Jornada Raduan Nassar começa com aula de Andréa del Fuego sobre \”Lavoura arcaica\”

Obra-prima do vencedor do Prémio Camões no ano de 2016, \”Lavoura arcaica\”, de Raduan Nassar, será analisada pela escritora e jornalista Andréa del Fuego, amanhã, pelas 19 horas (23 horas em Lisboa) no canal de YouTube da Companhia das Letras em formato de aula gratuita.

\"\"
Fonte: Companhia das Letras Portugal

O livro, considerado pelo crítico Alfredo Bosi (1936-2021) “uma revelação, dessas que marcam a história da nossa prosa narrativa”, foi lançado em dezembro de 1975 e traz, como uma das suas principais marcas, o minucioso trabalho de linguagem presente na sua narrativa.

Na aula, Andréa explora a “esgrima” entre a forma em que pai e filho se expressam na obra de Nassar, onde “experimentamos a alta voltagem da língua, uma tática ficcional de apreender o mundo através da angústia lírica do protagonista”, segundo informações da Companhia.

O trabalho enxuto do escritor nascido em Pindorama, no estado de São Paulo, é um dos mais festejados do Brasil. Além de \”Lavoura arcaica\”, o autor publicou a novela \”Um copo de cólera\” (1978) e os contos de \”Menina a caminho\”, produzidos no início dos anos 1960 e editados em 1997.

Esses dois outros livros também serão analisados em aulas gratuitas. No dia 20 de julho, Estevão Azevedo falará sobre \”Um copo de cólera\” e, para encerrar a Jornada Raduan Nassar, Marcelino Freire discute as narrativas breves do autor em 27 de julho. Ambos os encontros virtuais acontecem no canal do YouTube da Companhia das Letras, sempre às 19 horas.

Foto: Raduan Nassar por Antonio Milena

Caso queira adquirir estes, ou quaisquer outros livros, apoie o Sonhando Entre Linhas, usando o link de afiliado da Wook:
https://www.wook.pt/?a_aid=595f789373c37

Sobre o autor:
Nasceu em 1935 em Pindorama, onde passou a infância. Já adolescente, Raduan Nassar foi com a família para a cidade de São Paulo, tendo estudado direito e filosofia na Universidade de São Paulo. Exerceu diversas atividades e estreou-se na literatura em 1975, com \”Lavoura Arcaica\”. Depois, seguiram-se \”Um copo de cólera\” e \”Menina a caminho\”. Os seus livros estão traduzidos em Espanha, França e Alemanha e é considerado um dos maiores estilistas da língua portuguesa. Em 2016, foi agraciado com o Prémio Camões.

Sugestão de Leitura:

Leitores residentes em Portugal:
“Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar (Companhia das Letras Portugal, Wook):
https://www.wook.pt/livro/lavoura-arcaica-raduan-nassar/18617831

Leitores residentes no Brasil:
“Lavoura arcaica”, de Raduan Nassar (Companhia das Letras, Livraria da Travessa):
https://www.travessa.com.br/lavoura-arcaica-3-ed-1989/artigo/9ef9f5cd-abea-4e56-ac46-1aadd43b389f

Também estamos no Instagram:
https://www.instagram.com/sonhandoentrelinhas/

Boas leituras!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top