“Caruncho”, romance de Layla Martinez, já chegou a Portugal pela Antígona

Originalmente publicado em 2021, “Caruncho”, o primeiro romance escrito pela autora espanhola Layla Martinez, cuja edição portuguesa acabou de chegar às livrarias neste mês de março pela Antígona, foi considerado um fenómeno literário.

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, com o título de “Cupim”, o livro foi publicado pela Companhia das Letras numa edição de 120 páginas traduzidas por Joana Angélica d’Avila Melo.

Nesta narrativa, Layla Martinez narra o regresso de uma neta, acusada de um crime, à casa rural da família e mergulha o leitor no coração de uma Espanha vazia, marcada por resquícios do franquismo, uma terra tão agreste e estéril como o destino a que condena as mulheres que nela vivem.

Contada a duas vozes, pela jovem e pela avó, esta história de rancor e vingança é indissociável da memória do lar assombrado, de espectros que clamam justiça, entre quatro paredes sobre as quais pesam traumas herdados e décadas de violência e opressão.

Um aclamado romance de estreia, com ecos de “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo, e de alguns contos de Silvina Ocampo, em que se entrelaçam terror, injustiça social e uma pesada herança familiar que, como o caruncho, corrói as protagonistas.

Foto: Layla Martinez/Divulgação

Sobre a autora:
Nascida na cidade de Madrid, em 1987, Layla Martínez estudou Ciência Política e co-dirige a editora espanhola Levanta Fuego. É autora dos ensaios “Gestación subrogada” (2019), sobre a espinhosa questão das barrigas de aluguer, e “Utopía no es una isla” (2020), acerca do poder das utopias na construção de um futuro comum. Organizou ciclos de cinema e debate sobre a história das mulheres e dos movimentos sociais e o papel dos monstros na cultura ocidental. Para escrever “Caruncho” (2021), o seu primeiro romance, inspirou-se em crenças populares e na história da família materna, oriunda da região de Cuenca, onde a repressão franquista foi particularmente dura.

Sugestão de leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Caruncho”, de Layla Martinez (Antígona, Wook):
https://www.wook.pt/livro/caruncho-layla-martinez/29864058

Leitores residentes no Brasil:
“Cupim”, de Layla Martinez (Companhia das Letras, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Cupim-Layla-Mart%C3%ADnez/dp/8556522130

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top