Dia do Livro Português: 6 autores portugueses que todos deveriam ler

Ainda que o tenha feito com um ligeiro atraso, obviamente, não poderia deixar passar este acontecimento em branco, visto que se celebrou o dia do livro português. Por essa razão, trago-vos uma lista com 6 obras escritas por autores nacionais. João Pinto CoelhoJoel Neto, R.C. Vicente, Valter Hugo MãeNuno Nepomuceno e Isabela Figueiredo.

1. João Pinto Coelho, autor de “Os Loucos da Rua Mazur”
João Pinto Coelho nasceu em Londres em 1967. Licenciou-se em Arquitetura em 1992 e viveu a maior parte da sua vida em Lisboa. É o autor de “Perguntem a Sarah Gross”, o romance de estreia que lhe valeu um lugar como finalista, em 2014, no Prémio LeYa. Três anos depois, voltou a concorrer mas, desta vez, arrecadou o troféu com esta obra, “Os Loucos da Rua Mazur”, visto que o júri elogiou, de forma unânime, “as qualidades de efabulação e verosimilhança em episódios de violência brutal com motivações ideológico-políticas e étnico-religiosas.”

2. Joel Neto, autor de “Meridiano 28”
Nascido em 1974, Joel Neto é um romancista e colunista português. Escreveu uma dúzia de livros dos mais diferentes géneros e destacou-se em especial com Arquipélago (romance, Marcador, 2015), A Vida no Campo (diário, Marcador, 2016) e Meridiano 28 (romance, Cultura, 2018), bem acolhidas pelos leitores, a crítica e os media. Com a premissa de “Meridiano 28”, Joel transporta-nos para o meio de um grande combate pela civilização e decência humanas, a amizade entre uns e outros magoada pelo curso da História e da loucura generalizada. É na morte que conhecemos o nosso mais profundo amor.

3. R.C. Vicente, autora de “O Ressurgir dos Eternos Titãs”
Nasceu, a 20 de Setembro de 1995, na cidade de Santarém, Portugal. Por volta dos seus cinco anos, R.C. Vicente começou a criar as suas primeiras histórias. Contos esses que se desenvolveram com o passar dos anos e deram origem à trilogia “As Crónicas de Amindrius, Bérnia e Efendes”. Passou quatro anos da sua vida em Espanha, onde se tornou fluente em castellano. \”O Ressurgir dos Eternos Titãs\” é a sua primeira obra e o primeiro volume de As Crónicas de Amindrius, Bérnia e Efendes. Nas palavras de João Matias, é uma obra de rara beleza, com uma escrita sublime e com a delicadeza de uma poema. Uma fantasia que nos faz sonhar até ao último instante. Uma obra que nos toca profundamente pela sua abnegada subtil profundidade.

4. “Homens Imprudentemente Poéticos”, de Valter Hugo Mãe
Nasceu em Angola, em 1971. Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia. Publicou sete romances: “Homens imprudentemente poéticos”; “A Desumanização”; “O Filho de Mil Homens”; “A Máquina de Fazer Espanhóis” (Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano); “ O Apocalipse dos Trabalhadores”; “O Remorso de Baltazar Serapião” (Prémio Literário José Saramago) e “O Nosso Reino”. Segundo Richard Zimler, “as fascinantes personagens deste romance vivem num Japão que é, ao mesmo tempo, mitológico e íntimo, criado pela imaginação prodigiosa e profundamente poética do autor.”

5. Nuno Nepomuceno, autor de “A Última Ceia”
Nasceu em 1978. Revelado através do Prémio Literário Note! 2012, é autor da trilogia Freelancer e de obras como “A Célula Adormecida”, ou “Pecados Santos”, publicado pela Cultura Editora em 2018. Representado pela Agência das Letras, já foi líder do top de vendas de livros em lojas como a Fnac, Bertrand, Wook, Google Play ou Amazon, transformando-se num dos escritores de policiais mais acarinhados em Portugal. “A Última Ceia” assinala o seu regresso ao thriller psicológico. Requintado, intimista, inspirado em acontecimentos verídicos, “A Última Ceia” transporta-nos até ao enigmático mundo da arte. Passado entre Londres e Milão, habitado por uma coleção extraordinária de personagens, para as quais a ambição e fama se sobrepõem a qualquer outro valor, este é um thriller sofisticado de leitura compulsiva.

6. Isabela Figueiredo, autora de “A Gorda”
Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal, incorporando o contingente de retornados. Foi jornalista no Diário de Notícias e é professora de Português. Estudou Línguas e Literaturas Lusófonas, Sociologia das Religiões e Questões de Género. Publicou os seus primeiros textos no extinto suplemento DN Jovem, do Diário de Notícias, em 1983. É autora de Conto \”É Como Quem Diz (Odivelas: Europress, 1988), novela que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias, em 1988, e de Caderno de Memórias Coloniais, cuja primeira edição data de 2009. Escreve regularmente no blogue Novo Mundo. Desenvolve workshops de escrita criativa e participa em seminários e conferências sobre as suas principais áreas de interesse: estratégias de poder, de exclusão/inclusão, colonialismo dos territórios, géneros, corpo, culturas e espécies. Sobre o seu romance, “A Gorda”, o Público escreve: “Isabela Figueiredo faz do (seu) corpo a arma, a munição e a própria guerra.”.

Foto: Austin Distel/Unsplash

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Os Loucos da Rua Mazur”, de João Pinto Coelho (LeYa, WOOK):
https://www.wook.pt/…/os-loucos-da-rua-mazur-joao-…/21021280
“Meridiano 28”, de Joel Neto (Cultura Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/meridiano-28-joel-neto/21876476
“O Ressurgir dos Eternos Titãs” – Série As Crónicas de Amindrius, Bérnia e Efendes – Volume 1, de R.C. Vicente (Chiado Grupo Editorial, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-ressurgir-dos-eternos-tita…/19756640
“Homens Imprudentemente Poéticos”, de Valter Hugo Mãe (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/homens-imprudentemente-poeti…/18541969
“A Última Ceia”, de Nuno Nepomuceno (Cultura Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/a-ultima-ceia-nuno-nepomuceno/22765851
“A Gorda”, de Isabela Figueiredo (Editorial Caminho, Wook):
https://www.wook.pt/liv…/a-gorda-isabela-figueiredo/18821959

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top