O filme baseado no romance \”O Ano da Morte de Ricardo Reis\”, assinado por João Botelho, estreia hoje na televisão portuguesa

Produzida pela Ar de Filmes e assinada pelo realizador João Botelho, esta longa metragem que conta com um elenco onde estão presentes Chico Diaz, Luís Lima Barreto, Catarina Wallenstein, Victoria Guerra, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa, Rui Morrison, entre outros, baseada no romance homónimo de José Saramago, publicado originalmente em 1984, estreia hoje na televisão portuguesa, às 23 horas, exibida pela RTP 1.

\"\"
Fonte: Porto Editora

Após um período de 16 anos, onde esteve exilado no Brasil, Ricardo Reis (heterónimo de Fernando Pessoa) regressa a Lisboa em dezembro de 1935. O ano seguinte é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível Guerra Civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar.

Desta forma, Ricardo Reis assiste ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa. Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa, o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo. E onde surgem duas mulheres, Lídia e Marcenda são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis.

Neste filme mergulhamos também na personalidade de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da língua portuguesa que estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio, sendo Ricardo Reis uma dessas personagens.

João Botelho, que já adaptou obras literárias de Agustina Bessa-Luís (“A Corte do Norte”), de Fernando Pessoa (“Filme do Desassossego”), Fernão Mendes Pinto (“Peregrinação”) e Eça de Queirós (“Os Maias”), realçou ainda que “Para estar à altura deste notável romance de realismo fantástico, decidi filmar a preto e branco, para a verosimilhança e a clareza das luzes, das sombras, dos vários cinzentos onde os personagens se vão mover, aflitos ou entusiasmados. (…) Nos planos finais uma explosão de cores deve permitir transportar o espectador para os tempos contemporâneos.\”.

Foto: Chico Diaz na pele de Ricardo Reis; Fonte: IMDB

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/…/o-ano-da-morte-de-ricardo-re…/18493509

Leitores residentes no Brasil:
\”O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-ano-da-morte-de-ricardo-reis-2-ed-2020/artigo/43638b4e-d614-4acc-afe6-c928a1648f3e

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top