoentes máximos da literatura de língua portuguesa. Traduzido em todo o mundo, foi galardoado com o Prémio Camões em 2003. É autor de uma vasta obra narrativa, escreveu romances, contos, crónicas, novelas e argumentos de cinema e tem vindo a ser publicada em Portugal, desde 2010, pela Sextante Editora, uma chancela da Porto Editora.
Leitores residentes em Portugal:
“A Grande Arte”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/li…/a-grande-arte-rubem-fonseca/11040838
“Agosto”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/agosto-rubem-fonseca/14318191
“Amálgama”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/amalgama-rubem-fonseca/15800522
“Axilas & outras histórias indecorosas”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/axilas-outras-historias-inde…/12940429
“Buffo & Spallanzani”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/bufo-spallanzani-rubem-fonse…/10018082
“Calibre 22”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/calibre-22-rubem-fonseca/21357803
“Carne Crua”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/carne-crua-rubem-fonseca/22818013
“Histórias curtas”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/historias-curtas-rubem-fonse…/17001049
“José”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/jose-rubem-fonseca/12940430
“O Selvagem da Ópera”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-selvagem-da-opera-rubem-fo…/16613804
“O Seminarista”, de Rubem Fonseca (Sextante Editora, Wook):
https://www.wook.pt/liv…/o-seminarista-rubem-fonseca/5789041
Leitores residentes no Brasil:
“Agosto”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/6f2a5e24-5646-4eb6-b8ab-5be64…
“Axilas e outras histórias indecorosas”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/932009ed-77ee-40a6-8bdd-d9f1d…
“Carne Crua”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/f3fd2a7d-5120-4de3-9b51-44434…
“Histórias Curtas”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/96777297-95c5-4b86-9316-8e22d…
“José”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/ecf4d293-d41b-437f-8b56-a4046…
“O Seminarista”, de Rubem Fonseca (Editora Nova Fronteira, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/e5315abe-c0c2-45d6-adf3-3e2b3…
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!