Num momento de depressão, resolveu criar o blog Lê & Ler e, dessa forma, compartilhar o amor pelos livros, algo que possui desde criança. Leatrice Barros é uma jovem carioca que, aos 24 anos, é uma leitora voraz, frequentadora de diversos eventos literários e, naturalmente, apaixonada pelo mundo literário. É fã de R.J. Palácio, gosta de romances, thrillers e histórias de suspense.
I – Origens & Hábitos de Leitura
SEL – O que pode revelar das suas origens para todos aqueles que não a conhecem?
Leatrice Barros – Bom, o meu nome é Leatrice, tenho 24 anos. Sou brasileira, moro em Niterói, uma cidade próxima ao Rio de Janeiro.
SEL – Como se tornou leitora?
Leatrice Barros – Eu aprendi a ler com quatro anos e, desde aí, nunca parei.
\”Eu sou de uma família que gosta de ler, ainda que cada um tenha as suas preferências individuais. A minha mãe sempre incentivou muito, então, receber livros de presente sempre foi algo corriqueiro e que ajudou a criarmos o hábito.\” — Leatrice Barros
SEL – Você se lembra de qual foi o primeiro livro que leu, na íntegra?
Leatrice Barros – Não faço ideia. Mas lembro-me de um livro que me marcou muito e só descobri que é de um autor brasileiro: “O mágico desinventor”, em adulta. Ele fez-me rabiscar algumas histórias, quando era criança.
SEL – Quando é que percebeu que este gosto pela leitura era algo sério?
Leatrice Barros – Acredito que quando eu passava horas, sentadas, a escrever, enquanto as outras crianças ficavam a brincar e a correr.
SEL – Na sua experiência de leitura, já houve algum autor que não conhecia e a arrebatou completamente?
Leatrice Barros – Muitas vezes. Costumo participar de muitos eventos literários, então, conheço novos autores, frequentemente. E eles, primeiro, conquistam-me como pessoas, o que deixa a leitura com um gosto diferente.
SEL – Quando está a ler um livro, qual é a característica que faz com que não largue a história?
Leatrice Barros – Hmm, quase não largo o livro. Acho que aqueles em que a escrita é leve e os parágrafos terminam com um suspense. No geral, eu quase não largo um livro, a não ser que o personagem não me conquiste.
\”Não sou muito boa em escolher favoritos (risos). Mas existem aqueles livros que nos marcam, de alguma forma que nos lembramos de trechos… Gosto muito de “Extraordinário” (Wonder), de R.J. Palacio, pois tem uma mensagem bonita desde o momento da criação da história. Sobre o gênero literário favorito, gosto muito de suspense/thrillers e um romance, de vez em quando, cai bem.\” — Leatrice Barros
SEL – Como marca as citações que te marcam num livro? Com post-its, sublinha a lápis, anota num caderno?
Leatrice Barros – Post-its ou marca texto. Depende. Livros das aulas de literatura, com os dois. Os outros só post-its mesmo!
SEL – Num mundo cada vez mais globalizado, como vê o aumento de produção de e-books?
Leatrice Barros – Acredito que é uma forma de expandir a leitura, da mesma forma que os audiobooks. Um jeito de mantermos os nosso hábitos, mesmo num mundo cada vez mais corrido. É prático e com um leitor digital, não fica ruim. Por outro lado, tenho a certeza de que não pararemos de ler os livros físicos por nada. Nós gostamos de sentir o cheirinho do livro.
II – Vida de Blogueira
SEL – Como foi, para você, tomar a decisão de criar um blog?
Leatrice Barros – Eu estava num momento depressivo e criar o blog foi uma forma de me distrair e reconectar com um hábito que sempre gostei muito.
SEL – Na sua opinião, o que é mais difícil para quem quer iniciar este caminho?
Leatrice Barros – A concorrência é alta e fazer um bom conteúdo demora. É preciso pensar na foto, nos detalhes da resenha e nem sempre somos valorizados por isso. Principalmente pelas editoras.
\”Para quem quer ser blogueiro(a), a paixão pelos livros e o respeito pelos seguidores são essenciais. Não nos podemos esquecer do motivo pelo qual estamos ali, que é compartilhar o amor.\” — Leatrice Barros
SEL – Depois da criação do blog, como é que vê a sua evolução como leitora?
Leatrice Barros – Juntamente com a faculdade, fiquei um tanto mais crítica.
SEL – Sendo uma leitora e blogueira que reside no Rio de Janeiro, acha que a cidade tem um bom número de eventos literários?
Leatrice Barros – O Rio de Janeiro tem muitos eventos, sejam eles grandes ou pequenos. O que é bom, porque temos acessos a autores independentes e publicados por editoras.
SEL – Como é que você se organiza e planeja o seu tempo para a publicação dos conteúdos?
Leatrice Barros – Olha, nem sempre eu sou organizada, confesso. Durante a rotina, é bem complicado conciliar trabalho, faculdade e blog. Tento usar o Trello, para planear com um pouco de antecedência.
\”Antes de ter comeado, gostaria de ter sabido que o universo literário é repleto de intrigas, como eu acredito que seja em qualquer ramo da arte.\” — Leatrice Barros
SEL – Como você lida com os comentários negativos?
Leatrice Barros – Graças a Deus, eu não tive comentários negativos. No entanto, acredito que faça parte do processo. Precisamos de aprender a lê-los e, estando certos, de alguma maneira, procurar evoluir.
SEL – Qual é a sua opinião em relação às parcerias com autores e/ou editoras?
Leatrice Barros – Particularmente, eu não tenho feito mais parcerias. Com a correria da rotina, não gosto de me ater a prazos que posso não conseguir cumprir. Aqui no Brasil, o blogueiro recebe o livro, e alguns marcadores, às vezes, em troca de uma opinião. Nem sempre temos a liberdade de escrever o que realmente achamos.
SEL – Para terminar, o que diz o seu “eu literário”, neste momento?
Leatrice Barros – Para não desistir da literatura, por mais difícil que seja viver imerso nela!
Foto: Leatrice Barros
Siga a Leatrice Barros:
instagram (Blog): https://www.instagram.com/leeler_blog
Instagram (Pessoal): https://www.instagram.com/leatricebarros
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!