Elsinore vai editar “The sellout”, de Paul Beatty, romance vencedor do Prémio Man Booker Prize 2016, em Portugal

A editora Elsinore, chancela da 2020 Editora, não ficou indiferente ao reconhecimento atribuído a Paul Beatty, após este ter vencido o Man Booker Prize 2016. A edição portuguesa da obra “The sellout” será editada no próximo mês de maio.

O que será que a Oneworld tem? No espaço de dois anos, dois dos seus autores venceram um Man Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários para obras de ficção e não ficção, escritas na língua de Sua Majestade, Isabel II.

Na cerimónia de entrega do galardão, o autor emocionado comentou: “Não quero ser dramático e dizer que a escrita me salvou a vida, mas a escrita deu-me uma vida”.

“The sellout”, de Paul Beatty
(Romance vencedor do Man Booker Prize 2016,
ed. Oneworld Publications, 304 páginas)

Esta narrativa satírica escrita por Beatty, retrata as relações raciais nos EUA dos dias de hoje. Ao trazer novamente a escravidão e a segregação, o afro-americano Bonbon demonstra o seu ponto de vista, desejando afirmar-se perante a sociedade americana.

A obra foi comparada pelo Wall Street Journal com outra sátira, um verdadeiro clássico da literatura do século XVIII, “As viagens de Gulliver”, obra escrita pelo incontornável escritor anglo-irlandês Jonathan Swift.

Paul Beatty é um poeta e romancista norte-americano, nascido em Los Angeles em 1962. Ele marcou de forma indelével o ano literário de 2016. Com o seu romance “The sellout”, tornou-se o primeiro autor norte-americano a vencer o Man Booker Prize, algo que nunca ninguém tinha conseguido antes.

“Uma espécie de Obama literário”, uma vez que tem em comum com o ex-presidente americano Barack Obama, o facto de ser negro. 

Sobre o autor:
Nascido a 9 de junho de 1962, em Los Angeles, Paul Beatty é escritor, poeta e professor, publica os seus poemas desde 1991 e chegou a vencer competições de Poetry Slam. Em 2016, tornou-se o primeiro autor americano a ganhar o Man Booker Prize com o romance “The sellout”, no qual aborda, com humor cáustico, o racismo nos Estados Unidos. Vive em Nova Iorque, onde leciona escrita criativa na Universidade de Columbia.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal
“The sellout” [Edição em língua inglesa], de Paul Beatty (Oneworld Publications, Wook);
https://www.wook.pt/livro/the-sellout-paul-beatty/18887539

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top