Michael Hirst assume papel de roteirista e produtor executivo em nova minissérie baseada no clássico \”O Grande Gatsby\”, de F. Scott Fitzgerald

Ainda hoje, este clássico da literatura norte-americana, que foi editado há 96 anos, parmanece atual e, por isso, de vez em quando, é adaptado para diferentes formatos e faz-nos descobrir novas interpretações e novos olhares sobre as nossas existências como seres humanos e, naturalmente, reverenciar a mestria presente na escrita de F. Scott Fitzgerald.

“Parece que vivi com Gatsby a maior parte da minha vida, lendo-o primeiro como um menino da escola, depois ensinando-o em Oxford, na década de 70, e relendo-o periodicamente desde então.\” — Michael Hirst

\"\"
Fonte: Relógio D\’Água Editores

Considerada como a obra-prima do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, a obra \”O Grande Gatsby\” já foi recriada, por várias vezes, para o cinema. Talvez, a mais conhecida seja a do ano de 2013 quando realizador Baz Luhrmann a adaptou e Leonardo DiCaprio interpretou o papel de Jay Gatsby, contracenando com Carey Mulligan que deu vida a Daisy Buchanan.

No entanto, agora, de acordo com o The Hollywood Reporter, o romance norte-americano terá uma nova adaptação. Desta vez, o formato escolhido é o de minissérie e ele vai chegar através de Michael Hirst, que também assinou a criação da acalmada série “Vikings”. A mesma fonte revela ainda que Hirst assumirá o argumento e será produtor executivo ao lado de Michael London, o mesmo que produziu “The Visitor” (2007), “Sideways” (2004) ou ainda “Milk” (2008).

Em termos de produção, ela será liderada pela A&E Studios e pela ITV Studios America. Contudo, neste momento, não se conhece o elenco, nem existe qualquer data para a estreia e, muitos menos, a informação sobre o canal ou plataforma de streaming onde será exibido o projecto.

Relembro que esta narrativa, escrita em 1925, simboliza o sonho americano e reflecte acerca dos loucos anos vinte do século passado. Por muitos considerado o melhor livro de Scott Fitzgerald, é um romance sobre o amor e o desamor, sobre a maldade e as ambições humanas, sobre triunfos e deslumbramentos, sobre modas e excessos. 

Foto: Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan a interpretar Jay Gatsby e Daisy Buchanan; Fonte: Warner Bros.

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Francis Scott Key Fitzgerald, mais conhecido como F. Scott Fitzgerald nasceu em 1896, em Saint Paul, EUA. Considerado um dos grandes nomes da literatura do século XX, integrou a chamada “geração perdida” da literatura. Ingressou na Universidade de Princeton, com o intuito de aperfeiçoar o seu estilo literário mas acabou por abandoná-la em 1917, quando se alistou no exército. Começou a sua carreira literária em 1920, com a publicação do romance \”Este Lado do Paraíso\”, obra que lhe deu grande popularidade. O seu segundo romance, \”Belos e Malditos\”, foi publicado em 1922 e, é deste mesmo período, a publicação de \”O Curioso Caso de Benjamin Button\”. Com a esposa, Zelda Sayre, Fitzgerald mudou-se para França, onde concluiu, em 1925, seu terceiro e mais célebre romance, \”O Grande Gatsby\”, considerado pela crítica especializada como a obra-prima do escritor e uma das 100 melhores obras literárias de todos os tempos, tendo sido adaptado várias vezes para o cinema. Em 1934, publicou \”Terna é a Noite\”, romance pungente que o autor considerava a sua melhor obra. Acometido por tuberculose, desde a década de 1910, Fitzgerald lançou-se ao alcoolismo, um hábito que seria agravado pela esquizofrenia que sofria a sua esposa Zelda. Em 1927, Fitzgerald mudou-se para Hollywood, onde chegou a trabalhar como roteirista de cinema. Em 1939, começou a escrever seu último romance, \”O Último Magnate\”, inacabado, e publicado postumamente em 1941. O escritor faleceu em 1940, vítima de enfarte, repentinamente.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
\”O Grande Gatsby\”, de F. Scott Fitzgerald (Relógio D\’Água, site da editora):
https://relogiodagua.pt/produto/o-grande-gatsby-2/

Leitores residentes no Brasil:
\”O Grande Gatsby\”, de F. Scott Fitzgerald (Antofágica, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/o-grande-gatsby-1-ed-2020/artigo/86c399a5-9e2b-45ac-b89c-c2280d1bdec0

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top