Lançamentos previstos para Maio em Portugal (Parte 3)

Mais alguns lançamentos para este mês com reedições a caminho como o romance \”Timbuktu\”, do consagrado autor norte-americano Paul Auster, pela Edições ASA, o livro icónico do ex-futebolista Lilian Thuram, que arrecadou um prémio contra o racismo, agora, em edição de bolso. Depois, teremos um livro sobre a importância de Dante Alighieri, aproveitando a recente comemoração dos 700 anos da sua morte e, ainda, a estreia de Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, na escrita de romances com \”Bairro sem Saída\”.

04.05.2021: “Timbktu”, de Paul Auster (ed. Edições ASA, 216 páginas)

\”Um livro extraordinário.\” — Salman Rushdie

\"\"
Fonte: Edições ASA

Sinopse:
Mr. Bones é um cão de raça indefinida e companheiro inseparável de William Gurevitch, um vagabundo, um poeta errante, um excêntrico sobrevivente das revoluções dos anos sessenta. Juntos percorreram a América e sobreviveram aos duros invernos de Brooklyn.

Agora, em Baltimore, depara-se-lhes aquela que será talvez a última aventura. William, que pressente a chegada da morte, embarca numa missão: encontrar Bea Swanson, sua professora de liceu.

É a essa mulher, que não vê desde a juventude, que decide confiar os cadernos de poemas e o leal companheiro de tantos anos.

Sobre o autor:
Nascido em 1947 em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos, estudou literatura francesa, inglesa e italiana na Columbia University, em Nova Iorque. Viveu em Paris de 1971 a 1975. De volta à cidade que nunca dorme, em 1980, mudou-se para o bairro do Brooklyn, onde vive e trabalha até hoje. Poeta, tradutor, crítico de cinema e literatura, romancista e guionista de cinema, publicou ensaios, memórias, poesia e ficção. Da sua vasta e multifacetada produção literária destacam-se “Trilogia de Nova Iorque”, “Mr. Vertigo”, “A Noite do Oráculo”, “No País das Últimas Coisas”, “Timbuktu”, “Leviathan” ou, ainda, “Sunset Park” para citar apenas alguns exemplos. O seu romance mais recente, e mais longo, curiosamente, chama-se “4 3 2 1” e foi editado em Portugal pela Edições ASA e no Brasil pela Companhia das Letras.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**“Timbuktu”, de Paul Auster (Edições ASA, Wook):
https://www.wook.pt/livro/timbuktu-paul-auster/41136
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 04-05-2021.

05.05.2021: \”Uma Grande História de Amor\”, de Susanna Tamaro (ed. Editorial Presença, 216 páginas)

\"\"
Fonte: Editorial Presença

Sinopse:
Edith e Andrea – ela, uma jovem progressista; ele, um capitão muito rigoroso – encontram-se por acaso num ferryboat entre Veneza e a Grécia. O que parece um evento insignificante muda a vida de ambos… para sempre.

Primeiro, vem a recusa: como podem eles, pessoas tão diferentes, sentir-se atraídos um pelo outro? Depois, as várias fases de um amor inicialmente clandestino, as aventuras de uma longa separação, o perigo de um segredo, uma felicidade inesperada e uma grande provação. E, por fim, a ilha cheia de vento e de luz, para onde os dois se mudam depois de recuperarem uma velha casa abandonada. A ilha onde agora Andrea se encontra sozinho. Porém, os diálogos verdadeiramente importantes nunca se esgotam: enquanto cuida do jardim e das abelhas da amada mulher, Andrea continua a falar com Edith. Conta-lhe, com ternura e paixão, a grande história de amor que os uniu. E promete-lhe que encontrará a filha, Amy, que há muito cortou relações com os pais.

Será possível recomeçar, redescobrir a família, apesar da tristeza e das verdades difíceis?

Quando parece que perdemos a capacidade de nos surpreender, de procurar a luz, de cuidar, será que o nosso coração se calou ou seremos nós que não sabemos ouvi-lo? Um romance poderoso e pleno de sabedoria – capaz de apontar o caminho para o renascimento que todos procuramos.

Sobre a autora:
Susanna Tamaro nasceu em Trieste, em 1957, formou-se no Centro Experimental de Cinematografia e realizou documentários para televisão. Como autora, estreou-se, em 1989, com o romance \”Com a Cabeça nas Nuvens\”. Em 1994, com \”Vai Aonde te Leva o Coração\”, tornou-se uma autora bestseller à escala mundial. Entre as suas obras, destacam-se \”A Alma do Mundo\”, \”Escuta a Minha Voz\”, \”Para Sempre\” e \”Sou Um Clandestino\”. É também autora de títulos para jovens, como \”O Tigre e o Acrobata\”, \”O Cavaleiro Lua Cheia\”, \”Um Lugar Mágico\” e \”Tobias e o Anjo\”. Os seus livros já venderam milhões de exemplares e estão traduzidos em todo o mundo. Em Portugal, a Editorial Presença publica a obra da autora desde 1999.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Uma Grande História de Amor\”, de Susanna Tamaro (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/uma-grande-historia-de-amor-susanna-tamaro/24718885
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 05-05-2021.

05.05.2021: \”O Rochedo de Tanios\”, de Amin Maalouf (ed. Marcador, 288 páginas)

\”\’O Rochedo de Tanios\’ é uma fascinante história de amor, traição e assassínio, mas é muito mais complexa do que isso – apaixonada, ressonante e maravilhosamente elaborada. Escusado será dizer que também nos prende até ao fim.\” Claire Messud, The Guardian

\"\"
Fonte: Marcador

Sinopse:
Passado no século XIX, num Líbano dividido pelo confronto entre o Egito e o Império Otomano, \”O Rochedo de Tanios\”, romance inspirado num acontecimento real, gira em torno da morte violenta de um patriarca cujo assassino, refugiado em Chipre, é devolvido à sua terra para ser punido. A reconstrução da história vai desenhando a figura de Tanios, transformado pelo destino num herói lendário e libertador do seu povo.

Amor, vingança e morte servem a Amin Maalouf para tecer a trama desta história vertiginosa, que é também uma deliciosa crónica do quotidiano de uma cidade onde a tolerância é ameaçada pelos acontecimentos que pressagiam um futuro violento.

Sobre o autor:
Amin Maalouf, nascido no Líbano, é jornalista e romancista. Venceu o Prix des Maisons de la Presse, o Prémio Goncourt, o Prémio Príncipe das Astúrias, o Prémio Calouste Gulbenkian e foi agraciado pela Ordem Nacional do Mérito francesa com o grau de Grande-Oficial. É membro da Academia Francesa desde 2011. Foi chefe de redação e, mais tarde, editor do Jeune Afrique. Durante doze anos foi repórter, tendo realizado missões em mais de sessenta países. A maior parte dos seus livros apresenta um cenário histórico e, à semelhança de Umberto Eco, Orhan Pamuk e Arturo Pérez-Reverte, Maalouf combina factos históricos fascinantes com fantasia e conceitos filosóficos. Numa entrevista, afirmou que o seu papel enquanto escritor consiste em criar «mitos positivos». Escritas com a habilidade de um magnífico contador de histórias, as obras de Maalouf dão-nos uma visão apurada dos valores e comportamentos de diferentes culturas do Médio Oriente, de África e do mundo mediterrânico.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”O Rochedo de Tanios\”, de Amin Maalouf (Editorial Presença, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-rochedo-de-tanios-amin-maalouf/24718887
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 05-05-2021.

06.05.2021: \”A Importância de Dante\”, de John Took (ed. Bertrand Editoria, 248 páginas)

\"\"
Fonte: Bertrand Editora

Sinopse:
Em 2021 assinalam-se os 700 anos da morte de Dante Alighieri, um poeta que, nas palavras de T. S. Eliot, «divide o mundo com Shakespeare, não havendo um terceiro». Dante, tal como nós, viveu num mundo de violência política e incerteza moral, o que tornou o seu exílio uma agonia e lhe suscitou uma profunda meditação sobre a natureza da felicidade.

Em \”A Importância de Dante\”, John Took parte de três obras – \”Vita Nova\”, a obra inovadora da sua juventude; \”Convívio\”, trabalho maior da sua meia-idade; e a \”Commedia\”, o grande projeto da sua maturidade – como mapas para o desenvolvimento de Dante enquanto poeta e filósofo. Estas obras são ainda importantes testemunhos do papel ainda relevante de Dante como guia do nosso bem-estar e felicidade.

O pensamento de Dante, que refletiu a fundo sobre o bem-estar não só dos seus contemporâneos mas também dos que «pensarão nestes tempos como antigos», atravessa séculos e confirma o seu merecido estatuto não só como ícone cultural, mas como companheiro de viagem.

Sobre o autor:
John Took é professor emérito em Estudos de Dante na University College London. Especializado em literatura italiana, em particular na obra de Dante, tem inúmeros artigos e livros publicados, incluindo a biografia \”Dante\” (Princeton University Press, 2020) e os títulos \”L\’Etterno Piacer: Aesthetic Ideas in Dante\” (Oxford University Press) e \”Dante: Lyric Poet and Philosopher: An Introduction to the Minor Works\” (Clarendon Press).

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”A Importância de Dante\”, de John Took (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-importancia-de-dante-john-took/24550377
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”O Protocolo de Varsóvia\”, de Steve Berry (ed. Bertrand Editoria, 400 páginas)

\”Berry harmoniza um mistério histórico com uma intriga atual, desenvolve o enredo num ritmo veloz e move-se com grande elegância entre os diversos campos de ação.\” Booklist

\"\"
Fonte: Bertrand Editora

Sinopse:
326: Na demolição de um antigo templo erguido junto ao túmulo de Cristo, descobrem-se os restos da cruz de Jesus. É assim que começa a veneração das relíquias sagradas, e em particular de sete delas, ligadas à Paixão: a Vera Cruz, a Coroa de Espinhos, a Coluna da Flagelação, a Santa Esponja, a Santa Lança, os Pregos e o Sangue Sagrado. Com as Cruzadas, foram trazidas para Europa e expostas em lugares de culto.

2020: Cotton Malone está na basílica do Sangue Sagrado em Bruges onde está depositado, desde o século xii, o frasco sagrado que contém o sangue de Cristo recolhido por José de Arimateia. Durante a sua visita ao templo o precioso relicário é roubado e Cotton Malone descobre entretanto que quatro das sete Relíquias Sagradas desapareceram nos meses anteriores. É o início de uma investigação fascinante, durante a qual Malone terá de mostrar uma maestria extraordinária para escapar àqueles que, na sombra, querem a todo custo manter secreta uma verdade obscura.

Um puzzle diabólico que nos conduz numa viagem emocionante através da história da Europa e pelos enigmáticos segredos que a envolvem.

Sobre o autor:
Steve Berry é um dos autores mais vendidos do top do The New York Times. Com mais de 12 milhões de livros impressos, as suas obras foram traduzidas em quarenta línguas e vendidas em cinquenta e um países. Quando não está a escrever, normalmente encontra-se a viajar para pesquisar elementos para os seus próximos romances. Vive na cidade histórica de St. Augustine, na Florida, e, juntamente com a sua mulher, Elizabeth, fundou a History Matters, associação dedicada a ajudar na preservação do património.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”O Protocolo de Varsóvia\”, de Steve Berry (Bertrand Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-protocolo-de-varsovia-steve-berry/24590077
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”As Minhas Estrelas Negras\”, de Lilian Thuram (ed. Edições Tinta da China, 440 páginas, em edição de bolso)

\”\’As Minhas Estrelas Negras\’ é um desfile de artistas, escritores, desportistas, homens de Estado, militantes, cientistas – uma humanidade negra, pensante, interventiva, militante. Expandir a memória popular, a consciência colectiva — eis uma ideia interessantíssima.\” Le Monde

\"\"
Fonte: Edições Tinta da China

Sinopse:
Prémio Seligmann contra o Racismo

O livro icónico de Lilian Thuram, com nova capa, em formato de livro de bolso e com cantos arredondados.

Consegue lembrar-se do nome de um cientista negro?
De um explorador negro?
De um filósofo negro?
De um faraó negro?
Se não lhe ocorrer nenhum, então este livro é para si, independentemente da cor da sua pele.

Sobre o autor:
Lilian Thuram nasceu na ilha de Guadalupe, em 1972. Jogador de futebol com amplo reconhecimento internacional, foi campeão do mundo em 1998, campeão da Europa em 2000 e vice campeão do mundo em 2006, tendo ainda conquistado vários títulos ao serviço de diferentes clubes. Em 2008, criou a Fondation Lilian Thuram – Éducation contre le racisme. Em 2020, publicou \”La pensée blanche\”, livro que será publicado pela Tinta-da-china ainda em 2021.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”As Minhas Estrelas Negras\”, de Lilian Thuram (Edição de bolso, Edições Tinta da China, Wook):
https://www.wook.pt/livro/as-minhas-estrelas-negras-bolso-lilian-thuram/24714623
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”Citações e Pensamentos de José Saramago\”, de Paulo Neves da Silva (ed. Contraponto Editores, 216 páginas)

\"\"
Fonte: Contraponto Editores

Sinopse:
José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e fez-se leitor na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa. Em 1947, publicou o seu primeiro livro, \”Terra do Pecado\”, e, em 1953, terminou o romance \”Claraboia\”, publicado apenas após a sua morte. Foi editor, tradutor, crítico literário e jornalista. E, apesar de ter regressado à escrita em 1966, com \”Os Poemas Possíveis\”, só em 1976 se instalou no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra e fazer nascer o romance \”Levantado do Chão\” e o modo de narrar que passou a caracterizar a sua ficção e que hoje é conhecido em todo o mundo.

Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos como \”Memorial do Convento\”, \”O Ano da Morte de Ricardo Reis\”, \”A Jangada de Pedra\”, \”O Evangelho segundo Jesus Cristo\”, \”Ensaio sobre a Cegueira\”, ou \”A Viagem do Elefante\”. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, em 1998, tornou-se o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura.

Repositório de frases marcantes e aforismos, mas também porta de entrada para a obra do escritor, este livro contém 640 citações de José Saramago, enquadradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves.

Sobre o autor:
Paulo Neves da Silva, além de ser licenciado em Matemáticas Aplicadas e de exercer a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, é apaixonado pelas letras e pela leitura. Por esse motivo, iniciou, em 2000, a pesquisa e recolha sistemática de citações, excertos de textos e poemas, que classifica tematicamente e partilha de forma livre no site do qual foi o mentor, o Citador, em www.citador.pt, atualmente uma referência em Portugal. Expandindo o resultado das suas recolhas, a partir de 2005 iniciou a edição de vários livros, destacando-se pelas sucessivas reedições a coleção \”Citações e Pensamentos\”. O volume dedicado a José Saramago é o seu mais recente livro e o vigésimo que publica.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Citações e Pensamentos de José Saramago\”, de Paulo Neves da Silva (Contraponto Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/citacoes-e-pensamentos-de-jose-saramago-paulo-neves-da-silva/24563897
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”Cristo com Carabina ao Ombro\”, de Ryszard Kapuscinski (ed. Livros do Brasil, 160 páginas)

\"\"
Fonte: Livros do Brasil

Sinopse:
Na primeira edição polaca deste livro, aparecida em 1975, dizia o próprio autor:
\”Pouco depois da morte de Che Guevara, o pintor revolucionário argentino Carlos Alonso pintou um quadro que imediatamente se tornou famoso em toda a América Latina: a figura de um Cristo de carabina ao ombro. O quadro de Alonso converteu-se desde então num símbolo artístico do guerrilheiro, do homem que combate a violência e a arbitrariedade na sua luta por um mundo diferente, justo e bom para todos os seres humanos.\”

É a eles, a todos os jovens rebeldes que lutam pela liberdade nos seus países, que se dedicam as reportagens reunidas neste volume. Kapuscinski apresenta aqui o seu próprio combate contra o silêncio noticioso em torno destas histórias de opressão, num périplo desde o Médio Oriente à América Latina, terminando em Moçambique, cuja guerra pela independência o autor acompanhou até esse histórico ano de 1974.

Sobre o autor:
Ryszard Kapuscinski nasceu a 4 de março de 1932 na cidade polaca de Pinsk, hoje situada na Bielorrússia. Estudou História na Universidade de Varsóvia e em 1955 começou a trabalhar como jornalista, escrevendo reportagens sobre a reconstrução da Polónia. Ainda nos anos cinquenta, foi pela primeira vez enviado como correspondente para a Ásia (Índia, Paquistão, Afeganistão) e para o Médio Oriente. Mais tarde, passou longos anos como correspondente em África e na América Latina. Considerado um dos grandes mestres do jornalismo moderno, Kapuscinski foi eleito em 1999 o melhor jornalista polaco do século XX e distinguido, em 2003, com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Faleceu a 23 de janeiro de 2007.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Cristo com Carabina ao Ombro\”, de Ryszard Kapuscinski (Livros do Brasil, Wook):
https://www.wook.pt/livro/cristo-com-carabina-ao-ombro-ryszard-kapuscinski/24523837
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”O diário de Renia: Uma vida na sombra do Holocausto\”, de Renia Spiegel (ed. Porto Editora, 376 páginas)

“Surpreendente… uma nova contribuição inestimável para a literatura do Holocausto.” Smitshonian Magazine

\"\"
Fonte: Porto Editora

Sinopse:
Renia é uma jovem judia que que vive na Polónia em 1939 e sonha vir a ser poeta. Quando a Rússia e a Alemanha invadem o seu país, o mundo de Renia desvanece-se. Separada da mãe, a sua vida assume novos contornos quando ela foge de Przemysl para escapar dos bombardeamentos noturnos, observa o desaparecimento de outras famílias judias e, finalmente, testemunha a criação do gueto.

Mas, apesar da guerra, Renia encontra beleza nas coisas mais simples e partilha-o na sua poesia, começa a traçar o seu caminho como escritora e apaixona-se pela primeira vez, dando o seu primeiro beijo a Zygmunt, poucas horas antes dos nazis chegarem à sua terra natal. Será Zygmunt a escrever o último e comovente texto no diário de Renia.

Recentemente redescoberto, setenta anos depois, o Diário de Renia é descrito como sendo um clássico da literatura do Holocausto. Escrito com a clareza e habilidade que lembra Anne Frank, é um testemunho extraordinário dos horrores da guerra e da vida que subsiste mesmo nos tempos mais sombrios.

Sobre a autora:
Renia Spiegel nasceu na parte oriental da Polónia em 1924. Em janeiro de 1939 começou a escrever um diário. Quando começou a guerra, ela e a irmã estavam a viver com os avós em Przemysl. A guerra separou-a da mãe e durante os anos seguintes viveria sob a ocupação soviética e depois nazi e assistiria à criação do ghetto. No versão de 1942, Renia foi forçada a esconder-se para tentar escapar à liquidação do ghetto. Uns dias depois, o seu esconderijo foi encontrado e ela foi executada. Renia tinha apenas dezoito anos.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**“O diário de Renia: Uma vida na sombra do Holocausto\”, de Renia Spiegel (Porto Editora, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-diario-de-renia-renia-spiegel/23869631
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 06-05-2021.

06.05.2021: \”Até ao Fim dos Tempos\”, de Brian Greene (ed. Desassossego, 400 páginas)

\"\"
Fonte: Desassossego

Sinopse:
\”Até ao Fim dos Tempos\” é a nova e arrebatadora exploração que Brian Greene faz do cosmos e da nossa busca para o tentar compreender. Somos levados numa viagem pelo tempo, do que pensamos ser o princípio do universo até ao mais próximo que a ciência se consegue aproximar do que será o fim. Exploramos como a vida emergiu do caos inicial e como as nossas mentes, ao ganharem consciência da sua própria temporalidade, procuraram formas de dar sentido à experiência através da história, do mito, da religião, da expressão criativa ou da ciência.

Através de uma série de histórias encadeadas que explicam camadas distintas mas interligadas da realidade, Greene apresenta-nos uma noção mais clara de como chegámos até aqui, uma imagem precisa de onde estamos atualmente e uma compreensão sólida de para onde nos dirigimos. Das partículas aos planetas, da consciência à criatividade, da matéria ao significado, Brian Greene permite-nos compreender e apreciar o nosso fugaz mas absolutamente fascinante momento no cosmos. Esta é uma perspetiva completamente nova do nosso lugar no Universo e do que significa ser humano.

Sobre o autor:
Brian Greene é professor de Física e de Matemática na Universidade de Columbia, onde é igualmente diretor do Center for Theoretical Physics. É mundialmente conhecido pelas suas descobertas inovadoras no campo da teoria das supercordas, incluindo a codescoberta da simetria do espelho e a descoberta da mudança da topologia espacial. É autor bestseller de vários livros e co-fundador do World Science Festival.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Até ao Fim dos Tempos\”, de Brian Greene (Desassossego, Wook):
https://www.wook.pt/livro/ate-ao-fim-dos-tempos-brian-greene/24714621
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 13-05-2021.

13.05.2021: \”A Arte da Viagem\”, de Paul Theroux (ed. Quetzal Editores, 336 páginas)

\”Como um álbum de recortes coberto de etiquetas de bagagem já gastas e polaroides desbotadas, este livro é um guia excêntrico para a vida na estrada, um mapa sinuoso de possibilidades e armadilhas na era da eficiência do GPS.\” The Guardian

\"\"
Fonte: Quetzal Editores

Sinopse:
Cinquenta anos de viagens celebrados por uma recolha de textos que formaram Paul Theroux enquanto leitor e enquanto viajante – um manual literário de viagem, um guia filosófico, uma antologia de grandes autores que viajaram, entre eles Theroux. A Arte da Viagem mostra toda a bagagem — espiritual ou física – que levaram e que trouxeram; os lugares por onde passaram ou nunca passaram; os prazeres e os sofrimentos do viajante, os paradoxos da viagem, a solidão, o anonimato, o encontro com estranhos; a estrada enquanto vida; as cidades, os comboios, as paisagens; a aventura; e a tradição, a política e a pornografia na viagem; o tempo e o amor na viagem; e a viagem enquanto transformação.

Neste extraordinário tributo encontramos, entre muitos, textos de Vladimir Nabokov, Ernest Hemingway, Samuel Johnson, Evelyn Waugh, Mark Twain, Bruce Chatwin, Graham Greene, Anton Tchékhov — e, claro, o melhor de Paul Theroux.

Sobre o autor:
Paul Theroux nasceu no Massachusetts, em 1941, e vive atualmente entre Cape Cod e o Havai. Foi professor em Itália, no Malawi, no Uganda, e também em Singapura e Inglaterra. Escreveu romances, ensaios e alguns dos melhores livros de viagens de sempre, como \”O Velho Expresso da Patagónia\”, \”Comboio-Fantasma para o Oriente\” e \”O Grande Bazar Ferroviário\”, todos publicados pela Quetzal.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”A Arte da Viagem\”, de Paul Theroux (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/a-arte-da-viagem-paul-theroux/24654562
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 13-05-2021.

13.05.2021: \”O Século da Solidão\”, de Noreena Hertz (ed. Temas e Debates, 424 páginas)

\”Muito original, persuasivo e um estímulo à reflexão, eis um livro que, sendo um marco de referência, se lê de um só fôlego. Fadado a tornar-se um clássico, não podia recomendá-lo mais vivamente.\” Nouriel Roubini, Universidade de Nova Iorque

\"\"
Fonte: Temas e Debates

Sinopse:
Noreena Hertz, considerada uma «das principais pensadoras globais» por The Observer, dá-nos um retrato desassombrado mas otimista do mundo solitário que construímos e mostra-nos como a pandemia de Covid-19 acelerou o problema da solidão e o que precisamos de fazer para nos religarmos.

A solidão tornou-se a característica definidora do século XXI. Ela não só prejudica a nossa saúde física e mental, a nossa riqueza e a nossa felicidade, como constitui uma ameaça à democracia. Mesmo antes de uma pandemia global nos familiarizar com expressões como «distanciamento social», o tecido da comunidade estava a desfazer-se e pendia uma ameaça sobre as nossas relações pessoais. Porém, está nas nossas mãos resolvermos esta crise.

Propondo soluções originais que vão da Inteligência Artificial «empática» e de modelos inovadores de residência urbana a novas maneiras de revigorarmos os nossos bairros e conciliarmos as nossas diferenças, esta obra dá-nos uma visão otimista e capacitadora do modo como podemos sarar as nossas comunidades fraturadas e restaurar as ligações nas nossas vidas.

Sobre a autora:
Noreena Hertz, nascida em 1967 em Londres, é uma conceituada economista, professora e comunicadora, considerada pelo The Observer «uma das principais pensadoras a nível mundial» e pela Vogue «uma das mulheres mais inspiradoras do mundo». Os seus bestsellers – The Silent Takeover (2001), IOU: The Debt Threat (2004) e Eyes Wide Open (2013) — foram publicados em mais de 20 países, e os seus artigos de opinião aparecem nas páginas de The New York Times, The Washington Post, The Wall Street Journal, The Guardian, The Financial Times, El Pais, Die Zeit e South China Morning Post. Teve um programa na maior estação de rádio da América, SiriusXM, apresentou documentários nos britânicos Channel 4 e ITV e discursou nas TED Talks, no Fórum Económico Mundial em Davos e no Google Zeitgeist. Mestre pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia, doutorou-se na Universidade de Cambridge. Desde 2014 é professora honorária do Institute for Global Prosperity do University College London.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”O Século da Solidão\”, de Noreena Hertz (Temas e Debates, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-seculo-da-solidao-noreena-hertz/24575697
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 13-05-2021.

18.05.2021: \”Os Desaparecidos\”, de Anita Frank (Ed. Topseller, 416 páginas)

\”Uma autêntica pérola gótica em termos de intriga e ambiente.\” — Historical Writers’ Association

\"\"
Fonte: Topseller

Sinopse:
Finalista do prémio de Melhor Romance de Estreia da Historical Writers’ Association e do prémio Glass Bell da Goldsboro Books.

Greyswick parece ser uma casa normal…
Inglaterra, 1917. A vida de Stella Marcham foi marcada pela violência da guerra, que lhe roubou o noivo e lhe deixou dolorosas memórias do seu trabalho como enfermeira na frente de combate. Quando surge a oportunidade de passar algum tempo com a sua irmã Madeleine, grávida do primeiro filho, Stella não hesita.

… mas esconde segredos negros e inimagináveis.
Pouco depois da sua chegada a Greyswick, uma imponente mansão rural, é testemunha de vários incidentes estranhos. Quando começa a encontrar objetos aparentemente aleatórios fora do lugar e a sentir uma inexplicável presença, Stella teme pela segurança de Madeleine, mas apercebe-se de que mais ninguém na casa acredita que algo de errado se passa.

Algumas casas nunca estão verdadeiramente em paz… 
Decidida a desvendar os obscuros mistérios que a casa alberga há anos e os terríveis segredos que esconde, pede ajuda à sua enigmática criada Annie, sem saber que isso pode vir a pôr em risco a sua própria vida.

Sobre a autora:
Anita Frank nasceu em Shropshire, na zona oeste de Inglaterra, e estudou História Inglesa e Americana na Universidade de East Anglia. \”Os Desaparecidos\”, o seu livro de estreia, foi finalista do prémio para Melhor Romance de Estreia da Historical Writers’ Association e do prémio Glass Bell da Goldsboro Books. Vive na região de Berkshire, em Inglaterra, com o marido e os três filhos.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Os Desaparecidos\”, de Anita Frank (Topseller, Wook):
https://www.wook.pt/livro/os-desaparecidos-anita-frank/24574556
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 18-05-2021.

18.05.2021: \”Bairro sem Saída\”, de Fernando Ribeiro (Ed. Suma de Letras Portugal, 208 páginas)

\"\"
Fonte: Suma de Letras Portugal

Sinopse:
A acção situa-se no Bairro mais clandestino da Europa durante os anos 70 e 80: a Brandoa e é narrada por Rogério Paulo, nascido durante o terramoto de 28 de Fevereiro de 1969.

O narrador cresce marcado pela morte do seu primo Fernando dois dias antes de nascer, acompanhado pelas personagens fantásticas de \”Bairro sem Saída\”: o seu amigo e Mário, diabético que vai desaparecendo; a cigana Zíngara e suas maldições; o monstruoso ser de duas cabeças que lhe ensombra a infância; a Noiva de Branco, que se atira da janela do quarto andar.

Um livro com os batimentos rápidos do heavy metal e a melancolia escura do gótico, sem esquecer uma boa dose de humor, apresentando a eterna guerra entre ricos e pobres.

Este é o primeiro romance de Fernando Ribeiro, que aqui apresenta a sua outra voz, tão forte e ousada como na sua banda, mas, agora, traduzida nas palavras de um livro que grita, emociona, entretém e encanta.

Sobre o autor:
Fernando Ribeiro é o vocalista e letrista da banda portuguesa de Heavy Metal, Moonspell. Tem também diversas experiências na literatura, tendo editado três livros de poesia e traduzido para a Língua Portuguesa \”Eu Sou a Lenda\”, de Richard Matheson. Colaborou ainda na edição e tradução dos dois primeiros volumes da obra integral do autor de ficção de terror, H.P. Lovecraft. Vive em Lisboa e toca por todo o mundo com a sua banda.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”Bairro sem Saída\”, de Fernando Ribeiro (Suma de Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/bairro-sem-saida-fernando-ribeiro/24746348
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 18-05-2021.

20.05.2021: \”O Portador da Chama\”, de Bernard Cornwell (ed. Edições Saída de Emergência, 304 páginas)

\"\"
Fonte: Edições Saída de Emergência

Sinopse:
Uhtred quer reconquistar Bebbanburg. Nada, nem ninguém, o irá travar…
A Britânia está finalmente em paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram tréguas, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Perante a inesperada calma, Uhtred vê então chegada a oportunidade de recuperar as suas terras, roubadas pelo seu tio muitos anos antes – e agora mantidas pelo seu ardiloso primo. No entanto, o destino é implacável. Há um novo inimigo a lutar pelos reinos de Inglaterra, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incerteza para comandar o seu exército em direção a sul e conquistar as terras da Nortúmbria.

Porém, Uhtred está determinado a alcançar o seu sonho, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de o manter afastado do seu direito de nascimento.

Sobre o autor:
Bernard Cornwell nasceu em Londres e cresceu em Essex. Trabalhou para a BBC antes de conhecer a sua esposa americana, tendo-se mudado para os EUA onde iniciou a sua carreira de escritor. O seu primeiro romance, \”Sharpe’s Eagle\”, sobre um soldado nas Guerras Napoleónicas, tornou-se um sucesso e originou uma série com mais de vinte livros e subsequente adaptação televisiva. É também o autor de vários séries históricas como \”The Warlord Chronicles\”, \”Starbuck Chronicles\” e outros thrillers e romances de grande reputação.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”O Portador da Chama\”, de Bernard Cornwell (Edições Saída de Emergência, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-portador-da-chama-bernard-cornwell/24736002
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 20-05-2021.

20.05.2021: \”O Aleph\”, de Jorge Luis Borges (ed. Quetzal Editores, 184 páginas)

\"\"
Fonte: Quetzal Editores

Sinopse:
O nada, o tudo, o princípio e o fim do mundo, segundo Jorge Luis Borges. Algumas das melhores histórias do grande criador argentino.

\”O Aleph\” é um livro icónico de Jorge Luis Borges reunindo dezoito narrativas; entre elas, talvez as mais elogiadas e repetidamente citadas, como \”O imortal\”, \”Os teólogos\”, \”A escrita de Deus\” ou «A espera», histórias que mostram as possibilidades expressivas da \”estética da inteligência\” do autor argentino, fundindo mentalidade matemática, profundidade metafísica e compreensão poética do mundo. Pelas suas páginas passam quebra-cabeças filosóficos, intrigas fantásticas ou policiais, além de personagens que ficam gravadas na memória como elementos do seu modo de manipular a realidade e as coisas da vida real.

Em quase todas as histórias de Borges, elementos, pessoas e cenários prosaicos são vistos em contextos incomuns e com significados extraordinários, ao mesmo tempo que fenómenos misteriosos e metafísicos se revelam em ambientes quotidianos. Um dos mais vibrantes e obsessivos livros de Jorge Luis Borges.

Sobre o autor:
Jorge Luis Borges nasceu em Buenos Aires, em 1899. Cresceu no bairro de Palermo, «num jardim, por detrás de uma grade com lanças, e numa biblioteca de ilimitados livros ingleses». Em 1914 viajou com a família pela Europa, acabando por se instalar em Bruxelas, e posteriormente em Maiorca, Sevilha e Madrid. Regressado a Buenos Aires, em 1921, Borges começou a participar ativamente na vida cultural argentina. Em 1923, publicou o seu primeiro livro – \”Fervor de Buenos Aires\” –, mas o reconhecimento internacional só chegou em 1961, com o Prémio Formentor, seguido por inúmeros outros. A par da poesia, Borges escreveu ficção (é sem dúvida um dos nomes maiores do conto ou da narrativa breve), crítica e ensaio, géneros que praticou com grande originalidade e lucidez. A sua obra é como o labirinto de uma enorme biblioteca, uma construção fantástica e metafísica que cruza todos os saberes e os grandes temas universais: o tempo, «eu e o outro», Deus, o infinito, o sonho, as literaturas perdidas, a eternidade – e os autores que deixam a sua marca. Foi professor de literatura e dirigiu a Biblioteca Nacional de Buenos Aires entre 1955 e 1973. Morreu em Genebra, em junho de 1986.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
**\”O Aleph\”, de Jorge Luis Borges (Quetzal Editores, Wook):
https://www.wook.pt/livro/o-aleph-jorge-luis-borges/24524637
** Obs: Livro em pré-venda. Envio a partir de 20-05-2021.

O que acham desta seleção de títulos?

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top