Dom Quixote, chancela da LeYa Portugal, vai publicar \”Doramar ou a odisseia\”, de Itamar Vieira Junior em fevereiro

\"\"
Foto: Itamar Vieira Junior por Adenor Gondim

No mês em que completa dois anos após a publicação de \”Torto Arado\” em Portugal, o romance magistral que venceu a edição de 2018 do Prémio LeYa, ao qual se seguiram o Prémio Jabuti e o Prémio Oceanos no Brasil em 2020, onde nos apresentou as inesquecíveis irmãs Bibiana e Belonísia, Itamar Vieira Junior está prestes regressar às livrarias portuguesas, ainda que, desta vez, nos traga uma coletânea com 12 contos, alguns já publicados anteriormente e outros inéditos, intitulada \”Doramar ou a odisseia\”.

\"\"
Fonte: Publicações Dom Quixote

Num diálogo permanente com as questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar narra um conjunto de histórias atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país, a um só tempo.

Parte dos textos deste volume foram publicados em \”A oração do carrasco\” (2017), finalista do Prêmio Jabuti em 2018. A estes, foram acrescidos outros, inéditos em livro.

Lidos na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos. Assim, contos como \”A floresta do Adeus\”, \”Voltar\” e a história que dá título a este volume falam de personagens femininas que enfrentam as condições mais adversas.

Outros, trazem luz sobre o nosso passado escravocrata, evocam a cultura afro-brasileira (\”Farol das almas\”, \”Alma\”), a ancestralidade indígena (\”O espírito aboni das coisas\”), a marginalidade e a loucura (\”Manto da apresentação\”, sobre o artista Arthur Bispo do Rosário).

E ainda há espaço inclusive, na imaginação de Itamar, para uma história como \”Na profundeza do lago\”, em que algo de gótico se insinua pelas franjas da trama.

Adicionalmente, quero realçar que o conto \”Voltar\”, que foi especificamente para o filme, conta a história de um engenheiro responsável pela construção de uma hidrelétrica que só não começa imediatamente por causa de uma mulher que não aceita deixar a sua casa. Esta foi a inspiração para a longa-metragem “Ventre”, assinada por Felipe Hirsch e com desenvolvimento artístico da Globo Filmes, sendo que neste momento, o projeto acabou de entrar em pré-produção e ainda não tem previsão de lançamento.

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. É geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. “Torto Arado”, o seu primeiro romance, publicado em Portugal, pela LeYa, e no Brasil, pela Todavia, foi galardoado com o Prémio LeYa em 2018. Já em 2020, venceu o Prêmio Jabuti e o Prêmio Oceanos. Escreve para o jornal Rascunho e, a partir de Abril, também passou a escrever para a Ilustríssima, que faz parte da Folha de São Paulo. En junho de 2021 publicou “Doramar ou a odisseia”, pela Editora Todavia.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (LeYa Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/torto-arado-itamar-vieira-junior/22818702

Leitores residentes no Brasil:
“Doramar ou a odisseia”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/doramar-ou-a-odisseia-historias-1-ed-2021/artigo/afb8ab28-f7a0-4dad-9e16-e43d05968a7c
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/torto-arado-1-ed-2019/artigo/c253ee34-2b2b-42ed-bd21-831f850970d2

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top