Notícias

Livraria Lello inaugura uma sala em homenagem a José Saramago e, em parceria com a revista TIME, um conjunto de painéis dedicados aos vencedores no Nobel de Literatura

A partir de hoje, Saramago passou a ter uma sala em sua homenagem na mais famosa livraria da cidade do Porto e, em paralelo, pode visitar “What Makes a Nobel”, a instalação artística de painéis que retratam os autores que já venceram o Prémio Nobel de Literatura, desde o seu início em 1901.

“Partindo de um estudo de opinião realizado junto dos leitores e das diversas listas já divulgadas pela crítica literária, a Livraria Lello destaca 143 autores, de todos os géneros, nacionalidades e épocas: 22 autores que receberam o Prémio Nobel da Literatura, 100 que poderiam ter recebido e 21 eternos candidatos.”

A intervenção artística é assinada pelo diretor criativo da revista norte-americana, D.W. Pine, sendo esta a sua primeira exibição pública. É composta por 12 painéis, nos quais constam capas da revista Time, desde Rudyard Kipling, um dos primeiros a receber o Nobel da Literatura, em 1907, a Toni Morrison, galardoada pela Academia Sueca em 1993, bem como outros autores que mereceram destaque de primeira página, como Virginia Woolf ou William Shakespeare.

“A acompanhar a instalação, são reveladas algumas histórias e curiosidades das carreiras literárias de vários autores. No total, existem cerca de 650 obras disponíveis, em vários idiomas.”

Nesse sentido, hoje, a Lello inaugurou ainda uma sala totalmente dedicada ao único Nobel da Literatura em língua portuguesa, em parceria com a Fundação José Saramago. O espaço reúne primeiras edições, obras traduzidas em vários idiomas e ainda objetos pessoais selecionados por Pilar del Río, que ajudam a conhecer o homem e o escritor.

Quanto ao painel dedicado a José Saramago, também da autoria da TIME, a evidência e o foco recai sobre uma das fotos que poderia ter sido selecionada para destaque de primeira página, à semelhança dos estudos que conduzem à escolha de muitos dos rostos que costumam fazer a capa da prestigiada publicação.

Por fim, a livraria do Porto edita, em colaboração com a Porto Editora, quatro livros de Saramago — “Memorial do Convento”, “Ensaio sobre a Cegueira”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “As Intermitências da Morte” – que contam com ilustrações de João Maio Pinto.

Foto: Livraria Lello por Miguel Pereira

Sobre o autor:
Nasceu. a 16 de Novembro de 1922. na aldeia de Azinhaga. Devido a dificuldades económicas, José Saramago foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo, a partir desse momento, exercido diversas atividades profissionais: serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. O seu primeiro livro foi publicado em 1947. No entanto, só em 1976, é que passou a viver, exclusivamente, da literatura, primeiramente, como tradutor, depois, como autor. Romancista, dramaturgo, cronista e poeta, em 1998, tornou-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura.

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

About author

Articles

Criativo, Criador do Sonhando Entre Linhas, amo ler, e escrever. Gosto de ler quase todos os géneros literários. Amo autores como Valter Hugo Mãe, Fernando Pessoa, José Saramago, João Pinto Coelho, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, entre outros. Desde agosto de 2019, trabalho no Grupo LeYa Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *