Prémio Literário José Saramago vai trazer novidades para a sua 12ª edição que terá o vencedor anunciado em 2022

A 12º edição do Prémio Literário José Saramago, cuja atribuição é partilhada entre a Fundação Círculo de Leitores e a Fundação José Saramago, de dois em dois anos, vai trazer várias novidades. As candidaturas decorrerão a partir de Janeiro de 2022, sob pseudónimo, numa plataforma online que será criada para o efeito. Curiosamente, a próxima edição vai coincidir com o ano do centenário de José Saramago.

Já era do conhecimento público, desde a última atribuição, que a próxima edição do Prémio Literário José Saramago iria expandir para os 40 anos (em vez dos actuais 35) a idade-limite dos candidatos àquele galardão. Relembro que o último autor distinguido foi Afonso Reis Cabral, pela autoria do romance \”Pão de Açúcar\”, em 2019, editado em Portugal pela Dom Quixote em 2018 e no Brasil pela HarperCollins Brasil no ano passado.

Todavia, no dia de ontem, a Fundação Círculo de Leitores, em articulação com a Fundação José Saramago, anunciou através de um comunicado que, a partir da sua 12.ª edição, vai alterar não apenas essa como outra das regras do prémio: a partir de agora, apenas podem concorrer obras de ficção inéditas de autores da lusofonia. Algo que não era possível até aqui, uma vez que o prémio era destinado a obras cuja primeira edição tivesse sido publicada em qualquer país da lusofonia. 

Adicionalmente, o valor monetário do prémio será reforçado, estando agora fixado em 40 mil euros. Instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago em 1998, o galardão valia, até ao momento, 25 mil euros. Outro ponto importante já definido é que a obra vencedora será publicada em Portugal pelo Grupo Porto Editora e no Brasil pela Globo Livros e terá distribuição em todos os países da lusofonia.

“O prémio tem um patrono e mantém-se, mas noutra modalidade.” — Guilhermina Gomes, editora e presidente do júri do Prémio Literário José Saramago

Outra novidade relevante são as alterações no que diz respeito à composição do júri que vai avaliar as obras.

“Como forma de perpetuar o espírito de Saramago, o prémio passará a ter como jurados escritores anteriormente galardoados com o prémio.” — Comunicado enviado para a imprensa

Assim sendo, na próxima edição, onde o vencedor será anunciado no último trimestre de 2022, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Bruno Vieira Amaral compõem o júri final deste prémio que, há 20 anos, foi “pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores”.

Haverá uma primeira triagem dos inéditos recebidos. Posteriormente, entra em cena o comité de leitura, constituído por três professores universitários nomeados pela presidente do júri. A selecção feita por estes académicos irá depois ser avaliada pelo júri constituído pelos escritores. 

Por fim, o regulamento e o processo de apresentação de candidaturas vão ser agora actualizados.

Foto: Afonso Reis Cabral, vencedor da edição de 2019 do Prémio Literário José Saramago, por Francisco Romão Pereira

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top