Aquilo que, no início, era um espaço só para ela,o Blogue Mil Estrelas No Colo tornou-se num blog, nas suas palavras, mais complexo, cresceu e, desde Maio de 2018, voou para o YouTube. Natural da Madeira, Sandra Sousa Andrade, que é psicóloga, considera-se uma leitora voraz e, apesar de eleger os romances contemporâneos e históricos como os seus favoritos, tem vindo a desenvolver um gosto especial por literatura policial. Actualmente, escreve, quinzenalmente e aos sábados, uma crónica mais pessoal na revista Açúcar, do Jornal da Madeira, e tem uma rubrica sobre livros no programa Madeira Viva RTP-Madeira, na RTP Madeira.
SEL – Como é que se tornou leitora?
Sandra Sousa – Sinceramente, não me lembro. Segundo a minha mãe, ainda antes de saber ler, já lia! Pegava nos livros, abria e começava a ler como se soubesse o que estava a ler.
SEL – Na sua família, tem alguém que goste de ler?
Sandra Sousa – Ninguém, eu fui a única que nasceu com este gosto.
SEL – Lembra-se de qual foi o primeiro livro que leu, na íntegra?
Sandra Sousa – Para ser sincera, não me recordo, mas penso que foi um livro de banda desenhada com a história do “Aladdin” ou de “A Bela e o Monstro”.
\”Quando tinha 13 anos e li, pela primeira vez, “O Monte dos Vendavais”, de Emily Brontë.\” — Sandra Sousa
SEL – Tem algum género literário ou algum(a) autor(a) favorito(a)?
Sandra Sousa – Os meus género literários favoritos são os romances contemporâneos e históricos. No entanto, gosto muito de policiais.
SEL – Na sua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecia e que te arrebatou completamente?
Sandra Sousa – Sim claro, já houve vários que li, pela primeira vez, e que me deixaram completamente viciada e, por essa razão, tive de ler todos os livros que existiam traduzidos em Portugal… Alguns exemplos são: Colleen Hoover, Dorothy Koomson e Sarah MacLean, entre outros.
SEL – Quando está a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largue a história?
Sandra Sousa – Acho que esta questão é difícil de responder, porque os livros são todos diferentes e todos têm um pormenor ou outro que me cativa mais. Ainda assim, as histórias que mais me prendem são aquelas em que os personagens principais são muito sofridos ou têm algum segredo, que temos de ler para descobrir. e que só no final é desvendado. Adoro livros que me façam doer o coração e que me coloquem a chorar!!
SEL – Como marca as citações que a marcam num livro? Com post-its. sublinha com o lápis, anota num caderno?
Sandra Sousa – Marco com com post-its e às vezes nem marco, sou muito distraída com essas coisas.
SEL – Num mundo cada vez mais globalizado, como vê o aumento de produção de e-books?
Sandra Sousa – Acho óptimo, é o futuro.
SEL – Já pensou, alguma vez, em ser escritora?
Sandra Sousa – Penso nisso todos os dias
SEL – Se sim, tem alguma ideias em mente?
Sandra Sousa – Sim, tenho duas ideias que gostaria de passar para o papel.
SEL – Como foi, para si, tomar a decisão de criar um blog?
Sandra Sousa – Foi muito simples, no início, era só para manter um registo do que lia mas, mais tarde, mudou para algo bem mais complexo.
\”Tem de ter paciência e gostar de escrever. Paciência, visto que, às vezes, com o trabalho e com a agitação do dia-a-dia, ficamos sem vontade para escrever opiniões e porque, ocasionalmente, não sabemos bem o que escrever sobre os livros.\” — Sandra Sousa
SEL – Na sua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Sandra Sousa – Talvez, o mais difícil seja o reconhecimento que todos queremos quando criamos um blogue, dado que, indubitavelmente, queremos que as pessoas nos leiam e isso nem sempre acontece…
SEL – Conhece algum livro que possa indicar que esteja relacionado com a criação de blogs que possa ser útil a quem gosta da blogosfera?
Sandra Sousa – Boa questão. Não conheço nenhum. Acho que o ideal é conhecer e ler muitos blogs do mesmo gênero… isso vai ajudar imenso.
SEL – O que gostaria de ter sabido antes de começar esta aventura?
Sandra Sousa – Acho que nada, eu gosto do percurso que fiz porque temos sempre que começar por algum lado e, com o tempo, vamos aprendendo.
SEL – Como se organiza e planeia o tempo que tem e a publicação dos conteúdos?
Sandra Sousa – Antes, quando tinha mais tempo, organizava muito mais os conteúdos, tentava publicar um dia sim, um dia não. Hoje em dia, já não consigo fazer isso. Publico sempre que posso, até porque tenho outras redes sociais que me tiram imenso tempo, como é o caso do YouTube, do Instagram e do Facebook.
\”Foi, sem dúvida alguma, o blog que me tornou numa leitora voraz. Já o era, mas, depois de criar o blog, senti uma maior vontade de ler, principalmente, as novidades, para que as pessoas soubessem o que comprar.\” — Sandra Sousa
SEL – Como lida com os comentários negativos?
Sandra Sousa – Vejo-os, sempre, como críticas construtivas, se forem comentários ofensivos, ignoro, simplesmente.
SEL – Qual é a sua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Sandra Sousa – Acho óptimo, é uma forma de crescermos e de tornar o nosso trabalho mais rentável. No entanto, tem de ser feito de uma forma séria e não apenas para irmos à “caça de livros”. Temos de saber ver o que gostamos, se nos identificamos com o que a editora publica e, acima de tudo, devemos sempre manter-nos fiéis àquilo que acreditamos e não escrever coisas positivas para agradar, somente.
Foto: Sandra Sousa/Instagram
Deixo, abaixo, os links para as redes sociais da Sandra Sousa:
Blog: https://estrelasnocolo.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/Milestrelasnocolo/
Instagram: https://www.instagram.com/sandramilestrelas/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzWGz8r27IO70PEvCHOo_dQ
O que acharam da entrevista?
Gostariam que o Sonhando Entre Linhas entrevistasse outro blogger?
Digam nos comentários, estamos abertos às vossas sugestões!
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!