Notícias

Vem aí a 2ª edição do seminário “Romance: modos de fazer”, criado por Reginaldo Pujol Filho

Gosta de escrever e quer saber mais sobre o processo de construção de um romance? Vem aí a 2ª edição do seminário “Romance: modos de fazer”, idealizado e conduzido por Reginaldo Pujol Filho, com a presença de autores como Carola Saavedra, Itamar Vieira Junior, José Falero, Luisa Geisler e Samir Machado de Machado, entre outros.

A segunda edição do seminário “Romance: modos de fazer” começa a 17 de junho com a participação de Maria Valéria Rezende, autora de “Carta à rainha louca” (Editora Alfaguara), um dos romances que venceu o Prêmio Oceanos de 2020. O segundo convidado, numa transmissão que acontece no dia 26 de junho, é Juan Pablo Villalobos, autor de “Se vivêssemos em um lugar normal” (Companhia das Letras).

Depois, no mês de julho, participam José Falero (dia 1), Eliana Alves Cruz (dia 8), Carola Saavedra (dia 10), Luisa Geisler (dia 15), Samir Machado de Machado (dia 22) e Itamar Vieira Junior (dia 29). Nesse mês, por ordem, as obras discutidas são:

“Os supridores”, de José Falero (Editora Todavia); 
“O crime do cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz (Editora Malê); 
“Com armas sonolentas”, de Carola Saavedra (Companhia das Letras);
“De espaços abandonados”, de Luisa Geisler (Editora Alfaguara); 
“Tupinilândia”, de Samir Machado de Machado (Editora Todavia);
“Torto arado”, de Itamar Vieira Junior (Editora Todavia/LeYa Portugal), vencedor do Jabuti 2020, do Prêmio Oceanos de Literatura 2020 e do Prémio LeYa 2018;

É importante realçar que, com exceção dos encontros com Juan Pablo Villalobos e Carola Saavedra, que decorrem num sábado, pelas 10 horas da manhã (14 horas em Lisboa), os restantes acontecem às quintas feiras pelas 19 horas (23 horas em Lisboa).

Para resumir, o “Romance: modos de fazer” é um seminário virtual dedicado ao romance. Uma série de encontros no formato “aula-entrevista” para ouvir grandes romancistas sobre técnicas, processos, ideias por trás da escrita de seus romances. A cada encontro, uma hora de entrevista conduzida pelo escritor Reginaldo Pujol Filho e uma hora de perguntas da turma para saber todos os detalhes que envolvem a escrita de romances de impacto.

Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o idealizador do seminário, Reginaldo Pujol Filho, nasceu em 1980. É pós-graduado em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa e mestre e doutor em Escrita Criativa pela PUCRS. Publicou os livros “Não, não é bem isso”, “Só faltou o título” e “Quero ser Reginaldo Pujol Filho”, entre outros.

Os interessados podem inscrever-se aqui:
https://reginaldopujolfilho.wordpress.com/romance-modos-de-fazer-vol-2/

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *