Falecido em 2008, com \”Rendezvous with Rama\”, o consagrado autor britânico Arthur C. Clarke venceu os prémios Hugo e Nébula e esta permanece como uma das mais fascinantes jornadas de descobrimento da ficção científica. Em terras portuguesas, o único livro do escritor reeditado foi “2001: Odisseia no Espaço” em maio deste ano pela Edições Saída de Emergência.
A partir do momento em que o realizador canadiano Denis Villeneuve se tornou um nome sólido na indústria de Hollywood, ele tem-se especializado na área da ficção científica. Depois de “O Primeiro Encontro”, “Blade Runner 2049” e da nova versão de “Duna”, agora vem aí “Rendezvous with Rama”.
Do mesmo que autor que escreveu “2001: Odisseia no Espaço”, este livro nunca foi adaptado ao cinema ou à televisão. Já se sabe, no entanto, que Morgan Freeman e Lori McCreary são os produtores que adquiriram os direitos de adaptação e que estiveram em contacto com o escritor britânico.
Em termos de narrativa, após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas criaram um sistema de monitoramento para evitar que catástrofes como essa voltassem a acontecer.
Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha, alarmada, a chegada de um novo objeto de proporções inimagináveis que avança na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar o que se imagina ser um meteoro colossal, mas que se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.
No Brasil, Clarke tem várias obras publicadas pela Editora Aleph, nomeadamente, “2001: Odisseia no Espaço”, “Encontro com Rama”, “O Fim da Infância”, entre outras.
Além deste projeto, Denis Villeneuve vai realizar pelo menos a sequela de “Duna” e estará responsável por alguns dos episódios do spinoff televisivo “Dune: The Sisterhood”. Adicionalmente, também foi apontado que o cineasta poderia dirigir o próximo filme centrado em “Cleópatra”.
Sobre o autor:
Considerado um dos escritores máximos da ficção científica do século XX, Arthur C. Clarke ganhou inúmeros prémios internacionais pela sua obra ficcional, pelos seus escritos científicos e por sua inabalável confiança no potencial humano, que fez dele um verdadeiro visionário. Entre os seus trabalhos mais notáveis estão “O Fim da Infância”, “Encontro com Rama”, “As Fontes do Paraíso” e “2001: Uma Odisseia no Espaço”, sendo que este último foi imortalizado no cinema por Stanley Kubrick. Clarke faleceu na cidade de Colombo, no Sri Lanka, onde residia, a 18 de março de 2008, com 90 anos, e deixou um legado literário impressionante, com mais de 100 milhões de livros vendidos.
Sugestão de Leitura:
Leitores residentes no Brasil:
“Encontro com Rama”, de Arthur C. Clarke (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/encontro-com-rama-3-ed-2020/artigo/abce62ba-0689-47d7-a9a2-b2b08b39b24d
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!