Que tal uma viagem até à Tailândia, com José Luís Peixoto, através do seu livro “O caminho imperfeito”?

Prepare-se para viajar até à Tailândia descrita por José Luís Peixoto em \”O Caminho Imperfeito\”, no dia 9 de Março, às 22h em Lisboa (19h em Brasília, 23h em Luanda). A sessão acontece no Zoom, o ID da reunião é 966 7103 0020 e a senha de acesso 024792. Aqui fica o link.

José Luís Peixoto é o autor que sucede a Clarice Lispector no Encontro de Leituras, o clube de leitura dinamizado pela Folha de São Paulo, em parceria com o jornal Público. Desta vez, o registo da obra que será debatida mescla literatura de viagem e alguns traços autobiográficos. \”O Caminho Imperfeito\” foi lançado em 2017 em Portugal pela Quetzal e no Brasil, em 2020, pela Dublinense. As duas edições são ilustradas por Hugo Makarov, que viajou com o escritor.

“Viajar também é despedir-se muitas vezes – distinguir outras vidas, considerá-las, e ser obrigado a reconhecer que nunca se poderá vivê-las. Viajar também é perder.” — José Luís Peixoto

\"\"
Fonte: Quetzal Editores

“Tenho sobrevivido a este tempo através do trabalho. O meu novo romance está pronto e será publicado em Portugal no final de Março” revelou José Luís Peixoto, através das suas redes sociais. Além disso, aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento à Quetzal, a editora portuguesa que publica a sua obra, e a todos os que nela trabalham pela paciência que têm tido com ele. Isto porque, já com o romance paginado, a sua “obsessão” de “rever e reescrever” obrigou a que se tivesse de “desperdiçar todo esse trabalho de várias pessoas e voltar a fazê-lo desde o início”.

“A sinistra descoberta de várias encomendas contendo partes de corpo humano num correio na Tailândia é o ponto de partida de uma longa jornada pelo país, muito além dos lugares-comuns do turismo”, descrevia a editora no lançamento deste livro que nos fala também de Las Vegas, nos Estados Unidos, e de alguns dos lugares da infância de José Luís Peixoto. Adicionalmente, o livro junta poemas, memórias e pensamentos.

Vencedor do Prémio Literário José Saramago 2001 e do Prémio Oceanos 2016, José Luís Peixoto possui um outro livro de viagens, \”Dentro do Segredo – Uma viagem na Coreia do Norte\”, que está esgotado no Brasil.

Curiosamente, para quem é fã do autor, e reside do outro lado do Atlântico, posso revelar que, recentemente, a Dublinense editou um livro de poesia chinesa intitulado \”Palavras de Fogo\”, da autoria da autora Jidi Majia, cuja tradução foi realizada pelo escritor português.

O clube que junta leitores de língua portuguesa acontece, uma vez por mês, via Zoom e discute romances, ensaios, memórias e obras de jornalismo literário, na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. É moderado pelas jornalistas Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e por Úrsula Passos, editora-assistente de Cultura do jornal paulista e coordenadora do Clube de Leitura Folha, que existe desde 2017 e só discute obras de ficção.

Foto: José Luís Peixoto por Gonçalo Lobo Pinheiro

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Galveias, em 1974. José Luís Peixoto é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance “Nenhum Olhar”. Em 2007, “Cemitério de Pianos” recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com “Livro”, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oceanos com “Galveias”. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro “Gaveta de Papéis” recebeu o Prémio Daniel Faria e “A Criança em Ruínas” recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012, publicou “Dentro do Segredo”, uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Caminho Imperfeito”, de José Luís Peixoto (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-caminho-imperfeito-jose-lu…/19675364
“Dentro do Segredo”, de José Luís Peixoto (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/dentro-do-segredo-jose-luis-peixoto/14384856

Leitores residentes no Brasil:
“O Caminho Imperfeito”, de José Luís Peixoto (Editora Dublinense, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-caminho-imperfeito-1-ed-2020/artigo/f303c98d-a0f1-4fbc-a59c-2811c455cdcb
“Palavras de Fogo”, de Jidi Majia – Tradução de José Luís Peixoto (Editora Dublinense, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/palavras-de-fogo-1-ed-2020/artigo/c0405120-bf40-4bf9-8a78-dc379e4bfea3

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top