Depois da atribuição do Nobel de Literatura, \”Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos\”, o novo livro de Olga Tokarczuk, teve a edição reforçada

Editado pela Cavalo de Ferro, uma chancela da 20|20 Editora, no mês de outubro, a edição portuguesa de \”Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos\”, o novo romance da detentora do Nobel de Literatura 2018, teve um reforço significativo dos exemplares disponibilizados em Portugal, passando de uma tiragem inicial de 2500 para mais 5000, ainda antes de chegar às livrarias.

Olga faz-nos mergulhar numa remota aldeia polaca, onde a excêntrica Janina Duszejko, que é uma professora reformada, divide os seus dias a traduzir a poesia de William Blake e a observar os sinais da astrologia e, ao mesmo tempo, faz por manter-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere; mas a pacatez dos seus dias vê-se interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local. Certa de encontrar respostas, Janina decide lançar-se, por sua própria conta, na investigação do caso, chegando a uma estranha teoria que espalhará o terror pela comunidade.

\"\"

Sob a máscara de policial noir ou fábula macabra, “Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos” é um romance mordaz e desconcertante que nos coloca questões sobre a nossa posição acerca dos direitos dos animais e a responsabilidade sobre a natureza, bem como todas as ideias preconcebidas sobre a loucura, a justiça e a tradição.

A data de lançamento passou de dia 14 de outubro, como estava previsto, para dia 10 do mesmo mês. Esta decisão deve-se igualmente à contribuição do livro \”Viagens\”, o primeiro romance dela a ser publicado em terras portuguesas pela mesma editora, no que diz respeito às vendas e o facto de ter sido agraciado com o Man Booker Prize Internacional em 2018. A mais recente narrativa foi traduzida diretamente do polaco para a língua de Camões por Teresa Fernandes Swiatkiewicz.

Na sua primeira declaração, após a atribuição do Nobel de Literatura correspondente ao ano de 2018, Tokarczuk sublinha que muitas vezes, ela se questiona \”se é sequer possível descrever o mundo, ou se já somos demasiado impotentes perante a sua forma cada vez mais fluída, a dissolução de pontos fixos e o desaparecimento de valores”.

No que toca aos temas que retrata nas suas obras, elas assentam, principalmente, no passado do seu país, o que a tem tornado numa figura duramente criticada pela direita, na Polónia, tendo já sido ameaçada de morte e obrigada a ter proteção de guarda-costas, contratado pela sua editora local.

Foto: Olga Tokarczuk por  Łukasz Giza

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Olga Tokarczuk nasceu em Sulechów, uma pequena cidade polaca, em 1962. Formada em Psicologia, publicou o seu primeiro livro em 1989, uma coletânea de poesia intitulada “Miasta w lustraché”, seguindo-se os romances “E. E.” e “Prawiek i inne czasy”, tendo sido este último um sucesso. A partir daí, a sua prosa afastou-se da narrativa mais convencional, aproximando-se da prosa breve e do ensaio. Uma das melhores e mais apreciadas autoras de hoje, a obra de Olga Tokarczuk tem sido alvo de várias distinções, nacionais e internacionais. Recebeu, por duas vezes, o mais importante prémio literário do seu país, o prémio Nike; em 2018, foi finalista do prémio Fémina Estrangeiro, vencedora do Prémio Internacional Man Booker e Prémio Nobel de Literatura de 2016. Os seus livros estão traduzidos em trinta línguas.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos”, de Olga Tokarczuk (Cavalo de FerroWook):
https://www.wook.pt/livro/conduz-o-teu-arado-sobre-os-ossos-dos-mortos-olga-tokarczuk/23414893
“Viagens”, de Olga Tokarczuk (Cavalo de Ferro, Wook):
https://www.wook.pt/livro/viagens-olga-tokarczuk/22872008

Leitores residentes no Brasil:
“Sobre os Ossos dos Mortos”, de Olga Tokarczuk (Editora TodaviaLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/sobre-os-ossos-dos-mortos-1-ed-2019/artigo/78c723fa-8785-414e-8548-90161905bb0a

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top