Conto \”Voltar\”, de Itamar Vieira Junior, a caminho do cinema pela mão de Felipe Hirsch

Publicada a 8 de junho deste ano pela Todavia, a coletânea de histórias intitulada \”Doramar ou a odisseia\” apresenta-nos, entre outros, o conto \”Voltar\” que vai ser adaptado para filme.

\"\"
Fonte: Editora Todavia

Escrito especificamente para o filme, \”Voltar\” conta a história de um engenheiro responsável pela construção de uma hidrelétrica que só não começa imediatamente por causa de uma mulher que não aceita deixar a sua casa.

Esta foi a inspiração para a longa-metragem \”Ventre\”, assinada por Felipe Hirsch e com desenvolvimento artístico da Globo Filmes, sendo que neste momento, o projeto acabou de entrar em pré-produção e ainda não tem previsão de lançamento.

Relembro que este conjunto de narrativas curtas gerou o primeiro livro publicado pelo autor após o estrondoso sucesso do seu romance de estreia que arrecadou, entre 2018 e 2020, o Prémio LeYa, o Prémio Oceanos de Literatura e o Prémio Jabuti.

Por falar nisso, a multipremiada narrativa das irmãs Bibiana e Belonísia, \”Torto Arado\”, que carrega a herança dos clássicos e explora a realidade dura do sertão baiano, demonstrando a vida de trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão, acresce ao texto uma dimensão universal, que nasceu no Brasil, já voou para outras paragens, nomeadamente, Bulgária, Colômbia, Itália, Portugal, México e também vai ser editada na China e na Coreia do Sul, de acordo com o que foi divulgado pela coluna Painel das Letras, da Folha de São Paulo.

Foto: Itamar Vieira Junior por Adenor Gondim/Divulgação

Sobre o autor:
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia, Brasil. É geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Publicou a coletânea de contos “A Oração do Carrasco” (2017), finalista do prestigiado Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas em França e nos EUA. “Torto Arado”, o seu primeiro romance, publicado em Portugal, pela LeYa, e no Brasil, pela Todavia, foi galardoado com o Prémio LeYa em 2018. Já em 2020, venceu o Prêmio Jabuti e o Prêmio Oceanos. Escreve para o jornal Rascunho e, a partir de Abril, também passou a escrever para a Ilustríssima, que faz parte da Folha de São Paulo. En junho de 2021 publicou \”Doramar ou a odisseia\”, pela Editora Todavia.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes no Brasil:
\”Doramar ou a odisseia\”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/doramar-ou-a-odisseia-historias-1-ed-2021/artigo/afb8ab28-f7a0-4dad-9e16-e43d05968a7c
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/torto-arado-1-ed-2019/artigo/c253ee34-2b2b-42ed-bd21-831f850970d2

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top