Entrevista com Sofia Neto, autora de “Supernova – A Explosão de Kingu”

Sem margem para dúvidas, Sofia Neto é uma jovem voz da literatura portuguesa que vem comprovar que não é por seguir a área das Ciências, neste caso, as Biomédicas, que não se pode ser escritora. Vencedora de um concurso de escrita romântica, promovido pela Bubok Portugal, em 2018, com “Supernova – A Explosão de Kingu”, é natural de Braga, e já tem o seu primeiro livro, em língua inglesa, “All Mighty Godric”, em fase de revisão. Para além disso, prepara “Supernova – O Império Zero”, o 2º volume da sua saga. Apesar de ser admiradora incondicional de J.K. Rowling, não descarta a importância de diversos autores de mangás na construção das suas obras.

I – Origens & Hábitos de Leitura

SEL – O que podes revelar das tuas origens para todos aqueles que não te conhecem?
Sofia Neto
– Tenho 20 anos e nasci em Braga, a cidade onde sempre vivi e estudei. Frequento a Universidade do Minho – Oficial, no 3º ano de Engenharia Biomédica, e sou uma apaixonada pela cultura pop! Com base nesse meu gosto, aos 15 anos, comecei o meu primeiro livro, “Supernova – A Explosão de Kingu”.

\”Desde sempre que gostei de inventar histórias, e criar os meus próprios mundos, em brincadeiras. Quando comecei a ler na escola, percebi que a escrita era uma forma mais “crescida” de o continuar a fazer.\” — Sofia Neto

SEL – Na tua família, tens alguém que goste de ler?
Sofia Neto –
Sim, os meus pais, principalmente. Infelizmente, os nossos géneros não coincidem muito, por isso, é difícil trocarmos recomendações.

SEL – Lembraste de qual foi o primeiro livro que leste na íntegra?
Sofia Neto –
Ui…acho que não! Lembro-me de alguns livros que li que me marcaram, mas, ao certo. o primeiro livro que terminei, infelizmente, não me recordo.

SEL – Quando é que percebeste que o teu gosto pela leitura era algo sério?
Sofia Neto –
Quando li, pela primeira vez, “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”, editado pela Editorial Presença, e o terminei num dia de férias de Verão… Nessa altura, eu ainda nem sabia que existiam mais seis livros. No entanto, rapidamente, os encontrei e também foram devorados.

SEL – Tens algum género literário e/ou algum(a) autor(a) favorito(a)?
Sofia Neto –
Sem dúvida que o Mistério e o Drama são os meus géneros prediletos. Autores tenho que realçar: a J.K.Rowling, que tanta felicidade me trouxe, e me “puxou” para o mundo da escrita. Tenho que mencionar, igualmente, autores de mangá (Banda desenhada japonesa), que me influenciaram muito, no início, como o Akira Toriyama, de Dragon Ball, ou a Hiromu Arakawa, de Fullmetal Alchemist.

SEL – Na tua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecias e que te arrebatou completamente?
Sofia Neto –
Sim. Tenho essa sensação, sempre que leio um livro que me surpreende. Normalmente, não conheço o autor até fazer alguma pesquisa pós-leitura, caso tenha gostado da mesma.

SEL – Quando estás a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largues a história?
Sofia Neto –
Sem dúvida, os mistérios e pormenores deixados ao longo do livro, que eu tenho a certeza que vão levar a algum lado, ou a grandes reviravoltas, são o que mais me motivam a não desistir de uma leitura.

SEL – Como marcas as citações que mais gostas num livro? Com tirinhas. sublinhas a lápis ou anotas num caderno?
Sofia Neto –
Normalmente, escrevo-as no telemóvel! É o mais prático para mim…

SEL – Num mundo cada vez mais globalizado, como vês o aumento de produção de e-books?
Sofia Neto –
Pessoalmente, eu prefiro, sempre que possível, adquirir os livros físicos. Tornam a experiência mais “real”… Gosto do barulho de mudar de página! Mas sou, também, a favor dos e-books, visto serem uma forma mais rápida e globalizada de adquirir o mesmo conteúdo.

II – Os primeiros passos na escrita

SEL – A tua decisão de começar a escrever aconteceu por acaso, ou surgiu como uma necessidade?
Sofia Neto –
Completamente por acaso! Na altura, eu estava a tentar criar a minha própria mangá, contudo, as ilustrações demoravam mais tempo do que, naquela época, eu tinha disponível. Por isso, comecei a anotar pequenos diálogos. Mais tarde, eles acabaram por se transformar em capítulos.

SEL – Existe algum ritual que faças antes de começar a escrever?
Sofia Neto –
Penso que sim, não sei se é bem um ritual, é mais uma mania… Só começo a escrever se souber que tenho “x” tempo seguido para o fazer. Sinto que escrever, pouco a pouco, um capítulo corta sequências de ideias essenciais.

III – Carreira como escritora

SEL – Ao te tornares escritora, e tendo começado como autora independente, qual era a tua visão sobre o mercado editorial?
Sofia Neto –
Sinceramente, não tinha qualquer tipo de visão… Era ainda mais nova, e estava, literalmente, às escuras.

SEL – Estás a preparar algum livro novo? Se sim, o que nos podes contar sobre ele?
Sofia Neto –
Sim! Neste momento, tenho acabado o meu primeiro livro em Inglês, chamado “All Mighty Godric”. Está, agora, em fase de revisão, e é sobre um rapaz, o Godric, que tentou tirar a própria vida, porém, foi impedido por uma rapariga com poderes para controlar o tempo. A rapariga prometeu ajudá-lo a arranjar razões para viver. Todavia, matreiro como o Godric é, as coisas começam a dar para o torto. Além desse livro, estou a desenvolver a sequela de “Supernova – A Explosão de Kingu”. Finalmente, posso revelar o título: “Supernova – O Império Zero”.

\”Escrevam algo que vos realize. Para além de tornar o processo menos cansativo, se estiverem satisfeitos com o vosso trabalho, de certeza que vão conquistar público que se identifique com os vossos gostos!\” — Sofia Neto

SEL – O que gostarias de ter sabido antes de ter começado a tua carreira?
Sofia Neto –
Que é preciso muita motivação, mesmo! Hoje em dia, infelizmente, já não se lê tanto, o que torna ainda mais difícil alcançar o sucesso.

IV – Supernova – A Explosão de Kingu

\"\"
Fonte: Bubok Portugal

SEL – Como e quando é que surgiu a ideia para escrever “Supernova – A Explosão de Kingu”?
Sofia Neto –
Eu gostava de desenhar e, por isso, antes sequer de ter pensado na história, já tinha diversas personagens ilustradas e cenários, o que me facilitou imenso a escrita! A história surgiu-me quando tentei juntar os meus desenhos preferidos, de uma forma credível, seguindo o exemplo da minha autora predileta, a J.K. Rowling, e de muitos autores de mangás.

SEL – As tuas origens têm ou tiveram alguma influência em alguma das tuas obras?
Sofia Neto –
As minhas origens pessoais, penso que não… foram, sobretudo, os meus gostos que me guiaram.

SEL – Como é que organizaste as ideias para escrever este livro? Fizeste um outline, esquemas, construíste uma linha temporal?
Sofia Neto –
Tudo! Com tantas reviravoltas que tinha planeadas, toda a organização e mais alguma, eram indispensáveis. Usei as imagens, os cenários, fluxogramas, linhas temporais…

SEL – Quando chegou a fase de criar as personagens, inspiraste-te em pessoas reais ou inventaste, simplesmente? Leste biografias durante esse processo?
Sofia Neto –
Inventei-as, simplesmente. Nesse processo, recorri a um pequeno truque que me facilitou, a criação da história. A cada uma, quando defini a sua personalidade, tive como base alguma “faceta” minha. Assim, tornou-se mais fácil manter as personagens coerentes, ao longo do livro, nas suas ações e decisões.

SEL – Consideras que és uma pessoa extremamente observadora? De que forma recolheste referências para a construção dos teus cenários?
Sofia Neto –
Não me considero muito observadora. Ainda assim, inspirei-me, de uma forma geral, em imagens de paisagens, principalmente.

SEL – Como foi, para ti, a fase de construção do mundo ficcional onde a história se desenrola?
Sofia Neto –
Foi a melhor fase! Como, nessa fase, ainda era muito inicial, tinha mais liberdade para deixar as ideias fluir, sem comprometer a história. Era só desenhar sem pensar muito, ainda, para que serviria o que eu estava a fazer…

SEL – Em que momento é que decidiste o título deste livro? Antes de escrever, durante a escrita ou com o manuscrito pronto, apenas?
Sofia Neto –
Desde o início, “Supernova” esteve lá. Era o que fazia mais sentido. Quando percebi que gostaria de transformar a ideia numa saga, tive que pensar na segunda parte do título, que ocorreu, mais ou menos, a meio do livro, quando já tinha decidido tudo o que ia acontecer, claro. Assim, surgiu “A Explosão de Kingu”.

SEL – Durante o processo criativo, o que é que foi mais difícil?
Sofia Neto –
Manter-me motivada nos capítulos mais difíceis de escrever, sem dúvida. Cheguei a ficar meses parada num capítulo em que acontecia muita ação descritiva…Foi um pesadelo terminá-lo!

SEL – Como é que lidaste com o bloqueio criativo?
Sofia Neto –
Levando o meu tempo, pensando em tudo em que eu estava mais entusiasmada, naquilo que ainda estava por escrever nos capítulos seguintes, e em todas as ideias que ainda tinha por explorar!

SEL – Quanto tempo demorou a escrever “Supernova – A Explosão de Kingu”?
Sofia Neto –
Por volta de 3 anos, durante o meu ensino secundário, razoavelmente.

V – Publicação

SEL – Como é que a Bubok Portugal chegou até ti?
Sofia Neto –
Através de um concurso de escrita romântica. Já tinha a obra concluída, por isso, sem pensar muito, enviei-a.

SEL – Já tinhas enviado algum manuscrito para uma editora, antes?
Sofia Neto –
Não. Foi o primeiro manuscrito e a primeira editora para onde enviei. Tive mesmo muita sorte!

SEL – O que te passou pela cabeça quando percebeste que o teu livro ia ser publicado?
Sofia Neto –
Primeiro, senti muito orgulho e felicidade pela obra ter sido reconhecida. Depois, fiquei um bocadinho nervosa ao pensar que, talvez, tivesse que dar entrevistas, porque sou, naturalmente, tímida. Acabei por conseguir abstrair-me de tudo e, quando dei por mim, estava a pensar em como viria a ser a capa do livro!

SEL – Qual é a fase do processo de lançamento que mais te empolga?
Sofia Neto –
Neste momento, é ter o feedback! Gosto de saber qual a impressão com que os leitores ficaram para poder melhorar e perceber, ao mesmo tempo, quais são os pontos mais fortes para investir mais neles.

SEL – Para terminar, o que diz o teu “eu literário”, neste momento?
Sofia Neto –
Diz que está muito realizado, e desejoso de continuar a escrever!

Foto: Sofia Neto/Instagram

Segue a Sofia nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/Supernova.AExplosaodeKingu/
Instagram: https://www.instagram.com/sofia.ia.neto/

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Supernova – A Explosão de Kingu”, de Sofia Neto (Bubok Portugal):
https://www.bubok.pt/livros/…/Supernova–A-Explosao-de-Kingu

Leitores residentes no Brasil:
“Supernova – A Explosão de Kingu”, de Sofia Neto (Bubok Portugal, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Supernova-Explos%C3%…/…/B07M85TG9K

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top