A editora Margaret Busby, co-fundadora da editora Allison & Busby, vai juntar-se ao grupo de editores que já possuem o prémio Lifetime Achievement, pelo seu contributo em prol da industria editorial, sendo que, em 2017, o editor galardoado foi o brasileiro Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras.
No passado dia 20 de maio, a Feira do Livro de Londres anunciou que a editora Margaret Busby irá receber o prêmio Lifetime Achievement 2021.
Atualmente, Margaret Busby é considerada uma importante figura cultural na Grã-Bretanha e ao redor do mundo. Nascida no Gana e a residir no Reino Unido, esta escritora, editora, locutora e crítica literária é apontada como a primeira e a mais jovem editora negra do país, visto que, na década de 1960, juntamente com Clive Allison, fundou a casa editorial londrina Allison & Busby Além disso, Busby destaca-se também por ser uma defensora de longa data da diversidade no mercado editorial.
“Cada pessoa negra que trabalha no setor editorial hoje está apoiada nos ombros dessa mulher incrível. Margaret Busby resume o conselho da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris: \’Você pode ser o primeiro a fazer muitas coisas, mas certifique-se de não ser o último\’. Margaret abriu trilhas e derrubou barreiras […] Não consigo pensar em ninguém na minha esfera profissional que tenha feito tal diferença na definição da cultura.” — Ellah P Wakatama, editora geral da Canongate
O galardão será entregue à Margaret num evento destinado exclusivamente aos convidados, no dia 2 de julho. Em 2020, o editorm agraciado foi Nigel Newton, fundador e CEO da Bloomsbury.
Foto: Margaret Busby por Henry J. Kamara
Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!