No momento em que abrem as inscrições, são revelados alguns detalhes sobre o novo formato do Prêmio São Paulo de Literatura

Na 12ª edição deste importante prémio do panorama literário brasileiro, surgem algumas mudanças que, a partir de agora, vão trazer um novo fôlego. mantendo, obviamente, a missão de descobrir novos autores para a literatura do Brasil, como já é hábito, desde 2008. Aproveito para dizer que as inscrições para a presente edição já estão a decorrer até dia 15 de Agosto de 2019.

Até ao ano passado, eram reconhecidas as obras literárias em três categorias (Melhor Livro de Romance do Ano; Autor Estreante com mais de 40 anos e Autor Estreantes com menos de 40 anos). Contudo, a partir de agora, reduzem-se somente para duas: Melhor Romance de Ficção do Ano e Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano.

Quanto ao montante que é entregue aos vencedores, esse não teve qualquer alteração, mantendo-se, por isso, nos 400 mil reais, sendo que cada um dos vencedores das novas categorias que vão passar a ser distinguidas, este ano, na 12ª edição deste importante prémio literário brasileiro, 200 mil reais.

Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como missão estimular a produção literária de qualidade, valorizar o mercado editorial literário e, ainda, favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo os grandes nomes e novos talentos, obviamente.

As obras devem ser romance de ficção, escritas originalmente em português e possuir a sua primeira edição e impressão no Brasil, neste caso, em 2018, além de possuir formato impresso e ISBN. Os candidatos podem inscrever as suas obras até ao próximo dia 15 de Agosto.

Quanto aos finalistas, eles serão anunciados na primeira quinzena de outubro, e os vencedores serão premiados em novembro. O edital está disponível nos sites do Prêmio São Paulo de Literatura e da Cultura do Estado de São Paulo.

Para mais informações, incluindo o edital, consulte os sites:

Site oficial do Prêmio São Paulo de Literatura:
https://premiosaopaulodeliteratura.org.br/

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
http://www.cultura.sp.gov.br/

Deixo, abaixo, como sugestões de leitura, as 3 obras que venceram nas três categorias da edição de 2018.

Foto: Prêmio São Paulo de Literatura/Divulgação

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Assim na Terra como Embaixo da Terra”, de Ana Paula Maia [Melhor Livro do Ano, Prêmio São Paulo de Literatura 2018] (eBook, Editora Record, Wook):
https://www.wook.pt/ebook/assim-na-terra-como-embaixo-da-terra-ana-paula-maia/23359065

Leitores residentes no Brasil:
“O Peso do Pássaro Morto”, de Aline Bei II [Melhor Livro do Ano – Estreantes com menos de 40 anos, Prêmio São Paulo de Literatura 2018] (Editora NósLivraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/73324143-97ff-4484-87f5-2ce18…
“Oito do Sete”, de Cristina Judar [Melhor Livro do Ano – Estreantes com mais de 40 anos, Prêmio São Paulo de Literatura 2018] (Editora Reformatório, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/abde9000-4290-457c-9131-67c99…
“Assim na Terra como Embaixo da Terra”, de Ana Paula Maia [Melhor Livro do Ano, Prêmio São Paulo de Literatura 2018] (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/…/d4f8e976-df51-41d6-aba9-99a01…

Sigam-nos também no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top