Para a ediçao deste ano, Kass Morgan, Simon Scarrow, Naomi Novik, Ed Brubaker, Susa Monteiro, Luís Louro e Manuel Morgado são alguns dos nomes confirmados para a área de BD e Literatura da Comic Con Portugal, o maior evento de cultura pop que, mais um vez, vai regressar ao Passeio Marítimo de Algés, entre os dias 12 e 15 de Setembro.
A Comic Con Portugal é uma plataforma fundamental de comunicação e interação, que existe para promover a indústria da Cultura Pop, usando referências e valores do universo \”Pop” para nos sentirmos ligados às personagens e narrativas, criando experiências e memórias que mudam e melhoram a nossa perspectiva de vermos o mundo e a nós próprios. Uma vez por ano, todo esse contexto de Cultura Pop é transformado num festival de quatro dias.
Neste ano de 2019, o Passeio Marítimo de Algés voltará a acolher o evento no mês de Setembro. Se ainda não decidiram se vão estar presentes neste universo pop, seguem, abaixo, alguns dos convidados que já confirmaram a sua presença:
Kass Morgan, autora bestseller do New York Times, escreveu a série de livros \”The 100\”, que serviu de inspiração para a série televisiva de sucesso. Depois deste sucesso internacional, Kass Morgan voltou a surpreender-nos com “Light Years”, uma nova saga de ficção científica. É licenciada pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, e tem um mestrado pela Universidade de Oxford. Todos os livros da autora foram editados, em Portugal, pela Topseller, uma chancela da 20|20 Editora. Estará presente na Comic Con Portugal 2019, de 12 a 15 de setembro, e falará de todos os detalhes das suas obras.
Naomi Novik nasceu em Nova Iorque em 1973. Estudou Literatura Inglesa e formou-se em Ciência de Computadores na Columbia University. Foi nomeada para o prémio Hugo e recebeu os prémios John W. Campbell e Locus, ambos para Melhor Novo Autor, e o Compton Crook Award para Melhor Romance de Estreia. Destaco, obviamente, “Coração Negro”, o seu romance mais recente que foi editado, por cá, em 2018. A convidada da Edições Saída de Emergência estará na Comic Con Portugal de 12 a 15 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés.
Simon Scarrow é um autor britânico, conhecido pela sua aclamada série “A Saga da Águia” sobre as legiões do Império Romano durante o período das invasões da Bretanha. Antes de se dedicar a tempo inteiro à escrita, foi professor do Colégio de Norwich. É também um especialista na história militar das guerras napoleónicas, tendo escrito uma série de quatro volumes centrada em Wellington e Napoleão. Um grande fã das obras de C.S. Forester, Bernard Cornwell e Patrick O’Brian, a Saída de Emergência já publicou, até à data, mais de 20 títulos deste autor com uma vasta obra prestigiada na área do romance histórico. Simon estará na Comic Con Portugal de 12 a 15 de setembro de 2019 para interagir com os seus fãs e dar a conhecer o seu trabalho aos entusiastas da Banda Desenhada e Literatura.
Ed Brubaker é um dos mais aclamados e populares argumentistas de comics da actualidade, e criador de algumas das grandes sagas de super-heróis que todo o mundo conhece, como “Capitão América: O Soldado do Inverno”. Ed começou a sua carreira nos comics como escritor (e desenhador!) em pequenas editoras, como a Caliber Press ou a Slave Labor Graphics, onde foi construindo a sua reputação como escritor de policiais. Estará na Comic Con Portugal de 12 a 15 de setembro de 2019 para interagir com os seus fãs e dar a conhecer o seu trabalho aos entusiastas da Banda Desenhada e Literatura.
Susa Monteiro vive em Beja, cidade onde nasceu. Estudou Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e cinema de animação no CITEN. Durante alguns anos trabalhou como figurinista, caracterizadora e aderecista para o teatro e para o cinema. Em 2009, com a inauguração da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (onde é responsável pela linha gráfica e co-organizadora), deixa definitivamente as artes do espectáculo e passa a dedicar-se exclusivamente à banda desenhada e à ilustração. Nos últimos anos ilustrou livros para diversas editoras como a Pato Lógico, Bertrand, Asa, Verbo, Bruáa, Oficina do Livro, etc. E ilustrou cartazes e panfletos para várias instituições e projectos (Casa da Música, Palavras Andarilhas, Almarte – Festival de Artes na Rua, La Guarimba International Film Festival, Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, etc.). Susa Monteiro ilustrou o livro Azeredo Perdigão. Um Encontro Feliz, da colecção Grandes Vidas Portuguesas, e é autora de Beja, da colecção A Minha Cidade e Sonho, da colecção Imagens que contam. Publica regularmente ilustrações e bandas desenhadas em vários álbuns, fanzines, jornais e revistas. Tem exposto frequentemente o seu trabalho em festivais de Banda Desenhada e galerias individual e colectivamente. Estará na Comic Con Portugal de 12 a 15 de setembro de 2019 para interagir com os seus fãs e dar a conhecer o seu trabalho aos entusiastas da Banda Desenhada e Literatura.
Luís Louro – Ilustração & Fotografia nasceu em Lisboa, em 1965, tendo sido desde muito cedo um apaixonado pela BD. A sua primeira banda desenhada foi criada com tenra idade. A parceria com o argumentista António José (Tozé) Simões iniciou-se em 1980, mantendo-se sob o nome Louro & Simões, por mais de dez anos. Juntos produziram um grande número de histórias de aventuras, com especial destaque para a série Jim Del Monaco, que se tornou mítica no panorama da BD portuguesa, com 7 álbuns publicados entre 1986 e 1993, e mais 2 desde 2015. Em 1989, ainda em parceria com Tozé Simões, iniciou uma nova série, Roques & Folque, da qual saíram três álbuns publicados entre 1989 e 1992. A partir de 1993, a solo ou em colaborações pontuais, lançou O Corvo (1994), Alice na Cidade das Maravilhas (1995), Coração de Papel (1997), O Halo Casto/Rui Zink (2000), Cogito Ego Sum (2000), Cogito Ego Sum II (2001), Éden 2.0João Ramalho/João Lameiras (2002), O Corvo-O Regresso (2003), Fadas Láureas (2004), O Corvo-Laços de Família/Nuno Markl (2007), Watchers (2018). Tem, entretanto, desenvolvido atividade nas áreas da ilustração e da fotografia, sendo sobretudo a esta última que se tem dedicado desde 2007. As suas obras têm sido apresentadas em diversas exposições individuais e coletivas, e estiveram presentes em alguns dos festivais mais relevantes da especialidade, nomeadamente em diversas edições do Festival de BD da Amadora. De entre os muitos prémios e exposições que têm tido a sua obra como referência, a mais completa foi “Luís Louro – Contrastes”, que esteve patente no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem e que constituiu a maior retrospectiva sobre a sua vasta obra.
Manuel Morgado ilustrador para todo o tipo de publicações e agências de publicidade desde há mais de uma década, tem na ilustração de fantasia a sua paixão, tendo vindo a notabilizar igualmente como autor de BD. Com o álbum Talismã, a primeira parceria com o escritor Filipe Faria, deu-se início a uma exploração da banda desenhada de uma forma mais séria tendo começado a trabalhar recentemente no mercado francês, assinando para a editora Dargaud, o álbum Gréldinard em 2017, um álbum para uma das mais famosas séries de fantasia de sempre em França, Les Chroniques de la Lune Noir, com François Marcela-Froideval como argumentista. Encontra-se neste momento a realizar um novo álbum para essa série, Greldinard II. Em 2018, viu ser lançado, pela parceria G. Floy/Comic Heart, o álbum Dragomante – Fogo de Dragão com o Filipe Faria mais uma vez nos textos sendo que com este álbum, Manuel Morgado conseguiu o galardão de Melhor Desenho de 2018 atribuído pela ComiCon Portugal. Neste momento, estão previstos mais alguns da série Dragomante bem como outros projectos na área da Banda desenhada e ilustração.
O que acham destas confirmações?
Há alguma que vos convença a ir a este evento?
Coprem os bilheres através da BOL:
https://www.bol.pt/…/69852-comic_con_portugal_2019_bilhete…/
Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/
Boas leituras!