Com \”Girl, Woman, Other\”, Bernardine Evaristo vence nos British Book Awards

Para o célebre The Guardian, \”Girl, Woman, Other\” é um romance \”sobre luta, mas também sobre amor, alegria e imaginação\”. Bernardine Evaristo, que é filha de mãe inglesa e pai nigeriano, nasceu em Inglaterra, em 1959, e cresceu no sul de Londres. Não percam a chegada deste poderoso romance, a 7 de setembro, pela Elsinore.

\"\"
Fonte: Penguin Random House

A autora Bernardine Evaristo, arrecadou, nos British Book Awards, 2 galardões, nas categoria de Autora do Ano e Livro do Ano de Ficção. É importnte salientar que ela é, também, candidata ao Women\”s Prize for Fiction e, em 2019, venceu o Booker Prize, ao lado de Margaret Atwood.

Tudo isto aconteceu, devido à autoria do romance \”Girl Woman Other\”. Desta forma, Bernardine Evaristo tornou-se a primeira mulher negra a vencer o mais conceituado prémio literário britânico.

Além disso, este feito foi igualado pela escritora negra britânica Candice Carty-Williams, que venceu o mesmo prémio, na categoria Livro do Ano, com \”Queenie\”.

A Elsinore, editora que vai publicar em Portugal o romance de Bernardine Evaristo, com o título \”Rapariga, Mulher, Outra\”, recebeu com “muita satisfação” a notícia da premiação da autora, que está ainda entre as finalistas ao Women\”s Prize for Fiction, precisamente com a mesma obra.

\”Rapariga, Mulher, Outra\” é um livro sobre histórias de vida entrecruzadas de 12 mulheres negras dos séculos XX e XXI, a maioria a viver no Reino Unido, que compõem um retrato realista da sociedade britânica contemporânea.

“Bernardine é a primeira autora negra a vencer este prémio, facto que está a ser realçado na imprensa, fruto de um dos temas que domina a atualidade: #blacklifematters. Romance brilhantemente escrito, que repensa as questões de identidade étnica, de género e de classe, com o pano de fundo do colonialismo e da diáspora africana de língua inglesa.” —  Elsinore

No monento em que reagiu à distinção, Bernardine reconheceu como “este é um momento tão interessante”, na história cultural, “porque o movimento Black Lives Matter gerou uma quantidade sem precedentes de auto-interrogações na indústria editorial”.

“Eu já estava a adaptar-me a ver o meu nome na lista dos mais vendidos ao longo de 20 semanas, fora e dentro, mas, depois, alcançar o topo e, a seguir, aperceber-me de que fui a primeira mulher de cor a chegar lá, desde o início dos registos, bem, é muito para assimilar. É fantástico, também, ver tantos outros livros de escritores de cor invadirem as tabelas. Tenho quase a certeza de que é um fenómeno sem precedentes. É claro que foi desencadeado pela tragédia da  morte de George Floyd, e devemos sempre lembrar-nos disso.” —  Bernardine Evaristo

Nas suas próprias palavras, “é incrivelmente gratificante” saber que o seu trabalho “está finalmente a atingir um público leitor mais vasto”, depois de tantos anos de escrita e dedicação a este ofício.

Foto: Bernardine Evaristo por David Hartley

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Autora britânica de oito obras de ficção, Bernardine nasceu em Londres em 1959. O seu romance, \”Girl, Woman, Other\” ganhou o Booker Prize em 2019. Foi, igualmente, um dos 19 livros favoritos de Barack Obama. Em Junho de 2020, tornou-se a primeira mulher de cor a ocupar o primeiro lugar nas bancas de ficção científica do Reino Unido. A produção literária de Evaristo inclui, ainda, ficção curta, drama, poesia, ensaios, críticas literárias e projetos para teatro e rádio. Dois dos seus livros, \”The Emperor\’s Babe\” (2001) e \”Hello Mum\” (2010), foram adaptados para os dramas da Rádio 4 da BBC. Atualmente, é professora catedrática de escrita criativa na Brunel University London e vice-presidente da Royal Society of Literature.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Girl, Woman, Other”, de Bernardine Evaristo (Edição em língua inglesa, Penguin Books, WOOK):
https://www.wook.pt/livro/girl-woman-other-bernardine-evaristo/23796970

Leitores residentes no Brasil:
“Girl, Woman, Other”, de Bernardine Evaristo (Edição em língua inglesa, Penguin Books, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/girl-woman-other-1-ed-2020/artigo/b4caf145-ded1-493c-ae4a-1da9135ea19c

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top