Vida de Escritor

Nélida Piñon alcança os 60 anos de carreira e tem o romance “Vozes do deserto” reeditado com um novo projeto gráfico

Autora consagrada e integrante da Academia Brasileira de Letras, desde 1980, tendo assumido a sua presidência entre 1996 e 1997, Nélida Piñon, bastante aclamada pela autoria dos romances “A República dos Sonhos” e “A Casa da Paixão”, completa 60 anos de carreira literária no presente ano de 2021.

Fonte: Editora Record

Nélida Piñon publicou o seu primeiro livro, “Guia-mapa de Gabriel Arcanjo”, a 13 de outubro de 1961. Essa é a data que a própria autora considera como o marco inaugural de sua carreira. Para celebrar as seis décadas de intensa produção literária da escritora carioca, a Editora Record reeditou o romance “Vozes do deserto” com novo projeto gráfico.

Nesta festejada narrativa, que conquistou os galardões de Melhor Romance e Livro do Ano na edição de 2005 do prestigiado Prémio Jabuti, Nélida recria a história das “Mil e uma noites” e realça o desempenho de uma mulher transgressora numa sociedade patriarcal.

No enredo, Nélida acompanha a história de Scherezade, a jovem mais brilhante da corte, que, para salvar as jovens do reino das garras do poderoso Califa, decide casar-se com ele. Filha do Vizir, que devia servidão ao poderoso monarca, ela não acredita que o poder do Califa possa determinar o fim de sua imaginação.

Aos 84 anos, Piñon continua muito ativa. Atualmente está em Portugal, onde promove o seu mais recente romance, “Um dia chegarei a Sagres”, que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, anunciado nesta segunda-feira.

Nesta sua passagem pela Europa, a escritora também vai visitar Espanha, onde participará do projeto Caja de Las Letras. Promovida pelo Instituto Cervantes, a iniciativa convida escritores para depositarem num cofre, que só será aberto futuramente, artefatos e registros emblemáticos de nossos tempos.

Foto: Nélida Piñon por Xurxo Lobato

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre a autora:
Nasceu em 1937 no Rio de Janeiro, numa família originária da Galiza. Nélida Piñon formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora catedrática da Universidade de Miami desde 1990 e doutor honoris causa das universidades de Santiago de Compostela, Rutgers e Montreal, entre outras, foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras em 1996. Desde 2004 é membro da Academia das Ciências de Lisboa. A sua extensa produção literária, traduzida em diversas línguas, foi distinguida com numerosos galardões, entre os quais o Prémio Walmap (1969) pela novela Fundador; o Prémio Mário de Andrade (1972) por “A Casa da Paixão”; o Prémio Internacional Juan Rulfo de Literatura LatinoAmericana e do Caribe (México, 1995); o Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prémio Ficção Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance “A República dos Sonhos”; o Prémio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs (Colômbia, 2001); o Prémio Rosalía de Castro (Espanha, 2002); o Prémio Internacional Menéndez Pelayo (Espanha, 2003); o Prémio Jabuti para o melhor romance (Brasil, 2005) por “Vozes do Deserto”; e o Prémio Literário Casa de las Americas (Cuba, 2010) por “Aprendiz de Homero”. Em 2005 recebeu o importante Prémio Príncipe de Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra, o primeiro escritor de língua portuguesa a consegui-lo. Em 2015, recebeu o Prémio El Ojo Crítico Iberoamericano, concedido pela Rádio Nacional de Espanha.

Sugestões de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Um dia chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (Temas e Debates, Wook):
https://www.wook.pt/livro/um-dia-chegarei-a-sagres-nelida-pinon/24456997

Leitores residentes no Brasil:
“Vozes do deserto”, de Nélida Piñon (Editora Record, Amazon Brasil):
https://www.amazon.com.br/Vozes-do-deserto-N%C3%A9lida-Pi%C3%B1on/dp/6555872977
“Um dia chegarei a Sagres”, de Nélida Piñon (Editora Record, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/um-dia-chegarei-a-sagres-1-ed-2020/artigo/fdf4d1df-0213-432f-8312-fee94544bc4b

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *