Em outubro, \”Anos de Chumbo e Outros Contos\” apresenta o seu lado de contista pela primeira vez

Com alusões ocasionais à barbárie dos tempos atuais, em \”Anos de Chumbo e Outros Contos\”, a sua estreia a escrever contos, Chico Buarque ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos dos enredos.

Anos de chumbo não é um autorretrato elíptico, tampouco um livro de ruptura ou um acerto de contas. Pois há muita força também em suas continuidades: a atmosfera melancólica de ficções anteriores persiste, e há espaço até para a ternura.” – Alejandro Chacoff, jornalista e escritor

\"\"
Fonte: Companhia das Letras

Menos de dois anos após o lançamento do seu último livro, o romance \”Essa gente\”, Buarque volta a publicar novo trabalho, desta vez uma coletânea de contos. \”Anos de Chumbo e Outros Contos\”.

Já em pré-venda, o livro chega às livrarias brasileiras a 22 de outubro. Nessa mesma data, a Companhia das Letras presenteia os leitores igualmente com uma edição especial de 30 anos do romance \”Estorvo\”, acrescida de textos de Roberto Schwarz, Sérgio Sant’Anna, Marisa Lajolo e Augusto Massi e projeto gráfico especial.

Nos oito contos que formam \”Anos de Chumbo\”, o autor introduz um rol de personagens e situações: Uma jovem e o seu tio; um grande artista sabotado; um desatino familiar; Uma moradora de rua solitária; um passeio por Copacabana; um fã fervoroso de Clarice Lispector, etc.

Em declarações à Agência Lusa, a Companhia das Letras Portugal confirmou que a edição portuguesa chegará às livrarias portuguesas no próximo dia 2 de novembro. Além disso, para reforçar essa mesma ideia, a casa editorial revelou que a capa já foi pedida e o texto está pronto.

Foto: Chico Buarque por Leo Aversa

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro em 1944. Compositor, cantor e ficcionista, é um dos mais célebres e admirados artistas de língua portuguesa. Publicou várias peças de teatro, entre as quais a “Ópera do Malandro”, e uma novela antes de se estrear no romance, em 1991, com “Estorvo”, pelo qual recebeu o prémio Jabuti. Seguiram-se “Benjamim” (1995), “Budapeste” (2003) e “Leite Derramado” (2009), estes últimos distinguidos com o prémio Jabuti para melhor romance do ano. No mais recente romance publicado, “O Irmão Alemão” (2014), Chico Buarque relata a busca por um irmão desconhecido. Todos os seus romances estão publicados em Portugal pela Companhia das Letras, assim como “Tantas Palavras”, um livro que reúne todas as suas letras acompanhadas por um retrato biográfico escrito por Humberto Werneck. Em 2019 viu a sua obra literária reconhecida pelo Prémio Camões, a mais alta distinção para autores de língua portuguesa.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
“Anos de Chumbo e Outros Contos”, de Chico Buarque (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/anos-de-chumbo-e-outros-contos-1-ed-2021/artigo/9a8a93fa-4406-4116-af97-b1893339a571

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top