Quer conhecer o processo criativo e de escrita de Nélida Piñon, autora do romance \”Um Dia Chegarei a Sagres\”?

Aos 83 anos, com uma carreira longa e sólida, a escritora carioca Nélida Piñon, que foi a primeira a mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, abre o semestre de cursos do Instituto Estação das Letras. A aula será virtual, gratuita e está marcada para o próximo dia 26, às 18h00 (Horário de Brasília) e 21h00 (Horário de Lisboa) pela plataforma Zoom. Para participar, pode inscrever-se aqui.

\"\"
Fonte: Editora Record

Durante o encontro, a integrante da Academia Brasileira de Letras tem uma breve leitura do seu mais recente romance, \”Um Dia Chegarei a Sagres\” (ed. Editora Record, 2020), como ponto de partida, e discute o seu próprio processo de criação literária e de escrita, a partir desta mesma obra, compartilhando com os ouvintes desde a maneira como concebe um texto e o caminho que ele percorre até à sua forma final e definitiva.

Segundo a directora do IEL, Suzana Vargas, a escolha de Nélida justifica-se pelo fato de ela ser uma das grandes expressões literárias da contemporaneidade, por ter uma obra vasta, traduzida e premiada nacional e internacionalmente, por ser destaque no cenário atual, além de toda vitalidade comprovada recentemente pelo livro \”Uma Furtiva Lágrima\”, indicado ao Jabuti de 2020.

Em Portugal, as obras desta multipremiada autora brasileira, com raízes na Galiza (Espanha), é editada pela Temas e Debates. Da sua vasta e multifacetada produção literária, os leitores portugueses podem encontrar, deste lado do oceano, obras como \”Livro das Horas\”, \”A República dos Sonhos\”, \”Filhos da América\” e \”Uma Furtiva Lágrima\”.

Quanto à edição portuguesa deste romance, que surge depois de a autora não publicar nenhum livro inédito desde 2004, altura em que editou o premiado \”Vozes do Deserto\”, ela deve chegar às livrarias lusas ainda durante o primeiro semestre deste ano. No entanto, enquanto ele não chega, se não tiver dificuldades de ler livros em formato digital, a edição brasileira está disponível para compra no site da Wook, em eBook. O link está mais abaixo, após o sexto sobre Nélida Piñon.

Para mais informações, consulte:
https://www.estacaodasletras.com.br/

Foto: Instituto Estação das Letras/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nélida Piñon nasceu em 1937 no Rio de Janeiro, numa família originária da Galiza. Formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora catedrática da Universidade de Miami desde 1990 e doutor honoris causa das universidades de Santiago de Compostela, Rutgers e Montreal, entre outras, foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras em 1996. Desde 2004 é membro da Academia das Ciências de Lisboa. A sua extensa produção literária, traduzida em diversas línguas, foi distinguida com numerosos galardões, entre os quais o Prémio Walmap (1969) pela novela \”Fundador\”; o Prémio Mário de Andrade (1972) por \”A Casa da Paixão\”; o Prémio Internacional Juan Rulfo de Literatura LatinoAmericana e do Caribe (México, 1995); o Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prémio Ficção Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance \”A República dos Sonhos\”; o Prémio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs (Colômbia, 2001); o Prémio Rosalía de Castro (Espanha, 2002); o Prémio Internacional Menéndez Pelayo (Espanha, 2003); o Prémio Jabuti para o melhor romance (Brasil, 2005) por \”Vozes do Deserto\”; e o Prémio Literário Casa de las Americas (Cuba, 2010) por \”Aprendiz de Homero\”. Em 2005 recebeu o importante Prémio Príncipe de Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra, o primeiro escritor de língua portuguesa a consegui-lo. Em 2015, recebeu o Prémio El Ojo Crítico Iberoamericano, concedido pela Rádio Nacional de Espanha.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Um Dia Chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (eBook, Editora Record, Wook):
https://www.wook.pt/ebook/um-dia-chegarei-a-sagres-nelida-pinon/24341572

Leitores residentes no Brasil:
“Um Dia Chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-dia-chegarei-a-sagres-1-ed-2020/artigo/fdf4d1df-0213-432f-8312-fee94544bc4b

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top