Para os fãs portugueses de Ficção Científica, a Relógio D\’Água acrecenta \”Duna\”, a magistral obra-prima de Frank Herbert ao seu catálogo

A Relógio D\’Água Editores que, no seu catálogo, já conta com a presença de H. G. Wells, Philip K. Dick, Ursula K. Leguin e N. K. Jemisin na área da Ficção Científica, prepara-se para, no dia 12 deste mês, engrossar a lista com Frank Herbert, o autor de \”Duna\”, a magistral saga que, em 1965, venceu 1 Nebula Award e, no ano seguinte, dividiu 1 Hugo Award com \”Immortal\”, de Roger Zelasny. É importante salientar que estes são 2 dos prémios literários mais importantes para quem escreve este género de narrativa.

\”Não conheço nada que se lhe compare, além de \’O Senhor dos Anéis\’.\” — Arthur C. Clarke

\"\"
Fonte: Relógio D\’Água Editores

Uma mistura de aventura e misticismo, ambientalismo e política que, ainda hoje, é reconhecido como o mais importante épico de ficção científica.

Obra-prima de Frank Herbert, Duna decorre no planeta deserto de Arrakis. Narra a história de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre encarregada de governar um mundo inóspito, onde a única coisa de valor é uma especiaria, melange, que é na verdade uma droga capaz de prolongar a vida e expandir a consciência. Cobiçada em todo o universo conhecido, a melange revela-se um tesouro pelo qual as pessoas estão dispostas a matar.

Quando os Atreides são traídos, a destruição da sua família conduz Paul a um destino mais importante e arriscado. E, à medida que evolui, dando forma ao misterioso Muad’Dib, tornará real o sonho mais antigo e perseguido pela humanidade.

A 17 de dezembro de 2020 vai estrear, nas salas de cinema portuguesas, uma nova adaptação cinematográfica realizada pelo cineasta Denis Villeneuve, \”Arrival\”, \”Blade Runner 2049\”), com um argumento que junta Villeneuve, Jon Spaihts e Eric Roth.

Em termos de elenco, esta produção possui atores como Timothée Chalamet, Josh Brolin, Jason Momoa, Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Javier Bardem, Dave Bautista, Stellan Skarsgård e Charlotte Rampling.

Foto: Frank Herbert por Ulf Andersen

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em Tacoma, Washington, e estudou na Universidade de Washington, Seattle. Teve uma grande variedade de empregos — incluindo operador de câmara de TV, comentador de rádio, apanhador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva, psicanalista, professor de escrita criativa, repórter e editor de vários jornais da Costa Oeste dos EUA… antes de se tornar escritor a tempo inteiro. Em 1952, Herbert começou a publicar ficção científica com \”Looking for Something?\” na revista Startling Stories. Mas o seu verdadeiro aparecimento como escritor de primeira importância só aconteceu em 1965, com a publicação de \”Duna\”. Seguiram-se \”Dune Messiah\”, \”Children of Dune\”, \”God Emperor of Dune\”, \”Heretics of Dune\” e \”Chapterhouse\”: Dune, completando a saga a que o Chicago Tribune chamaria \”um dos monumentos da moderna ficção científica\”. Herbert também é autor de cerca de outros vinte livros, incluindo \”The Jesus Incident\”, \”The Dosadi Experiment\” e \”Destination: Void\”. Faleceu em 1986.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Duna”, de Frank Herbert (Relógio D\’Água, Wook):
https://www.wook.pt/livro/duna-frank-herbert/24457438

Leitores residentes no Brasil:
“Duna”, de Frank Herbert (Editora Aleph, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/duna-2-ed-2017/artigo/e6086389-e3fe-4ba3-a479-f6b46b97fc1f

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top