Consagrado romancista Paul Auster falece aos 77 anos

O romancista norte-americano Paul Auster, autor de obras como “A Trilogia de Nova Iorque” e “Cidade de Vidro”, morreu na terça-feira aos 77 anos, informou o jornal The New York Times.

Auster morreu em casa, em Nova Iorque, vítima de cancro do pulmão.

Nascido no seio de uma família judia de ascendência austríaca, em 1947, em Newark (Nova Jérsia), Auster faria mais tarde de Brooklyn a sua casa e cenário de romances, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990.

Tem uma extensa obra literária publicada em mais de 40 línguas.

Nos seus livros, Auster falou da força do acaso, das fatalidades e das coincidências; também do fracasso e da sombra de desastres iminentes; da vida de escritor, dos acontecimentos banais e extraordinários, da ausência da figura paterna e de Nova York —especificamente do distrito do Brooklyn, onde morou durante décadas com a escritora Siri Hustvedt, em seu segundo casamento.

Tudo com um estilo límpido, incrementado pelo suspense característico dos romances policiais e pelas influências de outros escritores como Franz Kafka, Edgar Allan Poe e Samuel Beckett.

Em Portugal, Paul Auster tem grande parte da obra publicada, em particular os romances, como “Mr. Vertigo”, “Palácio da Lua”, “Música do Acaso”, “Leviathan”, “A Trilogia de Nova Iorque”, “Timbuktu”, “O livro das ilusões”, “As loucuras de Brooklyn”, “O homem na escuridão” e “4 3 2 1”, com o qual foi finalista ao Booker Prize. entre outros.

Assinou a realização de um par de filmes, incluindo “A vida interior de Martin Frost” (2007), rodado parcialmente em Portugal.

Foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Literatura 2006, feito Comendador da Ordem das Artes e das Letras de França em 2007 e é membro da Academia Americana de Artes e Letras e da Academia Americana de Artes e Ciências.

A Edições ASA, a casa editorial portuguesa responsável pela publicação dos seus livros em terras lusas, lamentou “com profundo pesar e sentida consternação”, a morte do romancista norte-americano Paul Auster, que conta com 27 livros publicados em Portugal desde 1994, lembrando-o como um homem “culto, sempre interessado e aberto ao mundo”.

“Durante 30 anos, a ASA teve o privilégio de publicar os livros de Paul Auster. O escritor nunca deixou de se dedicar totalmente à sua arte, nunca deixou de surpreender, atraindo-nos sempre intensamente para os seus mundos inventados e inimitáveis”, afirmou Carmen Serrano, editora da obra do romancista norte-americano em Portugal.

“A notícia da sua morte abala todos os que trabalharam mais de perto com Paul Auster, assim como todos os leitores, fãs e admiradores da sua obra”, sublinhou a editora LeYa/ASA, acrescentando ainda que a voz do romancista norte-americano “é única” e “a sua obra perdurará”.

Em declarações à agência Lusa, Carmen Serrano manifestou tristeza com a morte de Paul Auster e realçou o privilégio de conhecer o homem além do escritor, indicando que o norte-americano visitava com alguma frequência Portugal e os seus livros são dos mais vendidos.

Foto: Paul Auster por Andrea Sabbadini

Sobre o autor:
Nascido em 1947 em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos, Paul Auster estudou literatura francesa, inglesa e italiana na Columbia University, em Nova Iorque. Viveu em Paris de 1971 a 1975. De volta à cidade que nunca dorme, em 1980, mudou-se para o bairro do Brooklyn, onde vive e trabalha até hoje. Poeta, tradutor, crítico de cinema e literatura, romancista e guionista de cinema, publicou ensaios, memórias, poesia e ficção. Da sua vasta e multifacetada produção literária destacam-se “A trilogia de Nova Iorque”, “Mr. Vertigo”, “A noite do oráculo”, “No país das últimas coisas”, “Timbuktu”, “Leviathan”, “Sunset Park”, “4321”, “Um homem em chamas” e “Baumgartner” para citar apenas alguns exemplos.

Sugestões de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Baumgartner”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/baumgartner-paul-auster/29355893
“O livro das ilusões”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-livros-das-ilusoes-paul-auster/29097014
“Leviathan”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/leviathan-paul-auster/27234348
“Mr. Vertigo”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/mr-vertigo-paul-auster/25880096
“Um homem em chamas”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-homem-em-chamas-paul-auster/25460163
“No país das últimas coisas”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/no-pais-das-ultimas-coisas-paul-auster/24789222
“4 3 2 1”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/4-3-2-1-paul-auster/19041337
“Diário de inverno”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/diario-de-inverno-paul-auster/13927538
“Sunset Park”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/sunset-park-paul-auster/9623566
“Relatório do interior”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/relatorio-do-interior-paul-auster/15222266
“Invisível”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/invisivel-paul-auster/2552168

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top