Foi publicado em Diário da República e anunciado através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, ontem, um concurso que visa a criação literária, em Portugal, através da atribuição de 12 bolsas que no total perfazem 135 mil euros. O regresso de uma iniciativa, criada ainda na década de 90, suspensa em 2002, agora, recuperada por Luís Filipe Castro Mendes, actual Ministro da Cultura.
O prazo já está a contar. São 30 dias úteis, ou seja, até dia 29 de Agosto que os interessados podem apresentar as suas candidaturas em diversos géneros: poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras para a infância e juventude.
Serão atribuídos, dois tipos de bolsas literárias que estarão igualmente divididas quanto ao seu número: 6 bolsas com periodicidade anual, no valor de 15 mil euros cada e, as restantes 6 com periodicidade semestral no valor de 7 mil e 500 euros.
O poeta, ficcionista e ensaísta Nuno Júdice, a jornalista e autora de literatura infanto-juvenil Alice Vieira, a ensaísta Helena Buescu, o romancista João de Melo, e ainda João Paiva Boléo e Maria João Brilhante, o primeiro especialista em BD e a segunda em teatro, serão os elementos do júri que irá avaliar os originais a concurso.
Boa sorte aos autores interessados!