Grupo Porto Editora: Manuel Alberto Valente entrega testemunho a Vasco David na Divisão Editorial Literária de Lisboa

Depois de uma dúzia de anos, Manuel Alberto Valente vai terminar as suas funções de Diretor da Divisão Editorial Literária de Lisboa do Grupo Porto Editora (GPE). Esta é uma decisão pessoal do Editor, que o GPE respeita, e que constitui uma entrega de testemunho interno, sendo de sublinhar que Manuel Alberto Valente manter-se-á ligado a esta casa como consultor editorial.

Manuel Alberto Valente é um dos nomes mais consagrados do mundo editorial português, nas últimas décadas, sendo evidente o contributo relevante que deu para a afirmação da Porto Editora na área da literatura e, obviamente, o grupo está muito muito agradecido.

Naquela época, a Porto Editora havia iniciado, há pouco mais de ano e meio, uma aposta na edição literária quando, em abril de 2008, se anunciou a entrada de Manuel Alberto Valente no Grupo. Desde então, a Divisão Editorial Literária de Lisboa contribuiu, a par da Divisão Editorial Literária do Porto, para a construção de um catálogo de grande relevo, onde pontuam nomes de escritores nacionais e estrangeiros incontornáveis, como os prémios Nobel José Saramago e Patrick Modiano, Mário de Carvalho, Richard Zimler, Luis Sepúlveda, entre muitos outros.

Sob a sua direção, assistiu-se à preservação e recuperação de chancelas como a Assírio & Alvim, a Livros do Brasil e a Sextante Editora, algo que só foi possível graças à conjugação de fatores imprescindíveis: desde logo, o saber, o conhecimento e a experiência de muitos anos enquanto Editor, com o apoio de uma equipa editorial de qualidade e, não menos importante, a liberdade, a confiança e as condições humanas e logísticas que a Porto Editora se orgulha de proporcionar.

«A Porto Editora proporcionou-me 12 anos de trabalho editorial quando outros me consideravam já \”velho\” para me adaptar às \”novas realidades\” desse mundo. Só isso bastaria. Mas ajudar a salvar ou recuperar chancelas como a Sextante, a Assírio & Alvim e a Livros do Brasil – e fazê-lo sem constrangimentos de qualquer espécie e com o apoio e a cumplicidade de todos – foi realmente a cereja no topo do bolo» — Manuel Alberto Valente

Assim sendo, a direção daquela divisão editorial ficará, a partir de setembro, nas mãos de Vasco David, que entrou no GPE devido à aquisição da Assírio & Alvim, chancela que tem dirigido com indiscutível competência. Como é natural, Vasco David e a sua equipa continuarão a ter o melhor apoio de toda a estrutura altamente profissional e dinâmica do GPE.

Em jeito de conclusão, o GPE faz questão de, publicamente, manifestar o apreço e o agradecimento a Manuel Alberto Valente pelo elevado profissionalismo, empenho e sentido de compromisso com que desempenhou as suas funções, desejando-lhe as maiores felicidades para a nova fase de vida que agora inicia.

Foto: Manuel Alberto Valente/Porto Editora/Divulgação

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top