Romance de João Tordo, “Felicidade”, vence a 24.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol

O enredo com uma premissa enraizada nos anos da ditadura salazarista e que nos apresenta as trigémeas Felicidade, Esperança e Angélica, construído por João Tordo, conquistou o Prémio Literário Fernando Namora de 2021, que possui o valor pecuniário de 15 mil euros, uma informação divulgada por uma fonte da Estoril Sol, que atribui o galardão há 24 anos.

“O dramatismo de solidão do narrador e protagonista do romance assume grande intensidade e poder de envolvência no leitor. Também a engrenagem se situa num plano de realização preciso, mas criativo. Os nomes das três figuras femininas, Felicidade, Esperança e Angélica, projectam um simbolismo que expande o próprio processo imaginativo.” — Júri do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol

\"\"
Fonte: Companhia das Letras Portugal

Segundo o júri, ao qual presidiu Guilherme d\’Oliveira Martins, a obra de João Tordo, publicada no ano passado, “é um romance de formação emocional e afectiva de um homem constituído em narrador, embora sem nome que o identifique ao longo do livro”, lê-se na acta citada pela Estoril Sol.

Editado pela Companhia das Letras Portugal, \”Felicidade\”, de João Tordo, impôs-se perante os outros romances finalistas: \”Apneia\” (ed. Casa das Letras), de Tânia Ganho; \”Livro de Vozes e Sombras\” (ed. Dom Quixote), de João de Melo; \”A Melhor Máquina Viva\” (ed. Companhia das Letras Portugal), de José Gardeazabal; \”Cidade Infecta\” (ed. Edições Tinta da China), de Teresa Veiga; e \”Um Tempo a Fingir\” (ed. Dom Quixote), de João Pinto Coelho.

O júri desta 24.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol, além de Guilherme d\’Oliveira Martins, presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura, integrou ainda José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e ainda Maria Alzira Seixo, José Carlos de Vasconcelos e Liberto Cruz, convidados a título individual, além de Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Assim sendo, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol será entregue “oportunamente, em cerimónia a anunciar”, de acordo com a organização.

Foto: João Tordo por Daniel Rocha

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Lisboa em 1975. João Tordo foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores (2011 e 2015), do Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012, 2015, 2016), e do Prémio Literário Europeu em 2012. Relembro que venceu o Prémio Literário José Saramago, em 2009, com o romance “As Três Vidas”. É um dos autores contemporâneos mais prolíficos em Portugal, neste momento. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, México, Argentina, Brasil, Uruguai, entre outros.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Felicidade”, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/felicidade-joao-tordo/24356757
”Apneia”, de Tânia Ganho (Casa das Letras, Wook): 
https://www.wook.pt/livro/apneia-tania-ganho/24128850
\”Livro de Vozes e Sombras”, de João de Melo (Dom Quixote, Wook): 
https://www.wook.pt/livro/livro-de-vozes-e-sombras-joao-de-melo/24068001
\”A Melhor Máquina Viva\”, de José Gardeazabal (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-melhor-maquina-viva-jose-gardeazabal/23820775
\”Cidade Infecta\”, de Teresa Veiga (Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/livro/cidade-infecta-teresa-veiga/24241902
“Um Tempo a Fingir”, de João Pinto Coelho (Dom Quixote, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-tempo-a-fingir-joao-pinto-coelho/24356924

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top