Poesia contida em “Inferno”, de Pedro Eiras, distinguida com prémio literário António Cabral de 2021

Na presente edição, em que concorreram cerca de 60 obras. o Prémio Literário António Cabral foi atribuído ao escritor Pedro Eiras pela obra de poesia “Inferno”, editada em Portugal pela Assírio e Alvim, segundo o que foi divulgado ontem pelo Grémio Literário Vila-realense.

A escolha da obra “Inferno” de Pedro Eiras foi “unânime” pelo júri constituído por Isabel Alves e José Eduardo Reis, professores do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e a escritora Maria Hercília Agarez.

É uma experiência poética fortemente original e inventiva, uma obra onde confluem registos discursivos de várias proveniências — erudito, prosaico, metafísico, literário.\” — Júri do Grémio Literário Vila-realense

\"\"
Fonte: Assírio e Alvim

\”Inferno\”, de Pedro Eiras, além de ser o seu livro de estreia na poesia, é o primeiro volume de um tríptico que muito literalmente visita a obra de Dante Alighieri, importante figura da literatura italiana que faleceu há 700 anos.

Nesta obra podemos encontrar uma escatologia dos tempos modernos, uma visita às almas danadas de hoje através de um prisma eminentemente sociológico que reflecte e nos faz reflectir intensamente sobre a sociedade contemporânea, sem nunca perder de vista a empatia com o outro, “pois não merece dor na morte quem já carregou / toda a vida o inferno no sangue”.

Instituído no ano de 2011, em Vila Real, o prémio António Cabral pretende ser uma homenagem ao poeta do Douro, que faleceu em 2007, e visa também estimular novas produções literárias. Com uma periodicidade bienal, possui uma dotação de cinco mil euros.

A sessão de entrega decorrerá no dia 16 de outubro, uma semana antes do 14.º aniversário da morte do patrono do prémio que foi instituído pela Câmara de Vila Real.

Foto: Pedro Eiras/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Pedro Eiras nasceu no Porto em 1975. Desde 2001, publicou obras de ficção (\”Bach\”, \”Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa\”, \”A Cura\”), teatro (\”Um Forte Cheiro a Maçã\”, \”Uma Carta a Cassandra\”, \”Um Punhado de Terra\”, \”Bela Dona\”), ensaio (\”Esquecer Fausto\”, \”Tentações\”, \”Os Ícones de Andrei\”, \”Constelações\”, \”Platão no Rolls-Royce\”) e poesia (\”Inferno\”, \”Purgatório\”). Publicou vários livros em França, na Roménia, no Brasil. As suas peças de teatro foram encenadas e lidas em dez países. É Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”Inferno\”, de Pedro Eiras (Assírio e Alvim, Wook):
https://www.wook.pt/livro/inferno-pedro-eiras/23624133

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!



Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top