Entrevista com Mariana Gonçalves, do canal Sonho de Estante

Com Sarah J. Maas e Julia Quinn, Mariana Gonçalves descobriu os seus dois géneros literários de eleição. Ainda assim, ela é uma leitora e booktuber que lê um pouco de tudo. A residir em Brasilia, esta jovem é a criadora do canal Sonho de Estante. A sua convivência com os livros começou, ainda em criança e, mais tarde, foi arrebatada com a escrita de Machado de Assis. Nessa época, contribuiu a leitura de algumas obras do autor, sem a pressão da escola. Dessa forma, aproveitou melhor a experiência. Conheçam melhor esta amante da literatura com esta entrevista concedida ao Sonhando Entre Linhas.

I – Leitura

\”Desde pequena, fui muito incentivada pela família e na escola também, então, sempre tive contacto com os livros.\” — Mariana Gonçalves

 SEL – Na sua família, tem alguém que goste de ler?
Mariana Gonçalves – Sim. Mãe, avós, tios, mesmo que alguns não leiam mais, sabem da importância dos livros. 

SEL – Você se lembra de qual foi o primeiro livro que leu, na íntegra?
Mariana Gonçalves – Não me lembro do primeiro, mas o que mais me marcou quando era criança foram os livros da Pippi Meialonga, de Astrid Lindgren.

SEL – Quando é que percebeu que o gosto pela leitura era algo sério?
Mariana Gonçalves – Ainda com os meus 6 anos, quando, além de ler, resolvi escrever pequenos versos e acabei por vencer alguns concursos na escola. Essas pequenas vitórias deixaram-me mais motivada para procurar novas histórias. Acho que, desde então, nunca me viram sem um livro nas mãos.

\”Os meus dois géneros literários favoritos são fantasia e romance de época. As minhas autoras favoritas são Sarah J. Maas, para fantasia, e Julia Quinn, para romance de época.\” — Mariana Gonçalves

SEL – Na sua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecia e a arrebatou completamente?
Mariana Gonçalves – Machado de Assis. Acho que dei mais valor ao autor quando li, fora da pressão da escola, e pude aproveitar melhor a leitura.

SEL – Quando está lendo um livro, qual é a característica que faz com que não largue a história?
Mariana Gonçalves – Eu gosto da ação, então, livros com personagens fortes, que não tem medo de enfrentar seus medos e estão sempre me deixando ávida pela próxima aventura, a próxima confusão haha

SEL – Como marca as citações que você ama num livro? Com post-its, sublinha a lápis ou anota num caderno?
Mariana Gonçalves – Quando vejo que o livro vai trazer-me muitas reflexões, eu marco com caneta mesmo, mas quando é um livro mais leve, uso post-its.

II  – Booktube

\”As maiores vantagens de pertencer ao Booktube sempre vão ser: as pessoas que conhecemos, o ambiente para falar sobre um assunto eu que amo e a responsabilidade adquirida. O lado negativo são: as críticas, ao estar na internet, preciso estar aberta à opinião de todos e saber, sempre, aprender com os erros, a pressão e a desvalorização, principalmente, por ainda ser um canal pequeno.\” — Mariana Gonçalves

SEL – Como é que foi, para você, tomar essa decisão? 
Mariana Gonçalves – Foi bem difícil, porque eu era muito tímida e morria de medo de fracassar, mas se não tentasse nunca ia saber.

SEL – Para você, qual é a característica essencial que alguém que queira ser booktuber deve ter?
Mariana Gonçalves – Amor pelo que faz. Ler não tem que ser uma obrigação e quem quer fazer este tipo de conteúdo tem que ter cuidado para não deixar isso acontecer. Mesmo quando se torna uma profissão. 

SEL – Na sua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Mariana Gonçalves – Ter apoio de quem você conhece, família ou amigos. Perguntavam-me porque é que que eu ia falar de livros na internet, mas eu sabia que queria compartilhar minhas experiências e, assim como fui influenciada, queria influenciar outras pessoas a lerem mais.

SEL – Sendo uma leitora que mora em Brasília, qual é a sua visão sobre a criação de eventos literários no seu país?
Mariana Gonçalves – Os eventos acontecem, mas a divulgação é pouca, então, a menos que estejamos sempre a pesquisar diretamente da fonte, fica difícil participar em todos. Mesmo morando na capital, sinto que o investimento é pouco, dado que os eventos estão concentrados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

\”A organização para produzir os conteúdos é uma das partes mais divertidas. Sou do papel e caneta, então, mantenho um caderno onde anoto todas as ideias e conforme um mês se aproxima do fim, já começo a ver o que é mais interessante de publicar no momento. Tento combinar o conteúdo com alguma data especial do mês. E não fico só no meio literário, procuro ver o que está em alta no geral e ver como posso trazer isso para os livros.\” — Mariana Gonçalves

SEL – Você tem algum ritual antes de começar a gravar?
Mariana Gonçalves – Nada muito específico, procuro manter o local organizado, para não me perder, e manter tudo que preciso próximo de mim.

SEL – Como você lida com o feedback negativo nos seus vídeos?  
Mariana Gonçalves – É mais uma forma de aprendizagem, então, procuro refletir sobre o que fez a pessoa criticar o meu trabalho e procuro aperfeiçoar-me, cada vez mais. Mas, é impossível agradar a todo o mundo, por isso, priorizo meu bem-estar, a minha essência. Não vou mudar o meu jeito ou o meu gosto literário porque recebi uma crítica.

SEL – Qual é a sua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Mariana Gonçalves – Esse é um assunto que tem sido bem discutido. Nós, leitores, iniciamos uma página para falar de livros por amor e a partir do momento que fechamos uma parceria vem a pressão para ler uma obra, prazos e, em alguns casos, restrições sobre o que deve ser comentado. Uma parceria tem que ser algo bem planeado. E muitos leitores vêem um “não” como uma afirmação de que o que ele está a fazer é errado e isso é bem desmotivador.

\”Agora, depois de ter canal, tenho uma maior percepção aos detalhes. Antes, eu lia o livro e pensava se gostei ou não e partia para o próximo. Hoje, eu presto mais atenção ao que aquele livro representa, que mensagem o autor(a) quis passar, o que posso aprender com essa história.\” — Mariana Gonçalves

Foto: Mariana Gonçalves/Instagram

Siga a Mariana Gonçalves:
Canal Sonho de Estante: https://www.youtube.com/channel/UC18OVCO_jVXP3FZ4yLJhmNQ
Instagram: https://www.instagram.com/sonhodeestante/
Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/2391747

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top