Se reside em Matosinhos, pode requisitar livros das bibliotecas e recebe-los no conforto da sua casa

Pela segunda vez, à semelhança do que aconteceu em março de 2020, altura em que ocorreu o 1º lockdown originado pela pandemia de Covid 19, no passado mês de janeiro, voltamos a ficar sem restaurantes, sem cinemas e sem teatros. No entanto, durante o confinamento, a cultura não tem que morrer. Para nos ajudar a passar o tempo, durante este período difícil, a Câmara Municipal de Matosinhos encontrou uma solução para nos nos fazer chegar os livros de que tanto gostámos.

Caso more na região de Matodinhos, na parte norte de Portugal, fique a saber que, mesmo estando encerradas, as bibliotecas do concelho têm registado mais de 100 requisições por dia, uma razão que fez com que se criasse um serviço de entrega de livros ao domicílio, através do qual é possível manter os empréstimos das obras aos leitores neste período.

Caso deseje usar este serviço, é necessário que os leitores estejam inscritos nas bibliotecas municipais. Depois, basta aceder ao catálogo online, verificar se os livros que pretende estão disponíveis e enviar um email oar o endereço bmfe@cm-matosinhos.pt ou, então, pode telefonar para o 229 390 950, afim de agendar a entrega em casa, que é realizada em dias úteis, entre as 9 e as 19 horas. Todo este processo é simples e seguro, visto que os livros, quando voltam das casas dos leitores, ficam em quarentena durante 48 horas.

“Estamos a salvaguardar todas as questões de higiene e segurança que se prendem com esta operação, incluindo a desinfeção periódica das viaturas de entrega dos livros. A autarquia entende que, em período de confinamento, a leitura e a companhia dos livros podem ser determinantes para a saúde mental e emocional de muitas pessoas, pelo que consideramos que o esforço que está a ser feito compensa largamente.” — Fernando Rocha, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

Além da entrega de livros ao domicílio, a autarquia aposta no combate à desinformação e disponibiliza, aos seus leitores, o acesso a mais de 7.700 jornais e revistas nacionais e internacionais pela plataforma digital PressReader. Durante o confinamento e, de forma a que todos possam ter acesso à informação, a inscrição como leitor vai poder ser feita, excecionalmente, através de email.

Foto: Chuttersnap/Unsplash

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top